O erro 404 é muito comum na internet e provavelmente você já o viu, porém, você sabe como esse erro acontece?
É importante solucionar o erro 404 o mais rápido possível, pois este pode afetar a classificação de SEO do seu site.
Neste post, detalharemos como o erro 404 ocorre e o que você pode fazer para consertá-lo, venha conferir as nossas dicas!
O que é Erro 404?
A mensagem de erro 404 é um dos erros mais comuns. Geralmente ocorre quando você tenta visitar uma determinada página da Web e o servidor que você está contatando não consegue encontrá-la.
Em termos técnicos, a mensagem de erro 404 é um código de status HTTP. Isso significa que seu navegador se conectou ao servidor, mas a página da Web que você deseja acessar não pode ser acessada.
Isso pode ocorrer quando você solicita uma página que nunca existiu em um site ou uma que foi movida e, portanto, recebeu um endereço diferente.
Outros nomes para esse erro incluem 404 Arquivo não encontrado e 404 URL não encontrado. Ambos significam exatamente a mesma coisa.
Como surge um erro 404′?
Geralmente o erro 404 ocorre quando o conteúdo do site é removido ou movido para outro URL. Há também outros motivos pelos quais uma mensagem de erro pode aparecer. Esses incluem:
- O URL ou seu conteúdo (como arquivos ou imagens) foi excluído ou movido (sem ajustar nenhum link interno de acordo)
- O URL foi escrito incorretamente (durante o processo de criação ou reformulação), vinculado incorretamente ou digitado incorretamente no navegador
- O servidor responsável pelo site não está funcionando ou a conexão está quebrada
- O nome de domínio solicitado não pode ser convertido em um IP pelo sistema de nomes de domínio (DNS)
- O nome de domínio inserido não existe mais
Os links inativos geralmente são deixados por longos períodos de tempo, pois os operadores não têm ideia de que o conteúdo vinculado foi excluído ou movido.
Muitos sites ainda aparecem nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs), mesmo que não estejam mais disponíveis online (ou pelo menos não no URL especificado).
Outros sites vinculados, como blogs, portais de notícias, etc. geralmente não são informados de que o site foi removido ou agora pode ser encontrado em um novo URL.
Muitos operadores de sites não verificam seus links externos regularmente e, portanto, um link em funcionamento pode facilmente se tornar morto.
Saiba mais: Pesquisa Avançada do Google: Veja Dicas e Truques para Fazer
Como corrigir o erro 404
Um erro 404 raramente é motivo para comemorar. No final das contas, os visitantes do site não encontraram o conteúdo que procuravam.
No entanto, a aparência de uma página 404 não significa necessariamente que a informação desejada não esteja disponível.
Em muitos casos, a solução para o erro original é facilmente encontrada e o visitante pode ser rapidamente direcionado para a página da web que estava procurando originalmente.
Então, como exatamente você pode alcançar uma correção de erro 404? Nosso conselho seria experimentar essas soluções potenciais (na ordem em que estão listadas):
- Recarregue a página
Pode ser que o erro 404 tenha aparecido pelo simples motivo de que a página não foi carregada corretamente.
Isso pode ser verificado facilmente pressionando o botão F5 do seu teclado para atualizar a página.
- Verifique o URL
Independentemente de você ter inserido o endereço do URL manualmente ou ter sido direcionado por um link, pode ser que tenha sido cometido um erro.
Por esse motivo, você deve verificar o caminho especificado do site. Pode ser que você ou a pessoa que entrou no link tenha digitado algo errado.
Além de erros de ortografia, também pode ser que as barras tenham sido deixadas de fora ou mal colocadas.
Mas tenha em mente que isso só pode realmente ser verificado com URLs ‘limpos’, pois eles contêm palavras ilegíveis em vez de abreviações, letras, números e símbolos incompreensíveis.
Volte pelos níveis de diretório: por exemplo, se uma URL da seguinte estrutura exemplo.com/Directory1/Directory2/Directory3 causar uma página de erro 404, você sempre poderá voltar ao nível de diretório anterior (neste exemplo: exemplo. com/Directory/Directory 2) para verificar se a página desejada está vinculada lá.
Tudo que você precisa fazer é limpar o último diretório na URL. O link para a página que você está procurando deve estar visível na página anterior.
Se não for encontrado nessa página, você também pode voltar para a página anterior e procurar o link correto lá.
Mas se esse método também for bem-sucedido e você acabar voltando para a página inicial, passe para a próxima dica.
- Use a função de pesquisa do site
Muitos sites oferecem uma função de pesquisa como parte de sua página inicial.
Ao inserir uma ou várias palavras-chave, ele pode ajudá-lo a encontrar a página específica que está procurando.
- Use um mecanismo de pesquisa
Você também tem a possibilidade de usar o site de sua escolha para encontrar um site. Desde que o site desejado exista, você poderá encontrá-lo inserindo o domínio do site e/ou uma transcrição da palavra-chave do assunto.
