O Instagram Shopping é a maior ferramenta para quem quer fazer uma loja pela plataforma. Possibilita que as marcas não tenham limitações para atrair os clientes e vender direto do aplicativo.

É possível colocar os preços diretamente no post, seleciona a forma de pagamento e disponibiliza links para direcionar o cliente até o seu site. A melhor parte é que tudo é de graça.

Instagram shopping

Essa ferramenta serve para otimizar o perfil da marca, já que, de acordo com o Instagram, 90% dos usuários seguem uma empresa na rede social e 50% tem interesse num produto depois de ver um anúncio no feed.

Além disso, de acordo com uma pesquisa feita pelo Facebook Inc., 81% dos entrevistados afirmam que o Instagram é bom para pesquisar sobre produtos.

Mas para entender como é o Instagram Shopping, veja as nossas recomendações.

  • Como funciona o Instagram Shopping ?

A função permite que o usuário veja o preço no post do produto e uma página para compra. Isso diminui a necessidade de colocar o link somente na bio do perfil.

Ao clicar no produto desejado, o perfil é direcionado para página de compra seja no e-commerce ou no facebook.

Mas para participar dessa ferramenta, é preciso preencher alguns requisitos e cumprir algumas etapas.

Primeiramente, é preciso ter um perfil vinculado à uma FanPage, ter o domínio e catálogo de produtos no Facebook ou no e-commerce mesmo. Caso ainda não tenha, é obrigatório que você abra uma conta no Gerenciador de Negócios.

Isso serve para poder marcar seus produtos nas publicações do Instagram e divulgar naturalmente para seus seguidores. Assim, eles poderão ver a imagem, com a descrição, o preço e onde comprar.

Veja o exemplo da Amaro:

Instagram shopping

 

  • Como criar uma loja no Instagram Shopping ?

Agora, vamos para a parte prática. Veja quais passos devem ser tomados na criação da loja.

  • Confirmar qualificação: Depois de cumprir os requisitos, sua marca estará apta para configurar os recursos de compras no Instagram, como, estar localizada num mercado disponível, ter um produto qualificado, estar no acordo de vendedor e de políticas internas, e ter um domínio de site;

 

  • Perfil comercial: É necessário migrar para o perfil comercial para ter maior alcance. É possível fazer isso clicando em “configurações”, “conta” e “mudar para perfil profissional”;

 

  • Vincular a conta ao Facebook: Para realizar essa tarefa, vá em “editar perfil” e clique na opção “informações comerciais públicas”, e depois em “página”. Para finalizar, escolha a página que deseja vincular.

 

  • Catálogo de produtos: É necessário importar seu catálogo de produtos para o Instagram e criar uma vitrine. Para isso, é preciso ter uma conta no gerenciador de catálogo, como mencionamos acima.

 

  • Enviar para análise: Depois de importar o catálogo, é preciso enviar o perfil para análise. Para isso, vá até as configurações, cadastre-se na parte de “compras” e siga as instruções para realizar o envio. Demora alguns dias e, às vezes, é necessário enviar informações extras.

 

  • Modo compras: Depois da aprovação, é preciso habilitar o perfil para o modo compras. É preciso ir novamente até as configurações, seguido por “empresas” e “compras”, depois é só escolher o catálogo que deseja vincular e concluir. Se essas opções não aparecerem, é porque seu perfil ainda está em análise.

 

  • Marcar os produtos: Agora que a parte mais difícil passou, é só fazer posts para o feed e marcar o produto na foto. Para isso, no post a marcação está disponível embaixo da marcação de pessoas, e nos stories, junto da aba de adesivos.

É recomendado que sua página tenha pelo menos nove posts, ou três fileiras, antes de começar o Instagram Shopping.

Veja também: Instagram Stories: 7 dicas de como usar na sua marca

  • Principais recursos:

Agora que sua loja está disponível para todos no Instagram, siga as próximas dicas para engajar as vendas da sua marca na rede social.

 

  • Venda nos stories: Os stories tem um fluxo de usuários surpreendente, além de ser dinâmico. Ao postar o produto no story, use uma tag de venda para ter maior alcance o seu conteúdo.
  • Aba “Explorar”: Aparecer destacado na sessão “lojas” da aba explorar é muito significativo para seu alcance, porque pessoas além dos seus seguidores irão ver. Direcione somente um post com esse intuito, use hashtags e palavras-chave para o algoritmo entender que é relevante.
  • Lembrete para lançamento: Aproveite outras ferramentas do Instagram, como lembrete. Seus seguidores ficarão sabendo do lançamento ou reestoque de algum produto e isso criará expectativas neles. Esse recurso está disponível na aba de adesivos nos stories.
  •  Realidade aumentada: Uma das funções mais interessantes, sem dúvidas. Na hora da compra online, há sempre aquela indecisão devido a falta do produto em mãos. Esse recurso possibilita que o consumidor teste o produto antes de comprar e funciona como um filtro dos stories. O usuário precisa clicar na marcação do produto e ser redirecionado para uma página, que abrirá a câmera frontal e mostrará o produto na pessoa.

Veja o exemplo dessa loja de cosméticos:

Instagram shopping

 

Pronto, você já sabe tudo para ativar seu Instagram Shopping, não esqueça de atrair seus seguidores e reforçar o engajamento nas postagens e stories.

 

Deixe um comentário com suas dúvidas e experiências!

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com planos e preços para redes sociais;

Gestão de Instagram

Gestão de Canal Youtube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;