O que é Brainstorming e como fazer isso na prática hoje

Você é um estudante que não consegue acertar um conceito ou um executivo de marketing que não consegue elaborar um plano inovador?

Bem, é hora de fazer um brainstorming e resolver os problemas que você está enfrentando de forma criativa.

Não importa se você é um estudante ou um profissional, um indivíduo ou trabalha em grupo, o brainstorming é um conceito universal que pode ajudar a todos.

Para ensinar o que é brainstorming e qual é o principal objetivo do brainstorming, criamos este guia detalhado que pode ajudar todos os indivíduos de uma maneira ou de outra.

Venha conferir!

O que é Brainstorming e como fazer isso na prática hoje

O que é brainstorming?

Brainstorming é uma técnica de criatividade em grupo que é frequentemente usada para encontrar uma solução para um problema específico.

Isso é feito reunindo e registrando novas ideias dos membros da equipe de maneira fluida.

As sessões de brainstorming geralmente são compostas por um punhado de membros da equipe principal e geralmente são lideradas por um diretor ou facilitador.

O brainstorming se originou de um executivo de publicidade chamado Alex F. Osborne e remonta a cerca de 1939.

Frustrado com a incapacidade de seus funcionários de gerar novas ideias criativas, Osborne começou a desenvolver novos métodos para solução de problemas focados em uma abordagem de trabalho em equipe.

Ele começou a organizar sessões de pensamento em grupo e descobriu que essa abordagem levava a um aumento significativo na qualidade e na quantidade de novas ideias.

Osborne cunhou essas sessões de “brainstorm” de reuniões de grupo e escreveu sobre a técnica em publicações posteriores.

Durante essas sessões de brainstorming, as ideias são coletadas e registradas usando qualquer ferramenta disponível para a equipe.

As empresas modernas começaram a adotar ferramentas de brainstorming digital para acelerar o processo e tornar as fases de revisão mais rápidas e produtivas.

A quantidade de ideias geralmente é enfatizada sobre a qualidade, com o objetivo de gerar o maior número possível de novas sugestões.

Uma vez que todas as ideias tenham sido coletadas, a equipe então avalia cada uma delas e se concentra naquelas com maior probabilidade de resolver o problema.

Saiba mais: Briefing de Marketing: 12 etapas para o briefing perfeito

Os quatro princípios do brainstorming

Embora o brainstorming tenha evoluído ao longo dos anos, os quatro princípios subjacentes de Osborne são um ótimo conjunto de diretrizes ao executar suas próprias sessões. Esses princípios incluem:

  • Quantidade sobre qualidade. A ideia é que a quantidade acabará gerando qualidade à medida que as ideias são refinadas, mescladas e desenvolvidas.
  • Suspenda as críticas. Os membros da equipe devem ser livres para apresentar todas e quaisquer ideias que vierem à cabeça. Guarde o feedback até depois da fase de coleta de ideias para que o “bloqueio” não ocorra.
  • Bem-vindo as ideias malucas. Incentivar os membros de sua equipe a pensar fora da caixa abre as portas para técnicas novas e inovadoras que podem ser seu ingresso para o sucesso.
  • Combine, refine e melhore ideias. Construa ideias e estabeleça conexões entre diferentes sugestões para promover o processo de resolução de problemas.

Técnicas e processos de brainstorming ajudam sua equipe a inovar e trabalhar de forma colaborativa.

Não existe uma única maneira certa de realizar uma sessão de brainstorming. Na verdade, realizar sessões de brainstorming individuais ou reversas podem ser atividades úteis para gerar novas ideias.

Seu objetivo deve ser sempre usar o processo que funciona melhor para você e sua equipe.

Saiba mais: Calendário Editorial: Como planejar campanhas de marketing

Por que o brainstorming é importante?

Se você já realizou uma sessão de brainstorming, provavelmente sabe que ela pode ser muito eficaz para gerar novas ideias e encontrar soluções para um problema.

Isso se deve em grande parte às muitas vantagens do brainstorming que ajudam as equipes a trabalhar de forma mais colaborativa em direção a um objetivo comum.

