Como fazer para conseguir clientes na advocacia?

Muitas vezes o advogado em início de carreira, ou até escritórios já consolidados, encontram dificuldades para atingir novos clientes, e o mais importante, conseguir conquistá-los a ponto de adquirirem seus serviços.

Em todo negócio, a publicidade pode ser a chave para conquistar novos clientes.

Na advocacia, apesar das restrições éticas de propaganda impostas pela OAB, ela também é utilizada como meio de alcançar novos clientes.

Mas, como fazer para conseguir novos clientes na advocacia?

No texto, a Agência de Marketing Duna explica o como é feito o processo para conquistar novos clientes.

Como fazer para conseguir clientes na advocacia?

Como conseguir clientes na advocacia?

Alcançar novos públicos muitas vezes pode ser o problema, e ao mesmo tempo a chave para mudar o seu negócio.

Não basta você ter um bom escritório ou prestar um bom serviço se as pessoas não sabem disso. Na advocacia, normalmente a propaganda começa com aquele marketing tradicional, boca a boca, espalhando pela família, amigos e conhecidos em geral.

Mas essa tática muitas vezes não é suficiente para continuar conquistando novos clientes, e sim somente para manter os antigos.

Um Levantamento da Electronics Hub mostra que brasileiros passam, em média, 9 horas em frente às telas. Ou seja, a internet pode ser um dos melhores caminhos para que se consiga alcançar o público.

Propaganda digital, publicidade eletrônica, marketing jurídico digital… Esses podem ser ótimos caminhos para conseguir atingir possíveis clientes.

Estratégias de alcance

É preciso identificar a persona do seu público em potencial e assim começar a desenvolver as melhores estratégias para alcançá-lo.

Algumas estratégias do marketing jurídico digital que podem ser utilizadas para captação de públicos é:

  • Mídias sociais
  • Tráfego pago
  • Storytelling
  • Métricas de rede
  • Seo
  • E-mail marketing
  • Planejamento de conteúdo

Por meios digitais, é mais fácil identificar seu público e alcançá-los com estratégias de marketing jurídico, tornando a probabilidade de conquistar novos clientes maior.

Investimento

Investir em uma agência de marketing digital, como a Agência Duna, pode ser uma opção segura e mais fácil de conseguir alcançar novos clientes. Nós, por exemplo, fazemos a gestão de mídias sociais cuidando de todos esses aspectos citados no texto.

O valor investido pode te dar bons retornos financeiros.

O marketing jurídico digital feito por uma agência é muito mais seguro, já que é feito por especialistas da área e segue estratégias de marketing desenvolvidas de acordo com as restrições de publicidade da OAB.

Ter uma equipe capacitada em planejamento, estratégia, redação, design, mídia paga, SEO e tecnologia vai alavancar o alcance de público, e consequentemente de clientes.

Marketing de conteúdo

Um grande aliado nessa caminhada: o conteúdo digital.

Criar conteúdos relevantes é uma estratégia de atração de clientes.

O tipo de conteúdo oferecido por um advogado, eu escritório, deve ser voltado para a área de especialidade que ele deseja promover:

– Direito do consumidor

– Direito trabalhista

– Direito contratual

– Direito civil

– Direito ambiental

– Direito penal

– Direito tributário

– Direito empresarial

– Direitos humanos

– Direito digital

– Direito eleitoral

– Direito imobiliário

– Direito desportivo

– Direito rural

– Direito da propriedade intelectual

Ou, no caso de ser um escritório “full service” (que atende a todas as especialidades), promover conteúdos para todas as áreas.

O marketing de conteúdo entra nessa parte.

Um método de chamar a atenção do público pela distribuição de conteúdo informativo e relevante, esse tipo de estratégia de marketing é bastante utilizada no ramo da advocacia.

Credibilidade e autoridade: é o que ele consegue passar.

E junto de outras estratégias de marketing jurídico fica mais fácil alcançar o público com os conteúdos, deixando-os em evidência no topo das pesquisas do google e das redes sociais.

Vale lembrar que o engajamento é uma coisa muito importante nas redes sociais: quanto maior o engajamento, mais as suas publicações são recomendadas para outras pessoas, dando a chance de conseguir mais clientes.

Veja alguns exemplos de marketing de conteúdo para mídias sociais:

Instagram – Feed estático

Esse tipo de postagem é uma forma simples e rápida, mas eficiente, de passar uma informação de maneira direta.

No marketing de conteúdo tudo conta: o conteúdo vinculado (texto), a arte, o formato de publicação e o tipo de informação que vai ser passada.

Uma arte feita especificamente para o tipo de conteúdo vinculado dá muita credibilidade, pois passa a sensação de conteúdo pensado e bem feito.

Instagram – Carrossel

Sabe aquela publicação que tem mais de uma foto ou arte, o famoso “arraste para o lado para entender”? Esse é um tipo de publicação carrossel.

A informação vem em mais camadas, mas é mais didática e menos textual. Muitas vezes esse tipo de publicação consegue gerar mais interesse e prender o público a tela por mais tempo.

As artes também precisam ter harmonia com o conteúdo.

Instagram – Stories

Como somem após 24h, muitas vezes o público tem mais impulsividade para visualizar mais rapidamente, acabar se interessando pelo conteúdo e acessando o perfil para atrás de mais informações.

Chamadas no stories para publicações de feed estático é uma maneira de gerar mais acesso.

Site – Informações de contato

As informações de contato também precisam ser fácil de serem acessadas, para caso o cliente deseje entrar em contato com você.

Muitas vezes as pessoas desistem do serviço pela dificuldade que encontram na hora entrar em contato com o advogado. Se a informação de contato não estiver disponível para ser acessada rapidamente, o cliente pode perder o interesse.

Conseguindo clientes na advocacia

Utilizando as estratégias de marketing digital, e um bom networking, é possível não só chegar até o público, mas fazer com que eles venham até você e se tornem seus clientes.

Mas para isso é importante prestar atenção no que os seus clientes atuais dizem, e no que pode ou não agradar os seus possíveis clientes.

Existem ferramentas gratuitas (como o Google Trends) por onde é possível identificar os assuntos que estão sendo mais falados no momento. Seguindo essa lógica de acesso, é possível focar as mídias sociais e o tráfego pago das redes em cima deste tipo de assunto, tornando o seu escritório ainda mais suscetível à conquista de novos clientes.

Vale lembrar que: a qualidade do serviço também conta. Não adianta fazer publicidade e oferecer algo desproporcional.

O relacionamento também é algo a ser trabalhado na hora de conseguir novos clientes.

Entregar:

  • Atenção, seja respondendo nas redes ou nos contatos profissionais;
  • Profissionalismo, sendo em competência ou domínio da área;
  • Agilidade, não deixando o cliente desamparado;

Existe todo um trabalho de marketing para o profissional chegar até o profissional de advocacia, e cabe a ele dar continuidade a todo o trabalho que foi previamente feito para conquistar o cliente em definitivo.

Acesse os links e entenda melhor como funciona o mundo do marketing digital feito pela Agência Duna