Quer saber como trabalhar com marketing jurídico e não sabe por onde começar? A gente te ajuda com dicas e informações sobre o ramo.
O mercado de trabalho de marketing cresce a cada dia mais, então cada vez mais surgem novas vagas na área.
A área de marketing jurídico também é uma das áreas do marketing que tem crescido bastante e precisa de profissionais especialistas para trabalhar com esse tipo de demanda em específico.
Afinal, por conta das regras de publicidade da OAB, esse tipo de marketing demanda mais conhecimento ainda.
Acompanhe durante o texto tudo o que você pode fazer para entrar nesse ramo.
O que fazer?
Atualmente, com tanta tecnologia disponível, fica até mais fácil de qualquer pessoa descobrir as ferramentas do marketing e como utilizá-las, mesmo não sendo um profissional da área.
É uma facilidade que a tecnologia trouxe para a sociedade? Sim.
Mas se você é um amador que deseja implementar ações de marketing no seu negócio, conhecer ferramentas pode não ser o suficiente.
Para trabalhar com marketing, principalmente o jurídico, é preciso um estudo sobre a área, os serviços e os consumidores daquele serviço para entender como tudo isso se comporta no mercado e conseguir traçar a melhor estratégia para obter sucesso.
Por isso, se você deseja ser um profissional da área com foco voltado para promoção da advocacia, a graduação de tecnólogo ou bacharelado em marketing vai te ajudar. No entanto, ela vai te dar uma visão ampla do marketing.
Para se especializar, os cursos em EAD, como o de gestão de marketing jurídico por exemplo, são uma ótima opção para compreender profundamente como funciona esse mercado.
É preciso entender que, para trabalhar com marketing jurídico é necessário ter conhecimento sobre as normas de propaganda e publicidade da OAB, que direciona até onde a divulgação para advogados pode ir.
Regras básicas sobre publicidade da OAB
O Provimento 205/2021, em vigor desde 2021 dispõe sobre novas regras se publicidade no ramo jurídico. A mudança veio para modernizar a forma como a categoria poderá divulgar seu trabalho por meio das novas tecnologias e mídias sociais.
O que diz o código de ética da OAB sobre marketing jurídico:
– É permitido o impulsionamento de conteúdo jurídico nas plataformas digitais, como redes sociais.
– O escritório pode ter uma identidade visual, utilizando logomarca e imagens dos profissionais advogados para realizar a divulgação dos serviços.
– Qualidade, dimensões e estrutura do escritório não podem ser divulgadas de nenhuma forma em vídeos institucionais, somente imagens do local podem participar deste tipo de divulgação.
– É proibido mencionar cargos e patrocínios para chamar clientes.
– Divulgação de serviços com valores de honorários ou formas de pagamento também não é permitido
Essas são algumas informações básicas sobre o que pode ou não ser feito no marketing jurídico, segundo o código de ética da OAB.
É muito importante que o profissional saiba dessas especificações para não infringir nenhuma lei na hora de começar a fazer esse trabalho para um escritório ou advogado.
Profissional ou amador?
Se você deseja ser um profissional da área de marketing, se especializar na área é a escolha certa. Mas se você é um amador e deseja apenas se aventurar no marketing jurídico, aqui vão algumas dicas do que você precisa saber para começar a fazer os seus métodos funcionarem.
Estratégias
Conheça as principais técnicas do marketing digital. Querendo ou não, ele é o que mais obtém sucesso no ramo jurídico atualmente, já que advogados não podem fazer divulgação de seus serviços em rádio, televisão e outdoor.
- Marketing de conteúdo
- Redes sociais
- E-mail marketing
- Anúncios pagos
- SEO
- Web Analytics.
- Mídias sociais no geral (YouTube, LinkedIn, blog e site)
- Definir persona
- Branding
Entender a proposta de cada tipo de estratégia vai ajudar a trabalhar o marketing jurídico da marca.
Com elas será possível posicionar o negócio no mercado e identificar o seu público-alvo. Assim fica mais fácil de traçar as melhores estratégias para alcançá-los, conquistando novos clientes e fidelizando os antigos.
Ferramentas
Depois de conhecer as estratégias e entender como elas funcionam, é hora de colocá-las em prática utilizando as ferramentas certas do marketing digital para conseguir alcançar o objetivo.
