Você já ouviu falar do termo cold calling ou cold call? Esse tipo de chamada tem como objetivo atrair prospects e fazer vendas por meio de ligações.
E não, o cold calling não é como o telemarketing, mas veremos mais sobre isso no post, as cold calls são uma das maneiras mais comuns das grandes empresas alcançarem clientes.
Essa estratégia aliada à campanhas de email e redes sociais pode ser responsável por um aumento significativo de suas vendas.
Neste post, veremos o que é cold call e como você pode fazer para melhorar ainda mais essa estratégia. Acompanha!
O que é Cold Calling?
Cold call é a prática comercial de entrar em contato com um cliente ou cliente em potencial que não manifestou interesse anterior em falar com um representante de atendimento ao cliente ou fazer uma compra.
As informações de contato para cold call geralmente são coletadas por profissionais de marketing e vendas por meios não tradicionais, como pesquisar e reunir informações de registros públicos.
Listas de contatos para cold calling também podem ser compradas de corretores de listas.
A eficácia do cold call é frequentemente questionada, pois a prática consome tempo e as respostas negativas geralmente superam as bem-sucedidas.
No entanto, os benefícios do cold calling incluem:
- resposta de feedback imediata;
- conexão pessoal;
- menor probabilidade de ser ignorado e
- acessibilidade.
Para empresas mais novas, é uma maneira relativamente barata de informar clientes em potencial e gerar contatos.
Ademais, o cold calling pode ser ainda mais bem sucedido se aliado a outros métodos de marketing, como a gestão de tráfego pago digital.
Saiba mais: Gestor de Tráfego Pago: Como Funciona? Planos e Preços
Cold calling funciona?
O cold calling não se trata necessariamente de pegar o telefone e discar um número aleatório para entregar um discurso de vendas ineficaz. Não, isso seria uma forma de spam, e ninguém gosta disso.
Por outro lado, o cold call é uma das maneiras mais eficazes de melhorar suas vendas – se você fizer certo.
Você pode usar um sistema de CRM para te ajudar a se manter organizado, ou usar as redes sociais para capturar leads e criar uma lista de clientes em potencial para cold calling.
Fazer tudo isso leva você ao território da warm call, uma versão evoluída do cold calling tradicional.
Vamos dar uma olhada na diferença entre os dois.
Diferença entre cold calling e telemarketing
Pode ser que você leia o conceito de cold call e pense que ele se assemelha ao telemarketing, mas na verdade os dois são diferentes entre si.
O cold calling nem sempre é feito com o objetivo de fazer uma venda, ele serve também para prospecção de clientes e qualificação de contatos.
Enquanto o telemarketing tem o foco maior em realizar um grande número de chamadas sem muito embasamento sobre os clientes em potencial.
Ou seja, o cold calling é muito mais refinado que o telemarketing e possui objetivos e métodos diferentes.
Com um sistema de CRM, você também obtém insights sobre as interações deles no site da sua empresa e com os emails que você envia – quantas vezes eles abriram seus emails, os cliques nos recursos que você compartilhou etc.
Fazer tudo isso leva você ao território da warm calling, uma versão evoluída do cold calling tradicional.
Vamos dar uma olhada na diferença entre os dois.
Cold call x warm call
Em essência, uma warm call é ligar para um cliente em potencial após definir um contexto, conectando-se a ele por e-mail, rede social, indicação de cliente etc.
Em outras palavras, você começa a construir um relacionamento com ele antes de atender o telefone.
Por exemplo, digamos que seu cliente o encaminhe para um cliente em potencial. Este é um lead mais propenso, pois você tem uma conexão mútua com o cliente em potencial.
Se introduzir de outra maneira que não seja uma cold calling é bastante benéfico, afinal, hoje em dia existem diversas táticas de marketing digital que te ajudam a alcançar novos clientes.
Maneiras de melhorar a sua estratégia de cold calling
Antigamente, fazer cold calling diretamente para os clientes em potencial fazia sentido porque era a única maneira de alcançá-los.
Mas agora, as pessoas podem ser alcançadas por meio de várias plataformas. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
- Social selling
Social selling ou venda social remete ao das redes sociais para encontrar clientes em potencial.
Com a rede social dominando o mundo e 73% das marcas afirmando ter uma experiência positiva com o marketing nas redes sociais.
Fica mais do que claro o porquê de usá-las a seu favor e envolver-se com suas personas em plataformas como LinkedIn, Facebook, Instagram, etc.
Esse tipo de prospecção permite uma melhor geração de leads e aquece seu lead frio.
Visite o nosso site e veja como o gerenciamento de redes sociais oferece muitas vantagens para as empresas.
Saiba mais: Redes sociais mais usadas, Para que serve e Tabela de Preços
- Email marketing
Criar o email perfeito leva muito tempo. Mas, também é a incursão perfeita para uma cold call.
Um email com uma linha de assunto atraente, conteúdo personalizado para cada pessoa, acertando seus desafios e repleto de valor tem uma grande chance de ser aberto ou até mesmo respondido.
Usando um sistema de gerenciamento de e-mail, você recebe notificações instantâneas quando seus clientes em potencial abrem seu e-mail ou clicam em recursos que você compartilhou.
Com essas informações em mãos, você pode ligar para eles na hora certa. Caso você não tenha obtido a resposta que esperava, você pode criar um funil de vendas para uma estratégia de acompanhamento.
Conclusão
Embora o método tradicional de cold call esteja desaparecendo, o cold call em si evoluiu com as táticas modernas de vendas.
Lembre-se, trata-se de tornar essas ligações “menos frias”, desenvolvendo familiaridade com o cliente em potencial e definindo o contexto.
E, mais importante, entender e ter empatia com as necessidades de seus clientes em potencial.
Se você acertar essas coisas, não demorará muito para que muitos de seus clientes em potencial se tornem seus clientes recorrentes.
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!