Saiba como usar o Tik Tok para o Marketing

O Tik Tok está dominando as redes sociais. O aplicativo chinês é uma febre no mundo todo e cresceu demasiadamente durante a pandemia.

O app já foi baixado mais de um bilhão de vezes, um verdadeiro sucesso que em 2019 já havia superado os downloads de outras redes sociais como Instagram e Facebook, de acordo com a CBS News

Saiba como usar o Tik Tok para o Marketing

Mas, precisamos lembrar que o Tik Tok é fruto da geração Z, então, para atualizarmos os que não conhecem, explicaremos tudo sobre essa rede social.

  • O que é e como funciona ?

A versão popular do Tik Tok é composta pela junção desse aplicativo com o Musical.ly, outro software chinês em popular entre os adolescentes em 2014 que permita gravar vídeos dublando uma música em 15 segundos.

Acontece que a empresa chinesa ByteDance, uma marca que produzia apps, comprou o Musica.ly e juntou com a versão original do Tik Tok, que até então só permitia compartilhar pequenos vídeos.

Essa junção fez com que o aplicativo disparasse entre os jovens e não demorou muito para ocupar um posto entre os aplicativos mais baixados nos Estados Unidos.

Atualmente, o Tik Tok permite que o usuário grave vídeos e compartilhe no seu feed, todos com curta duração e bem práticos. Entre as produções mais populares do aplicativo, estão os desafios, as dublagens, transições, duetos e os reacts.

A plataforma também disponibiliza filtros, efeitos e sons para aprimorar o conteúdo, e assim como qualquer outra rede social, é possível que os usuários se sigam e interajam entre si.

  • Como fazer um vídeo no Tik Tok ?

Depois de baixar o aplicativo, disponível tanto no sistema iOS quanto no Android, você não precisa criar uma conta para olhar o conteúdo. É só procurar o que deseja assistir ou olhar as principais tendências.

Mas para criar o próprio conteúdo e interagir com os amigos, é preciso criar um login. Depois disso, é só clicar no botão de “+” na parte inferior central da tela, para gravar seu vídeo.

Saiba como usar o Tik Tok para o Marketing

Depois, você pode escolher qual velocidade deseja gravar. São cinco opções, entre elas 0,3x e 0,5x para vídeos mais lentos, e 2x ou 3x para os mais rápidos.

Saiba como usar o Tik Tok para o Marketing

Um dos formatos mais famosos dessa rede social são as transições. É como contar uma história de forma dinâmica com vídeos em sequência. Veja o exemplo:

@isisvalverde

#robertamunis

♬ som original – Beatriz Gardiano

Parece difícil, mas é bem simples de formar o vídeo. No início é só gravar o vídeo normalmente, e ao terminar, clique no “✔” no canto inferior esquerdo da tela.

Mas ainda não é a hora de postar, continue gravando para construir a sua narrativa. A barra azul na parte superior da tela mostra o tamanho do seu vídeo. Quando terminar de gravar, clique novamente no “✔” e em “avançar” para postar.

Coloque a legenda e as hashtags para que seu conteúdo tenha o maior alcance.

Saiba mais: Saiba como fazer live no Tik Tok

  • Conteúdo de sucesso

Como uma das maiores redes sociais do momento, o Tik Tok recebe inúmeros conteúdos todos os dias. É preciso ficar atento em quais tendências são um sucesso na plataforma.

Entre os vídeos mais populares, estão:

  • Reacts: São pessoas reagindo a outros vídeos da plataforma;
  • Duetos: A tela é dividida no meio, no qual, de um lado é o vídeo original e do outro, o usuário fazendo sua versão;
  • Desafios: Usuários reproduzindo ações específicas ou fazendo a melhor versão. É preciso compartilhar o desafio com a hashtag designada.

 

Então, se o seu público alvo pertencer à geração Z, o tik tok é uma ótima escolha de marketing. 

Apesar do app não trabalhar com anúncios no Brasil, é possível se infiltrar entre os usuários e lançar uma tendência. 

Por isso, fizemos uma lista com algumas estratégias que podem ajudar a se comunicar com a plataforma.

 

  • Desafios com hashtag da marca: Para o conteúdo ter maior visibilidade, a estratégia de criar desafios com uma hashtag é essencial. Lance a campanha no tik tok e ofereça recompensa aos usuários que participarem, assim, mais pessoas irão querer fazer o desafio.
  • Marketing de Influência: O nicho de influenciadores digitais também marca presença no Tik Tok. Procure perfis que mais combine com a sua marca e com o seu público, e proponha parcerias para fortalecer a divulgação.
  • Crie Stickers: Assim como no Instagram, os stickers também são um sucesso. Crie um para aumentar a presença online, e que seja facilmente usada pelos outros integrantes da plataforma.

 

Agora que você já sabe tudo sobre o Tik Tok, aproveite a plataforma e crie estratégias de conteúdo para o aplicativo.

 

Deixe um comentário com suas dúvidas e experiências!

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com planos e preços para redes sociais;

Gestão de Instagram

Gestão de Canal Youtube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.