O Youtube é o maior acervo de vídeos no mundo, e isso não é novidade. Mas saber como fazer seu vídeo se destacar no meio de tantos é.

O critério da plataforma para destacar seu vídeo não é o conteúdo, mas sim, algo externo a ele. Como as tags, que muitas vezes são subestimadas pelos criadores mas são importantes para o algoritmo saber o que seu vídeo é sobre e direcioná-lo para o local certo.

Elas garantem uma maior distribuição do vídeo, e ajudam as pessoas a encontrarem seus vídeos no buscar usando uma palavra-chave.

Youtube saiba como escolher as melhores tags para seus vídeos

Para saber como as tags irão ajudar pessoas do seu nicho a acharem seu vídeo e canal, saiba mais sobre elas abaixo.

  • O que são ?

As tags são palavras-chaves que servem para dizer ao algoritmo do Youtube sobre o que é o seu vídeo, como se relaciona com outros assuntos e separar o conhecimento em categorias. 

Assim, o Youtube associa seu vídeo a outros. Apesar disso, elas não são as únicas responsáveis por essa categorização do seu vídeo. Os algoritmos precisam de outros recursos externos para realizar essa tarefa.

As tags são uma parte importante na promoção do canal, mas não ficam visíveis para que outros usuários vejam quais são. Essa visualização está disponível somente para o dono do perfil. 

Mas se elas não estiverem presentes, a chance do seu conteúdo aparecer na sequência de vídeos recomendados é mínima. As tags ajudam que ele apareça na faixa de reprodução automática.

Sem elas, seu canal terá uma audiência menor do que você provavelmente busca, porque a distribuição não será tão efetiva.

  • Escolhendo as melhores tags

Agora que você já sabe o por quê de usar as tags, é preciso saber como escolhê-las. Por isso, separamos alguns critérios para seguir na hora de postar o vídeo. Veja:

  • Palavra-chave principal na primeira tag: As palavras-chave também são essenciais para que seus vídeos sejam encontrados. Em vista disso, estreite a relação entre elas e as tags, faça uma tag com a palavra-chave. Desse jeito, os usuários acharão seu vídeo com mais facilidade na busca.

 

  • Tags específicas e abrangentes: O uso de tags específicas fazem com que seus vídeos sejam encontrados com mais facilidade por quem tem interesse, especificamente, no assunto abordado. Já as abrangentes, servem para pegar as visualizações de quem foi ver um assunto e achou o seu vídeo.

 

  • Letras maiúsculas e acentos: Você não precisa se preocupar com a grafia 100% correta das tags porque elas não ficam visíveis, então ninguém vai ler. Quando você escreve com letras maiúsculas e acentos, não faz diferença para o algoritmo do Youtube.

 

  • Exagero sem estratégia: O intuito das tags não é colocar todas que derem na ideia. Isso não terá efeito no algoritmo, estará somente o confundindo. Foque somente no que tem a ver com o vídeo.
  • Tags na descrição: Não é necessário colocar as tags na descrição. São duas áreas diferentes. A descrição do vídeo é para inserir as palavras-chave que irão ajudar na busca. 
  • Nome de outros canais: Não use o nome de outros canais, não é ético e nem bem visto pelo algoritmo do Youtube. A plataforma sabe quando você está usando esses canais para promover o seu.

Leia também: Youtube: veja o tamanho ideal e dicas para da capa do canal

  • Geradores de Tags

Na internet, existe um jeitinho para, praticamente, tudo. Inclusive para gerar as tags. Diante disso, separamos alguns para você conhecer. 

  • Keyword Tool: Bem fácil de usar, só é preciso escolher a opção Youtube na página principal e digitar o tema do vídeo. Na busca, o site mostrará as principais tags sobre o assunto.
  • Autocompletar do Youtube: Esse consiste em digitar a palavra-chave no campo de busca do Youtube e analisar as opções que completam automaticamente o seu tema. Isso serve como uma busca nas intenções de pesquisa dos usuários.
  • Youtube Analytics: São as estáticas disponíveis no Youtube Studio, ferramenta para os produtores de conteúdo. Nessa aba, é possível saber como está a performance das suas tags. Para analisar, vá até a aba “alcance”, e depois, “origem do trafégo”.
  • vidIQ Keyword Tool: É a única certificada pelo Youtube e tem versões gratuita e paga. O site faz análises de todo o seu canal, incluindo a performance das tags. Se torna essencial para os canais estabelecidos.

Agora que explicamos tudo sobre as tags, utilize-as para melhorar as estratégias e performance do seu canal.  Elas são essenciais para o sucesso no Youtube.

Deixe um comentário com suas dúvidas!

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com planos e preços para redes sociais;

Gestão de Instagram

Gestão de Canal Youtube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;