Saiba como analisar o Instagram Analytics

Analisar os resultados de uma ação é de suma importância para as estratégias de marketing digital. Esses dados são as respostas para saber se uma ação está ou não funcionando com os seguidores da marca.

Atualmente, as redes sociais disponibilizam esses números em plataformas especiais, como o Facebook Insights, o Twitter Analytics, o LinkedIn Page Analytics, Youtube Analytics, entre outros.

Em resumo: é um presente para os social media do mercado.

como analisar o Instagram Analytics

O Instagram Analytics é uma dessas plataformas. Disponível apenas para os perfis comerciais do aplicativo, eles dão a visão da performance dos posts e da conta da marca.

O intuito é mostrar os resultados e incentivar os criadores de conteúdo a fazerem mais ações direcionadas para o Instagram.

Sem esses dados, é como andar às cegas na rede social.

  • Como acessar ?

Como mencionamos, o Analytics só está disponível para contas com perfil profissional. Mas é possível mudar sem dificuldade, veja esse post sobre como fazer isso.

Na conta profissional, o primeiro passo é acessar as “insights” no canto superior direito. Também é possível ser direcionado direto pelo perfil, clicando no botão de mesmo nome, embaixo do “editar perfil”.

Feito isso, será mostrado a visão geral dos dados. É possível regular qual período de tempo que deseja analisar e qual conteúdo deseja ver as métricas.

Agora é só analisar os posts e pensar nas próximas ações.

  • Informações no Instagram Analytics

A plataforma contém três abas com diferentes dados sobre o perfil profissional, e é bem intuitiva para utilizar. 

Veja quais dados será encontrado na ferramenta:


  • Atividade: Nessa aba é possível ver as atividades dos usuários no perfil, como as interações, vendo quantas vezes o perfil foi visto mas sem dizer como foi achado. Os cliques no site da bio também são mostrados aqui e a descoberta, quantas pessoas chegaram no perfil pelo Explorar.


  • Conteúdo: Essa aba mostra dados de publicações do perfil nos últimos sete dias, com a possibilidade de relacionar com os números da semana anterior, com o + e os acessos. Essas informações são sobre os posts no feed, stories e promoções. Essa parte ajuda a entender como os usuários se comportam e as preferências. 


  • Público: Para visualizar essa aba é preciso ter 100 seguidores, pelo menos. Esses dados mostram se o público ideal está sendo atingido com informações sobre gênero, faixa etária e localização. Além de mostrar os horários e dias que seus seguidores estão online.


  • Stories: Para ter acesso a esses dados, é possível ver pelos Insights mas também pelo próprio story. Ao puxar ele para cima, todas as informações estarão junto com quem visualizou. Os números vão desde o alcance até as respostas e interações com o conteúdo.

 

Atualmente, essa ferramenta é o principal aliado dessa dos social media, é a fonte para saber se as estratégias de marketing estão funcionando. Teste e veja como está o desempenho da sua marca. 

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.