O Instagram stories se tornou a ferramenta mais popular da rede. Atualmente, cerca de 500 milhões de usuários utilizam esse recurso todos os dias. 

Com um fluxo tão grande, as marcas devem apostar em produzir conteúdos para esse meio. Somente em 2020, a taxa média de contas que assistem todos os stories chegou a 87%. Quase toda a rede está ligada nessa ferramenta.

Além disso, 70% dos brasileiros, que usam a rede, afirmaram que os stories são uma ótima ferramenta para conhecer produtos e serviços. Tá claro que as marcas precisam explorar esses números. 

Instagram Stories saiba o que é e como utilizar na sua marca

Por isso, fique atento as dicas abaixo e aprenda como produzir conteúdo criativo e interativo para os seguidores. 

  • O que é ?

Os Instagram Stories são publicações com 24 horas de duração em formato vertical.

Desde 2016 na plataforma, esse recurso permite que o usuário grave vídeos e tire fotos instantâneas e presentes na galeria do celular. Além disso, a conta pode compartilhar um post no story. 

Os posts formam uma sequência, uma forma diferente do feed no ato de postar, criando uma  história, de fato. O conteúdo fica disponível para o seguidor da sua conta por 24 horas, depois some e somente quem postou pode ver.

O usuário pode personalizar os posts com adesivos, músicas, gifs, efeitos nas letras, enquetes e perguntas para tornar o post mais interessante para quem vê.

Os stories não ficam no feed, e sim, numa barra acima dele, no qual recebe muita visibilidade. É possível receber o famoso engajamento nessa ferramenta também. A plataforma permite responder, reagir e compartilhar com amigos a postagem.

Além disso, é possível acompanhar o fluxo de visitas no story. Quantos avanços, alcances e outras ações estão disponíveis para análise no perfil profissional.

  • Funcionalidades

Como mencionamos acima, o Instagram Stories tem algumas funções que deixam o post mais interessante para o usuário. Novas atualizações surgem a todo momento para melhorar a ferramenta.

É importante lembrar que nem todas as funções alcançarão o mesmo público, por isso, é importante testar e analisar o desempenho delas.

Entre as funcionalidades mais populares, estão: 

  • Boomerang: Um vídeo rápido que repete as ações em um looping. São movimentos rápidos e quando chegam ao fim, repetem ao contrário. Parece um gif e é indispensável atualmente.
  • Layout: Serve para criar imagens. Um quadro pode oferecer diversas opções com fotos espelhadas, giradas ou em ângulos diferentes. Oportunidade de criar algo criativo e divertido.
  • Mãos livres: Com essa função, você não precisa ficar pressionando o botão na tela. Com a opção “mãos livres” selecionada, você aperta o “gravar” uma vez para iniciar e depois para interromper a gravação.
  • Superzoom: Uma ferramenta que oferece um superzoom no meio do vídeo. Dependendo do conteúdo e do zoom escolhido, o story acaba sendo cômico. O story oferece opções com sons e efeitos para livre uso.
  • Filtros: Essa é uma função aparte. São inúmeros filtros disponibilizados pelo Instagram e por influenciadores digitais, entre eles as máscaras faciais, realidade aumentada e efeitos de design, que servem para deixar o conteúdo mais divertido. O filtro aproxima os clientes da sua marca.
  • Menções: A etiqueta de menções serve para marcar outro perfil no seus stories. A pessoa marcada pode até compartilhar no próprio story a sua publicação.
  • Compartilhamento de stories: Como mencionamos acima, possibilita que outro perfil compartilhe seu story. Possibilita a interação do cliente com a marca.
  • Stickers: São adesivos disponibilizados pela plataforma que mostram emoções e mensagens criativas para completar o post. Além disso, existem os emojis lançados em épocas específicas, como os de Festa Junina.
  • Emojis: São extremamente populares na internet, e nos stories não seria diferente. A plataforma tem a opção do “emoji deslizável”, um termômetro que o marcador é o emoji e o usuário marca a resposta dependendo da pergunta.
  • Hashtag: Assim como em todo o Instagram, a hashtag movimenta os stories. Elas aumentam o alcance do seu story porque pode aparecer no explorar. 
  • Local, hora e clima: São adesivos com informações do local, hora da postagem e a temperatura do local. 
  • Enquetes: Ferramenta indispensável para gerar engajamento. Você pode fazer uma pergunta e descobrir a opinião dos seus seguidores com as opções que a sua enquete deu. 
  • Perguntas: Com essa opção, os usuários podem enviar perguntas para o perfil responder. Uma ferramenta para aproximar a marca do cliente tirando dúvidas ou fazendo sugestões.
  • Selfie com a foto: Uma ferramenta que permite colocar uma pequena selfie, instantânea, junto da postagem original.
  • Desenho livre: Ferramenta que permite o criador de conteúdo virar desenhista com esse recurso. A plataforma oferece lápis, caneta e borracha para fazer a arte.
  • Música: Essa ferramenta disponibiliza um catálogo musical para acompanhar o story. São apenas 15 segundos para fazer algo criativo e divertido.

