Impressões no Instagram: saiba o que é e como usar

As métricas são ferramentas que servem para medir o desempenho da sua conta nas redes sociais. Analisá-las é essencial para o bom desempenho da sua marca. 

As impressões do Instagram servem para observar quantas vezes a publicação foi vista ou exibida para um perfil. É possível que uma pessoa veja várias vezes, então será contabilizada toda vez que ela ver.

Alguns profissionais consideram as impressões como métrica de vaidade, que são aqueles números que trazem satisfação momentânea, como o número de curtidas numa foto. 

Impressões no Instagram

Para entender o real desempenho do seu perfil no Instagram, é preciso analisar as impressões em conjunto com as outras métricas, e explicaremos como você pode fazer isso.

  • As métricas de vaidade

Como mencionamos acima, as métricas de vaidade são os números de curtidas em uma publicação e o número de seguidores. 

Apesar de alguns profissionais não considerarem importantes, elas podem indicar qual campanha tem o maior apelo do público e a melhor estratégia para a marca.

Em algumas contas, o número de impressões pode subir deliberadamente, significando um aumento de trânsito no perfil. E isso refletirá nas estratégias de conteúdo para manter a subida.

As métricas de vaidade, quando observadas sozinhas, não trazem resultados reais. Mas analisadas em conjunto com as outras ferramentas da plataforma, podem explicar o desempenho da marca no Instagram.

  • Impressões no Instagram

As impressões mostram o número de vezes que seu post foi visualizado ou que seu perfil apareceu na tela dos usuários num período de tempo. Mesmo que um usuário tenha visto mais de uma vez, contabiliza todas as vezes. 

No painel da conta profissional, a conta recebe um relatório, no qual pode observar o perfil num todo, ou cada conteúdo específico, se preferir. 

Dentre esses conteúdos, é possível ver posts, stories e IGTV. Você também pode escolher o período de tempo que deseja analisá-los.

Nesse painel profissional, o usuário também tem acesso ao alcance e as visualizações que o vêm recebendo. Os dois termos são tem funções diferentes e geram estratégias de marketing diferentes: 

  • Alcance: Diferente das impressões, o alcance mostra o número de usuários que seu conteúdo atingiu. Seu perfil pode ter três impressões e apenas um alcance.

 

  • Visualizações: Disponíveis somente para vídeo e story. Mostra a quantidade de vezes que seu vídeo foi visto. A plataforma considera a visualização quando o usuário fica três segundos assistindo um vídeo no feed, porém, no story não tem regras. Abriu o conteúdo por um segundo, já conta.

Leia também: Como vender para seus seguidores do Instagram

  • Painel profissional

Para acessar as métricas, sua conta precisa ser um perfil profissional. Além desse benefício, sua marca também poderá fazer anúncios.

Depois de criar ou transformar sua conta em profissional, você entrará no Instagram Insights, disponível somente no aplicativo do celular, e depois na aba “informações”

No qual você encontrará dividido em duas abas: uma dedicada as informações do perfil da marca e outra aos conteúdos específicos publicados num tempo específico.

As impressões do perfil, num todo, ficam armazenadas dentro da aba “contas alcançadas”. Lá, estão os números de vezes que cada um dos seus conteúdos foram vistos no período de tempo escolhido, podendo comparar com as semanas anteriores.

Já na aba “conteúdo”, você consegue analisar as métricas de cada publicação postada, stories, post ou IGTV, num determinado período de tempo. Para ver de um específico, é só clicar no desejado e a plataforma mostrará todas as impressões.

Infelizmente, para acompanhar o crescimento dos Reels publicados pela sua marca, é preciso que você vá até o post desejado e olhar manualmente. 

  • Como devo acompanhar ?

Apesar das impressões não garantirem que o seguidor realmente viu o post, essa métrica, quando acompanhada com o alcance e visualização, pode ajudar nas decisões estratégicas.

Além disso, se a marca tem o objetivo de ter visibilidade e reconhecimento, as impressões podem ser analisadas com o alcance e dizer como a página está entregando o conteúdo.

Um exemplo prático: se um post tem poucos alcances, mas muitas impressões, significa que poucas pessoas viram, mas o conteúdo foi repetido mais de uma vez. Logo, significa que o seguidor gostou do post e poderá compartilhar com os amigos, gerando mais alcances.

Para observar o engajamento, é preciso analisar as impressões junto às interações. Você poderá acompanhar a taxa de engajamento e comparar um post com outro.

Se a intenção é gerar vendas e conquistar um possível cliente, será preciso observar as impressões com os dados de conversão. Com isso, você poderá saber quanto precisa para atingir seu objetivo de conversão.

Sabendo usar esses dados e em qual área sua marca precisa de atenção, é só planejar uma campanha que irá atingir os objetivos da marca.

Deixe um comentário com sua dúvida ou experiência analisando as impressões!

Somos Agência de Marketing digital :
Serviços de Marketing Digital :
Gestão de Redes Sociais com planos e preços para redes sociais;
Gestão de Instagram
Gestão de Canal Youtube;
Gestão de canal no YouTube

criação de site otimizados para o google ;

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.