Você está visualizando atualmente 5 dicas para como usar a enquete no Instagram Stories

5 dicas para como usar a enquete no Instagram Stories

Como já falamos aqui, o Instagram Stories possui inúmeras funções que deixam seu conteúdo mais criativo. Além disso, é uma ótima opção para o engajamento. 

Entre essas funções, a enquete é uma delas. E isso não fica restrito somente para os perfis pessoais, as marcas podem investir nessa ferramenta para engajar o público.

Além de possuírem outras vantagens, como maiores chances de serem vistas pelo público, de interações e de mostrar a versão mais humana da marca.

como usar a enquete no Instagram Stories

Para utilizar as enquetes, existem duas maneiras possíveis. Uma delas é o tradicional adesivo com a pergunta e duas respostas disponíveis. Dessa forma, os usuários poderão votar na opção que mais se identifica e o você poderá ver a porcentagem dos votos.

A segunda maneira é uma enquete com o emoji deslizável, e serve para medir a intensidade. Então é só colocar a pergunta e os seguidores irão deslizar até a resposta que melhor se identifica. E você também poderá ver o porcentual dos votos.

Inseri-las nos stories é fácil. É só clicar no adesivo no canto superior direito da tela ou arrastar para cima, ambas opções abrirão um painel com diversos recursos de edição.

Para ver os resultados das enquetes, é na mesma área que visualiza quem já viu os stories.

Para saber como usar e por quê deve usar, observe as dicas que separamos.

  • Interação marca e seguidor

Usar a enquete do Instagram Stories irá aumentar a comunicação e proximidade entre o cliente e a marca. É uma ótima maneira de saber o nível de interesse, ou curiosidade, deles sobre um produto. 

As enquetes são o caminho para melhorar a relação com os seguidores e ainda conseguir um maior engajamento. E isso é vital para o perfil da empresa. 

Essa ferramenta é a oportunidade do seguidor interagir, e isso é fundamental. Assim, eles podem opinar sobre o conteúdo, facilitando o planejamento das estratégias de marketing e aumentando a aceitação da marca no público online.

  • A persona e seus gostos

A persona é o foco das estratégias de marketing para obterem sucesso. 

Para que o conteúdo seja um sucesso, é essencial conhecer as preferências da sua persona.

As enquetes ajudarão a marca com isso, tendo em vista que é uma ótima opinião para saber opiniões do público. 

  • Pedindo opiniões

As enquetes são a ferramenta perfeita para visualizar o feedback do público sobre os produtos, serviços e atendimentos.

É quase uma linha direta com o cliente. Dessa forma, a marca ficará sabendo como está na visão do público.

Faça enquetes quando for lançar um produto novo ou quando quiser melhorar alguma coisa, por exemplo.

Ficou muito fácil ouvir o que a clientela está pensando, sem necessariamente ser aquela caixa nos balcões da loja com o título “queremos ouvir você”.

  • FOMO (Fear of Missing Out)

O Fear of Missing Out (FOMO) é o medo de estar perdendo alguma coisa interessante nas redes sociais, ou na vida real mesmo. 

O termo se tornou muito popular na era digital e um exemplo disso, é a checagem constante das mensagens do WhatsApp ou as notificações do Facebook, mesmo sabendo o que tem lá.

É a necessidade de ficar conectado e por dentro dos últimos acontecimentos. E fácil de ser explorada nos stories.

Instigue o público ao perguntar se eles já possuem determinado lançamento, que é o mais vendido da marca, por exemplo. O cliente sentirá uma urgência em adquiri-lo.

  • Conhecer mais a marca

Os stories em si já são uma ótima ferramenta para os clientes conhecerem mais da marca. Com essas funções criativas, é possível expandir ainda mais esse conhecimento.

Faça quizzes, pergunte sobre o logo ou o segmento da marca, por exemplo. Esse recurso funciona superbem para esse tipo de atividade.

Isso fortalecerá a identidade da marca e o relacionamento com os seguidores.

Agora que já passamos dicas importantes para o uso das enquetes no Instagram Stories, só falta a marca colocar em prática e analisar o sucesso da ação. Lembre-se que os stories somem depois de 24 horas e são arquivados. Para saber mais sobre os itens arquivados, veja o nosso post.