Algumas das vantagens do brainstorming para empresas e produtividade individual incluem:

  • Permite que as pessoas pensem com mais liberdade, sem medo de julgamento.
  • Incentiva a colaboração aberta e contínua para resolver problemas e gerar ideias inovadoras.
  • Ajuda as equipes a gerar um grande número de ideias rapidamente, que podem ser refinadas e mescladas para criar a solução ideal.
  • Permite que as equipes cheguem a conclusões por consenso, levando a um caminho mais completo e mais bem informado.
  • Ajuda os membros da equipe a se sentirem mais à vontade para trocar ideias, mesmo fora de uma sessão estruturada.
  • Introduz diferentes perspectivas e abre as portas para inovações fora da caixa.
  • Ajuda os membros da equipe a tirar ideias de suas cabeças e colocá-las no mundo, onde elas podem ser expandidas, refinadas e colocadas em ação.
  • É ótimo para a formação de equipes. Nenhuma pessoa tem propriedade sobre os resultados, permitindo um esforço absoluto em equipe.

Em resumo, as principais vantagens do brainstorming são sua capacidade de liberar a criatividade por meio da colaboração.

É a técnica perfeita para se unir em equipe e pode ajudar a gerar novas ideias interessantes que podem levar seus negócios a um novo nível.

Agora que estabelecemos o que é brainstorming e por que é importante, vamos dar uma olhada em alguns exemplos de cenários em que seria útil.

Exemplos de quando o brainstorming seria útil

Como você provavelmente pode adivinhar, o brainstorming é uma técnica que pode ser usada em uma ampla variedade de situações diferentes.

Pode ser em sua vida pessoal e profissional para ajudá-lo a encontrar novas ideias e soluções para diferentes problemas em que está trabalhando.

Devido a essa versatilidade, o brainstorming é uma técnica amplamente utilizada entre empresas e equipes de todos os tamanhos.

Para você pensar sobre onde você pode usar o brainstorming, aqui estão alguns exemplos de cenários em que essa técnica pode ser útil.

Cenário 1

Suas equipes de marketing de conteúdo e produto precisam gerar novas ideias de mensagens para um próximo lançamento de produto.

Você tem um conjunto de novos recursos que sabe que serão interessantes para seus usuários, mas está lutando para encontrar as palavras certas para transmitir sua importância e benefícios.

Convocar uma sessão de brainstorming para gerar novas ideias de mensagens seria uma maneira perfeita de iniciar esse processo de escrita.

Como equipe, você pode reunir o máximo de ideias e slogans que puder e, em seguida, refiná-los juntos para obter uma imagem clara da direção a seguir.

Cenário 2

Você foi encarregado por sua equipe executiva de elaborar uma estratégia de crescimento para o próximo ano, que se concentre em expandir sua presença em seus mercados de maior sucesso.

Você sabe que há espaço para crescimento, mas não tem certeza em quais áreas focar.

Reunir as principais partes interessadas em seu departamento e em toda a organização para uma sessão de brainstorming ajudará você a reunir rapidamente uma lista de oportunidades de crescimento.

Cada membro da equipe terá suas próprias ideias de crescimento dentro de sua função, que podem ser adicionadas a uma lista mais longa de possibilidades estratégicas.

Cenário 3

Sua equipe de desenvolvimento de produto tem enfrentado repetidamente um problema com uma nova versão do seu software.

Devido à complexidade do projeto, é difícil dizer qual pode ser a causa raiz do problema.

Convocar sua equipe de produto para uma sessão de brainstorming ajudará você a reunir opiniões sobre qual pode ser o problema.

À medida que mais teorias surgem, é provável que um consenso comece a se formar sobre onde está a questão central. A partir daí, você pode pensar em maneiras de corrigir o problema.

Estes são apenas três exemplos de brainstorming. Essa técnica é incrivelmente versátil e pode ser aplicada a praticamente qualquer problema ou objetivo que sua empresa precise abordar.

As vantagens do brainstorming são muitas e recomendamos que você comece a incorporá-lo mais em todas as suas operações de negócios.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!