 

  • Close friends: Nem todos os conteúdos são para todos os seguidores. Essa função permite que você publique para um grupo seleto de pessoas.

 

  • Dimensões para o Instagram

Os stories oferecem três opções de publicações: texto, foto e vídeo. 

Para postar uma foto, as dimensões recomendadas são 1080 x 1920 px, com proporção de 9:16 em JPG ou PNG.

Já para o vídeo, o tempo máximo é 15 segundos e as dimensões e proporção são as mesmas das fotos. Mas a resolução mínima é de 720p e o tamanho máximo do arquivo é de 2.3 GB, em MOV, GIF ou MP4.

  • Storytelling

Os stories são para contar histórias, por isso tantas funcionalidades. Mas é preciso ter um jeito certo de usar para cativar o público.

Para sua marca, é interessante falar sobre um case que foi um sucesso do seus produtos ou serviços. Assim, você poderá mostrar aos clientes o caminho trilhado pela marca. 

Além disso, processo de criação do produto, curiosidade da marca e histórias de clientes também podem ter as histórias contadas nos stories da marca. 

Não se esqueça de usar os elementos de uma história como a jornada do herói, conflitos, desafios, conquistas e redenção

  • Destaque dos Stories

Como já mencionamos, os stories duram somente 24 horas. Por isso, o Instagram criou a ferramenta Destaques. Também conhecido como highlights, os stories ficam disponíveis sempre no perfil.

É indispensável para as marcas, porque possibilita que elas deixem informações importantes permanentemente no perfil. Entre elas, perguntas frequentes, horários de atendimento, catálogo com produtos, bastidores da marca e dicas.

Além disso, repost de stories dos clientes pode estreitar o relacionamento entre marca e cliente.

O destaque aparecerá no seu perfil de acordo com o agrupamento que você fizer. Cada um pode ter uma capa que transmita a identidade da marca e facilite que o cliente ache o que procura. 

  • Stories no Explorar

Se um conteúdo da sua marca estiver visível no Explorar, alcançará muitas pessoas que ainda não lhe seguem. Mas como fazer isso acontecer ?

Deixe seu perfil público e utilize hashtags, adesivos e localizações. Além disso, as chances serão maiores se o story for original, e não repostado, e se for um vídeo.

  • Links no Story

Infelizmente, nem todos podem postar links nos stories. A plataforma quer que o usuário fique na rede pelo maior tempo possível, por isso, o único lugar com espaço para link é a bio. 

Mas quem atingiu os 10 mil seguidores ou é verificado, pode usufruir do link nos stories e lançar o famoso “arrasta pra cima”. Se seu perfil faz parte desse grupo, para adicionar o URL é fácil.

Na hora de gravar o conteúdo, terá uma corrente na parte superior da tela, no qual você clicará e colará o link copiado. Isso pode ser feito em um story ou numa sequência. 

Esse link pode ser relacionado a sua página, ao conteúdo que você deseja compartilhar com os seguidores ou um produto e serviço. Fica ao seu critério. 

Seu story precisa gerar curiosidade para que o seguidor acesse o link. Então, há necessidade de ser criativo e instigante. Mas não deixe que expectativas sejam criadas e no final o conteúdo do link não esteja à altura. 

  • Métricas do Story

Assim como o feed do perfil profissional, os stories também tem suas métricas para analisar. Elas são essenciais para saber em quais estratégias insistir. Além do Instagram Analytics, a principais são:

  • Alcance: número de pessoas que visualizaram os stories
  • Impressões: número de vezes que o conteúdo foi visualizado
  • Respostas: número de respostas que o perfil recebeu por cada story
  • Saídas: número de perfis que desistiram de assistir o conteúdo dos stories em algum momento. A taxa de rejeição. 
  • Interações: número de visitas no perfil e cliques nos botões e links disponíveis na bio. 

Esses números ajudarão a entender a estratégia que dá certo nos stories e qual não. Assim, a marca poderá tomar decisões de conteúdo com números precisos sobre o assunto. 

  • Ferramenta de Edição

A criação dos stories pode ser feita diretamente na plataforma, tendo em vista que o Instagram oferece inúmeras ferramentas para isso. Mas se preferir, alguns aplicativos fazem esse serviço. Os dois mais populares do momento, são:

  • Canva: um aplicativo para quem curte edições simples. Possui formatos próprios para o story com possibilidade de temas infinitos. Além disso, fontes e adesivos para deixar a postagem mais atrativa.

 

  • Unfold: aplicativo com diversos templates para que você inclua a imagem. Permite que o usuário coloque vídeos e fotos no mesmo post, diferente das ferramentas disponíveis no Instagram.

Com as dicas acima, ficará bem fácil de fazer seus stories bombarem e atraírem novos seguidores para sua marca. Não tenha medo de usar essa ferramenta da plataforma.

Deixe um comentário com sua dúvida ou experiência com essa ferramenta!

Somos Agência de Marketing digital :
Serviços de Marketing Digital :
Gestão de Redes Sociais com planos e preços para redes sociais;
Gestão de Instagram
Gestão de Canal Youtube;
Gestão de canal no YouTube

criação de site otimizados para o google ;