- Exclua o cache e os cookies do navegador
Se você puder acessar o site de outro dispositivo e o erro HTTP 404 parecer aparecer apenas em um determinado computador, o problema pode estar no seu navegador.
Portanto, você deve excluir o cache do navegador, bem como todos os cookies deste site, e isso pode finalmente permitir que você acesse a página.
- Entre em contato com o site
Se nenhuma das dicas acima tiver sido bem sucedida, a única opção que resta pode ser entrar em contato com o(s) responsável(is) pelo site.
As informações de contato geralmente podem ser encontradas no cabeçalho do site ou em uma página específica de “Fale Conosco”.
Os operadores do site devem ser capazes de fornecer informações sobre se a página que você está procurando realmente existe.
Pode ser que a página em questão tenha sido movida para um novo URL e, nesse cenário, você estará fazendo um grande favor ao operador do site.
Eles podem, então, realizar uma correção de erro 404 introduzindo um redirecionamento de domínio, que direcionará automaticamente os usuários da página da Web antiga para a atual.
Erros 404 podem prejudicar a classificação e a reputação de um site
Os mecanismos de pesquisa, como o Google, terão uma impressão negativa de um site se ele tiver muitos erros 404.
Depois que os rastreadores estabelecem que muitas solicitações estão sendo atendidas com códigos 404, presume-se que o site não esteja muito bem mantido.
Links mortos afetam a classificação de um site e o Google pode diminuir seu posicionamento de SEO ou até mesmo parar de indexá-lo se houver muitas páginas de erro 404 ocorrendo.
Isso pode resultar em uma diminuição considerável no número de visitantes do site.
O visitante perde a confiança no site se estiver cheio de links quebrados ou se a página de destino (a página que é acessada a partir dos resultados do mecanismo de pesquisa) estiver morta.
Se o site estiver enfrentando esse problema regularmente, muitos usuários não se darão ao trabalho de continuar pesquisando, pois nem têm certeza se o conteúdo desejado ainda está disponível.
Identificando erros 404 em seu próprio site
É importante que os operadores de sites evitem páginas HTTP 404. Isso se aplica a páginas de erro 404 internas em seu próprio site, bem como a páginas de erro 404 externas em outros sites.
Existem inúmeras ferramentas gratuitas disponíveis para ajudá-lo a encontrar esses links quebrados com mais facilidade. Três dos melhores e mais conhecidos são:
Se você já possui uma conta Google e registrou seu site nela, você deve usar a opção Google Search Console.
Quaisquer erros 404 encontrados pelo rastreador do Google são exibidos na ferramenta da web e também podem ser marcados como corrigidos aqui.
Funções adicionais permitem que você encontre erros em arquivos robots.txt e use estatísticas de rastreamento para descobrir com que frequência seu site foi rastreado pelos rastreadores do Google.
Uma das ferramentas mais simples e rápidas para encontrar páginas 404 com links internos e externos é o Dead Link Checker.
Com este aplicativo da web, basta inserir a URL do site que deseja inspecionar e iniciar a verificação.
Aqui você tem a opção de verificar uma única página da web ou um site inteiro. O aplicativo lista todas as páginas de erro rastreadas com códigos de status e URL.
Esta ferramenta online do World Wide Web Consortium (W3C) é particularmente detalhada quando se trata de testar páginas de sites individuais, de modo que o processo de verificação de links leva mais tempo do que em outros sites.
O W3C Link Checker funciona exatamente como o Dead Link Checker: você insere a URL e deixa a ferramenta fazer o resto. Também é possível adicionar mais detalhes
Como consertar o erro 404 do meu site?
Se você estiver enfrentando erros 404 em um conteúdo específico, o problema provavelmente é que você:
- Alterou a URL para esse conteúdo.
- Moveu esse conteúdo manualmente, por exemplo, excluindo a postagem existente e colando-a em uma nova postagem.
Os usuários tentam acessar o conteúdo no local antigo e veem uma página 404 em vez da página que esperavam.
A melhor maneira de corrigir isso é redirecionar automaticamente qualquer pessoa que tente acessar o local antigo para o novo local.
Dessa forma, eles chegarão ao lugar certo sem nenhum erro 404, o que também é bom para SEO.
Se você mover ou renomear uma postagem sem adicionar um redirecionamento, perderá toda a autoridade de domínio anexada aos backlinks apontados para essa postagem.
Uma boa maneira de redirecionar os visitantes para um novo endereço é usando o redirect 301, já falamos sobre esse redirecionamento aqui no blog, confira nosso post!
Conclusão
Infelizmente, erros 404 acontecerão seja em seu site ou em outros enquanto você navega online.
No entanto, erros 404 nunca são bons para os visitantes, sua marca e o Google também não gosta de vê-los.
Por isso, tente se manter atualizado em relação aos links do seu site para mantê-los sempre ativos e funcionando bem.
Para entender mais sobre o seu site, que tal conferir nosso post sobre o Google Search Console.
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!