Mas antes de começar faça um planejamento. Definir os objetivos vai ajudar a otimizar o tempo na escolha das ferramentas certas.
Veja 10 ferramentas do marketing digital que vão te ajudar:
- Google Analytics
Plataforma que coleta dados nos seus apps e sites para criar relatórios sobre sua empresa.
- Google trends
Ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente.
- Google Search Console
Permite que os webmasters verifiquem o status de indexação e otimizem a visibilidade de seus sites.
- Canva
Plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais.
- RD Station
Software que auxilia uma equipe de marketing a se comunicar com seus clientes de maneira inteligente, por e-mails ou mensagens de WhatsApp.
- Slack
App de mensagens para empresas que conecta as pessoas às informações de que elas precisam. Ajuda a unificar o trabalho.
- Trello
Ferramenta visual que possibilita à equipe de marketing o gerenciamento de qualquer tipo de projeto, fluxo de trabalho ou monitoramento de tarefas em um só lugar.
- Hootsuite
Possibilita a publicação e promoção de conteúdo nas mídias sociais, assim como aumento do reconhecimento da marca, a interagir com seu público e gerar leads. Nele é possível gerenciar todas as contas, de diferentes redes sociais, em um só lugar.
- ActiveCampaign
Plataforma de automação de marketing e CRM, que tem uma interface de usuário simples e intuitiva. Nela é possível que os usuários possam aplicar configurações para envio de e-mails em massa e rastrear as interações de um contato.
- SEMRush
Ferramenta para pesquisa de palavras-chave, tornando mais fácil a identificação dos assuntos mais comentados em cada momento.
Identificação de conteúdo
Serviços jurídicos não são como um produto que a pessoa vê, gosta e compra. Eles são adquiridos em caso de necessidade.
Por isso, é preciso deixar a sua empresa em destaque, mostrando a disponibilidade para prestar aquele tipo de serviço caso a pessoa precise em algum momento, e também para o cliente em potencial que está buscando por esse tipo de serviço mas ainda não se identificou com nenhum profissional a ponto de contratá-lo.
Por esse motivo é importante definir a persona dos seus clientes, assim você irá descobrir qual tipo de conteúdo as pessoas gostam de consumir, e como irão gerar interesse para que eles adquiram o serviço jurídico que é oferecido.
Pesquisando um pouco, essa identificação fica mais fácil.
Se você é um amador que está tentando fazer a gestão do marketing jurídico do seu próprio negócio, existem algumas ferramentas geradoras de persona que podem ajudar nesses casos:
- O Gerador de Personas
- Google Forms
- Make my Persona
- Super Persona
Use essas ferramentas para identificar as pessoas que consomem o tipo de conteúdo que você vai oferecer nas redes para aumentar a probabilidade de alcançá-las.
A partir disso, identifique os tipos de conteúdos, plataformas e formatos que podem ser explorados nos meios digitais.
Exemplos de produção de conteúdo que podem ser feitos na internet para o marketing jurídico:
- Blogs e sites – artigos e notícias
- Redes sociais
- (instagram) – mini-vídeos e carrossel
- Redes sociais (facebook) – fotos, textos e vídeos
- Youtube – vídeos explicativos e institucionais
- LinkedIn – enquetes e artigos
Como trabalhar com marketing jurídico?
Como já dito anteriormente, se o desejo é trabalhar com marketing jurídico, ou marketing no geral, o conhecimento mais aprofundado da área é a melhor opção.
Existem diversos cursos de marketing digital gratuitos, promovidos por grandes instituições como FGV e Bradesco, que inclusive oferecem certificados. Dessa forma, eles podem te ajudar a começar e ingressar na área, conhecer melhor como tudo funciona e ver se isso é o que você realmente deseja.
Lembrando que o profissional de marketing estuda tendências de mercado com finalidade de venda, e por isso existem muitas técnicas e estudos por trás de todo processo.
Já em casos de curiosidade, ou aqueles que querem fazer seu próprio marketing jurídico, seguir as dicas que a Agência Duna passou acima pode ajudar muito.
Não deixe de acessar os links do texto para compreender ainda mais a área de marketing jurídico.
Índice do conteúdo!