Aprenda como fazer live no Instagram

Durante o último ano, em decorrência da pandemia do Coronavírus e a restrição de aglomeração, as Lives se tornaram o maior sucesso.  

No Instagram não foi diferente, as transmissões ao vivo bombaram, tendo em vista que a plataforma facilita que a live seja feita e que o host até adicione um convidado. É tão fácil, que qualquer usuário pode simplesmente fazer uma live agorinha

De acordo com uma pesquisa feita pelo Livestream em parceria com o New Yorker Magazine, 80% dos entrevistados prefere assistir um vídeo ao vivo da marca, do que ler o conteúdo no blog. Além disso, 82% prefere as lives aos posts na rede social. 

Como fazer live no Instagram

Os números não mentem, as lives são a nova sensação da internet. Mas não é bem simples assim, é preciso trazer engajamento para o perfil, e para isso, bolar uma estratégia de marketing.

Continue lendo para saber quais passos são necessários para uma live de sucesso.

  • Como planejar uma live ?

Para saber quais requisitos são necessários para uma transmissão de sucesso, separamos algumas dicas de planejamento para sua marca seguir e fisgar o seguidor.

 

  • Escolha um tema: É preciso definir o tema que seja relevante para os seus seguidores. Uma ideia interessante é perguntar nos stories via enquetes e caixas de pergunta, quais assuntos os interessam. Procure palavras-chaves relacionadas a sua marca e escolha um assunto que você conheça. 


  • Convidados: Chame outras pessoas que estejam alinhadas a sua marca para participar. É possível convidar um outro perfil para a live, a tela ficará dividida e os telespectadores poderão ver ambos. Dessa forma, é possível fazer uma live sobre um tema que você não domina e o convidado sim.


  • Crie roteiro: Pense nos assuntos que você pretende abordar e crie um pequeno roteiro com os principais pontos, assim, suas ideias ficam organizadas e os pontos principais são lembrados. Faça uma lista com as principais perguntas e as responda durante a transmissão.


  • Divulgação: Para ter público, é preciso divulgar nas redes sociais da sua marca, principalmente no Instagram. Ao divulgar nas outras plataformas, coloque o link do perfil que a live irá acontecer. Use a contagem regressiva do Story para chamar a atenção dos seguidores. Mas não esqueça de avisar com antecedência.

Veja também: Saiba como fazer live no Tik Tok

  • Como fazer a live no Instagram

Realizar a live pelo Instagram é fácil e prático. Mas, criamos um passo a passo para ajudar:

  1. Clique no ícone  de câmera no canto superior esquerdo na página inicial;
  2. Na parte inferior da tela, há algumas opções como: boomerang, zoom, reels e ao vivo. Selecione a desejada;
  3. O Instagram irá verificar se você está conectado à Internet e mostrará a notificação que você está ao vivo.

 

Pronto. A partir daí, sua live estará no ar por 59 minutos, ultrapassando esse tempo, o Instagram encerra por você.

Mas se finalizar antes desse tempo, é só clicar em “encerrar” no canto superior direito e novamente em “encerrar vídeo ao vivo”

O Instagram oferece a possibilidade de ver quantas pessoas estiveram na transmissão, de compartilhar a live no IGTV e de baixá-la.

  • Recursos para a Live

O Instagram possui diversos recursos para suas ferramentas, e as lives não ficam de fora.

Para a transmissão, é possível escolher, até mesmo antes da transmissão, se você prefere utilizar a câmera frontal ou a traseira, e decidir se ligará o flash ou não. 

Também é possível configurar a privacidade da live e ocultá-la de alguns seguidores, permitir ou privar o compartilhamento e os comentários. Essas ações podem ser feitas no canto superior esquerdo, clicando na engrenagem.

Seus seguidores podem receber notificações do início da live pelo direct. Para isso, é preciso clicar no ícone de seta ao lado dos comentários, e avisar quem você quiser.

O Instagram permite fixar um comentário no topo do vídeo, é preciso só pressionar na mensagem desejada. E se quiser compartilhar imagens da sua galeria durante a live, clique no quadrado no canto inferior direito da tela.

E para responder as perguntas enviadas pelos  telespectadores, clique no ícone “?” na parte inferior da tela para ver todas.

 

Não esqueça de analisar os resultados obtidos pela live, assim, você saberá se a estratégia funcionou ou não valeu a pena. 

 

Deixe um comentário com suas dúvidas e experiências!

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com planos e preços para redes sociais;

Gestão de Instagram

Gestão de Canal Youtube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.