O LinkedIn é uma rede social para profissionais se conectarem, compartilharem e aprenderem.
É como o Facebook, só que com foco no corporativo. Apesar de ser uma das plataformas sociais mais populares hoje em dia, muitas pessoas ainda não têm ideia de como usar o LinkedIn ou como eles podem se beneficiar dele.
Aqui está tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo o LinkedIn.
O que é LinkedIn?
Seja você um executivo de marketing de uma grande empresa, um empresário que administra uma pequena loja ou até mesmo um estudante universitário procurando seu primeiro emprego, o LinkedIn é para qualquer pessoa interessada em seguir sua vida profissional mais a sério, buscando novas oportunidades para crescer na carreira e se conectar com outros profissionais.
Você pode pensar no LinkedIn como o equivalente de ir a um evento tradicional de networking, onde você conhece outros profissionais pessoalmente, fala um pouco sobre o que faz e troca cartões de visita. É como um grande evento de networking virtual.
No LinkedIn, você se conecta com as pessoas adicionando-as como “conexões”, de forma semelhante a uma solicitação de amizade no Facebook.
Você conversa por mensagem privada (ou informações de contato disponíveis) e tem toda a sua experiência profissional e conquistas dispostas em um perfil bem organizado para mostrar aos outros usuários.
O LinkedIn é semelhante ao Facebook em termos de layout e ampla oferta de recursos. Esses recursos são mais especializados porque atendem a profissionais, mas em geral, se você souber usar o Facebook ou qualquer outra rede social semelhante, o LinkedIn é bem parecido.
Saiba mais: Veja os Melhores Cursos de Marketing Digital Online de 2022
Principais recursos do LinkedIn
Aqui estão alguns dos recursos básicos que esta rede de negócios oferece e como eles foram projetados para serem usados por profissionais.
Página inicial: depois de fazer login no LinkedIn, o feed inicial é seu feed de notícias, mostrando postagens recentes de suas conexões com outros profissionais e páginas da empresa que você está seguindo.
Perfil: Seu perfil mostra seu nome, sua foto, sua localização, sua ocupação, etc. Abaixo disso, você pode personalizar várias seções diferentes, como um breve resumo, experiência de trabalho, educação e outras seções, da mesma forma que você pode criar um currículo ou CV tradicional.
Minha rede: Aqui você encontrará uma lista de todos os profissionais com os quais você está conectado no LinkedIn. Se você passar o mouse sobre essa opção no menu superior, também poderá ver várias outras opções que permitirão adicionar contatos, encontrar pessoas que você talvez conheça e encontrar ex-alunos.
Empregos: Todos os tipos de anúncios de empregos são publicados no LinkedIn todos os dias pelos empregadores, e o LinkedIn recomendará empregos específicos para você com base em suas informações atuais, incluindo sua localização e preferências opcionais de trabalho que você pode preencher para obter anúncios de empregos mais adaptados.
Interesses: Além de suas conexões com profissionais, você também pode seguir alguns interesses no LinkedIn. Isso inclui páginas da empresa, grupos de acordo com a localização ou interesse, a plataforma SlideShare do LinkedIn para publicação de apresentações de slides e a plataforma Lynda do LinkedIn para fins educacionais.
Barra de pesquisa: o LinkedIn possui um poderoso recurso de pesquisa que permite filtrar seus resultados de acordo com vários campos personalizáveis. Clique em “Avançado” ao lado da barra de pesquisa para encontrar profissionais, empresas, empregos específicos e muito mais.
Mensagens: Quando você deseja iniciar uma conversa com outro profissional, pode fazê-lo enviando uma mensagem privada através do LinkedIn. Você também pode adicionar anexos, incluir fotos e muito mais.
Notificações: Assim como outras redes sociais, o LinkedIn tem um recurso de notificação que permite que você saiba quando você foi endossado por alguém, convidado a participar de algo ou bem-vindo para conferir uma postagem que possa lhe interessar.
Convites pendentes: quando outros profissionais o convidarem para se conectar com eles no LinkedIn, você receberá um convite que deverá aprovar.
Saiba mais: Veja as redes sociais mais usadas para empresas
Como usar o LinkedIn para promover o seu conteúdo
- Crie conteúdo de alta qualidade
Você está criando conteúdo sem pensar muito sobre ele? Essa abordagem nunca vai funcionar.
Conteúdo de baixa qualidade é uma perda de tempo. Em vez disso, faça sua pesquisa para descobrir o que interessa ao seu público. Se você não tiver habilidades de escrita, considere contratar um serviço de gerenciamento de redes sociais.
Ao contrário do Facebook ou Twitter, compartilhar piadas bobas ou memes sem sentido não é apropriado para o LinkedIn.
É imperativo lembrar que o LinkedIn é uma plataforma de rede profissional. É possível criar conteúdo divertido e envolvente sem confundir as linhas de humor pessoal e conteúdo profissional.
- Conheça seu público-alvo
Sem identificar seu público-alvo, você acabará criando conteúdo irrelevante. Toda a sua estratégia de conteúdo vai dar errado se você não souber do que seu público gosta.
Por isso, fazer sua pesquisa para conhecer e segmentar seu público-alvo é um passo essencial para a promoção de conteúdo no LinkedIn. Veja mais sobre buyer persona.
- Otimize seu conteúdo
A otimização do mecanismo de pesquisa não apenas torna seu conteúdo detectável no LinkedIn, mas também aumenta as chances de sua empresa aparecer em pesquisas relevantes na web.
Antes de tudo, você precisa realizar uma pesquisa de palavras-chave e incluir palavras-chave relevantes para otimizar sua página do LinkedIn e outros conteúdos.
Além disso, certifique-se de que todas as seções, incluindo banner e imagem de perfil, estejam completas em sua página do LinkedIn.
- Mantenha-se consistente
Não importa quão atencioso e relevante seja seu conteúdo, você não causará impacto com uma programação de postagem esporádica.
Como a maioria das plataformas de rede social, o LinkedIn tem um influxo de conteúdo diariamente.
Postar de forma consistente é necessário para manter sua marca viva na mente do seu público-alvo.
Recomenda-se postar de duas a cinco vezes por semana. Sugerimos planejar um calendário de conteúdo mensal que garanta que você esteja postando regularmente.
- Diversifique o conteúdo
Criar postagens em blog de formato longo é um formato testado e comprovado para compartilhar conteúdo valioso com seu público-alvo.
No entanto, muitos profissionais ocupados podem não ter tempo para passar por uma longa postagem no meio do dia de trabalho.
Além disso, algumas pessoas simplesmente não estão interessadas em ler posts longos.
É por isso que toda marca deve considerar diversificar seu conteúdo do LinkedIn além das postagens do blog.
Vídeos pequenos e informativos chamam a atenção e podem ser compartilhados. Você também pode tentar entrar ao vivo no LinkedIn para interagir diretamente com suas conexões.
Conclusão
Assim como outras redes sociais, o LinkedIn exige esforço e planejamento para aumentar o alcance de seu perfil e conquistar novas conexões.
No entanto, a plataforma é uma ótima opção para empresas B2B, que podem gerar mais leads através do marketing de conteúdo voltado a outras empresas.
Para as demais organizações e indivíduos, o LinkedIn ainda é uma boa maneira de divulgar a sua marca e fazer conexões com outros usuários.
Para saber mais sobre como o LinkedIn funciona e como você pode se beneficiar dele, visite nosso post sobre gerenciamento de LinkedIn.
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!