Se você está buscando uma maneira de converter mais clientes através do marketing digital, que tal dar uma olhada nas palavras-chave de cauda longa?
Esse conceito refere-se as palavras-chaves do Google que possuem menos volume de pesquisa, porém, uma alta taxa de conversão.
São palavras mais específicas que demonstram a intenção do consumidor em comparação com palavras mais óbvias e sem um objetivo por trás.
Venha conhecer mais sobre as palavras-chave de cauda longa neste post e veja como usá-las para converter mais hoje mesmo!
O que são palavras-chave de cauda longa?
Palavras-chave de cauda longa são frases de pesquisa altamente segmentadas que atendem especificamente à intenção do pesquisador.
Essas palavras-chave geralmente têm baixo volume de pesquisa, baixa concorrência e altas taxas de conversão.
Chamamos essas palavras-chave de cauda longa porque, se você entendesse suas palavras-chave por seus volumes de pesquisa, elas estariam na extremidade “cauda longa” da curva de demanda de pesquisa.
Isso significa que poucas pessoas estão pesquisando esses termos nos mecanismos de pesquisa.
No entanto, apesar da falta de volume de pesquisa, as palavras-chave de cauda longa geralmente são mais fáceis de classificar e resultam em conversões mais altas.
Isso ocorre porque as palavras-chave de cauda longa comunicam uma necessidade clara do cliente que você pode resolver – elas são direcionadas à intenção.
Quando você entende a intenção de pesquisa, pode criar conteúdo que aborde especificamente consultas e conversões.
Por exemplo, um usuário pesquisando por “tênis branco da Nike” indica uma clara intenção de compra. Comparativamente, uma busca por “sapatos ou tênis” é muito menos objetiva.
O usuário pode estar procurando mais informações sobre o que está em oferta, pesquisando marcas diferentes ou apenas buscando por interesse.
Observe que o comprimento real dessas palavras-chave tecnicamente não importa.
As palavras-chave de cauda longa tendem a ter pelo menos três palavras devido à sua especificidade, mas pesquisas precisas de baixo volume com apenas uma ou duas palavras (como muitos nomes de marcas) também são consideradas palavras-chave de cauda longa.
Por que palavras-chave de cauda longa são importantes para o SEO
- Menos concorrência
Palavras-chave de cauda longa são específicas para sua empresa e seu nicho e, como resultado, o volume de pesquisa é baixo.
A vantagem disso é que não é preciso tanto esforço para classificar bem suas palavras-chave de cauda longa segmentadas.
O uso de técnicas de SEO na página e construção de links devem catapultar suas páginas de destino para um lugar de destaque se seus termos direcionados forem específicos o suficiente.
- Conversões mais altas
Um pouco de investigação de palavras-chave de cauda longa ajudará você a descobrir a intenção de pesquisa.
Com a intenção de pesquisa, você poderá identificar consultas que indicam a intenção do comprador por exemplo, “livros infantis ilustrados de contos de fadas”.
Isso é muito mais específico do que apenas pesquisar a palavra “livros” ou até mesmo “livros infantis”.
E se o seu comércio tiver relação com a palavra de cauda longa pesquisada, as chances de conquistar uma venda aumentam e muito!
Você pode usar esse conhecimento para introduzir leads altamente qualificados em seu funil de vendas e complementar suas campanhas de marketing de conteúdo.
- Ajuda a otimizar para pesquisa semântica e por voz
Palavras-chave de cauda longa são parte integrante da otimização da pesquisa semântica.
Vivemos em uma época em que 48% dos consumidores usam a pesquisa por voz diariamente.
Quando esses usuários consultam essas plataformas, eles usam palavras-chave de cauda longa, como perguntas “quais são as melhores pizzarias no meu bairro?” e comandos com intenção clara “compare o preço dos celulares Iphone e Samsung Galaxy”.
Tente prever a intenção por trás das perguntas de pesquisa por voz e faladas naturalmente para que você possa fornecer respostas sobre seus negócios e serviços e segmentar melhor essas palavras-chave de cauda longa.
Lembre-se, se você segmentar palavras-chave de cauda longa de alta conversão, mesmo quando a densidade de pesquisa for baixa, essas palavras-chave ainda podem ser incrivelmente valiosas para sua empresa.
Como encontrar palavras-chave de cauda longa
Descobrir novas palavras-chave de cauda longa é fácil e você pode criar uma lista substancial em minutos.
Primeiro, pegue as palavras-chave de cauda longa que você sabe que classifica no seu Google Search Console.
Agora baixe as mesmas informações para suas campanhas de PPC, página do Facebook, perfil do Instagram, vídeos do YouTube, LinkedIn e quaisquer outras métricas que você possa imaginar que possam revelar novos termos.
Em seguida, tente descobrir novas palavras-chave de cauda longa em seu nicho que você possa classificar.
Saiba mais: Google Trends: 6 Benefícios de Usar essa Ferramenta
Prepare uma lista de palavras-chave iniciais
Use uma ferramenta de planejamento de palavras-chave para gerar uma lista de palavras-chave iniciais, mas tente ficar longe do Google Ads.
Embora essa ferramenta gratuita seja excelente para desenvolver uma lista de termos comerciais a serem segmentados, ela intencionalmente se afasta de termos de cauda longa com menor volume de pesquisa, tornando-a pouco útil para nossos propósitos.
Veja as sugestões de preenchimento automático do Google. Digite cada palavra-chave inicial no Google e anote suas sugestões de preenchimento automático.
Como construir conteúdo em torno do conceito de cauda longa
Agora que você tem uma lista de palavras-chave de cauda longa para as quais pode otimizar, o que você faz com essas informações?
A resposta depende de quantas caudas longas você está segmentando e de quão próximo seus tópicos se cruzam.
- A sabedoria convencional dita que você precisa criar uma página dedicada por cauda longa, se puder, ótimo! Mas nem sempre isso é viável.
- Quando você tem centenas de caudas longas para segmentar, precisa de conteúdo diferente de páginas de destino dedicadas que você pode otimizar para suas caudas longas.
- Divida sua lista de possíveis palavras-chave de cauda longa em uma lista fácil de entender organizada por intenção do pesquisador.
Organizar suas palavras-chave por tópico permite que você encontre lugares para usá-las.
Se esse conteúdo já existir em seu site, você poderá inserir essas caudas longas em sua cópia naturalmente.
Se não, agora você tem ideias para o que seus próximos conteúdos devem focar.
Sempre que você publicar um novo conteúdo, não se esqueça dos links internos. Estes são alguns dos melhores lugares para você incluir alguns dos termos de cauda longa que você pesquisou.
Conclusão
Agora você sabe como descobrir palavras-chave de cauda longa e usá-las a seu favor. Mas lembre-se: sua segmentação de cauda longa é tão forte quanto seu conteúdo.
Se você não for reconhecido como uma autoridade em seu nicho, é hora de começar a se esforçar no marketing digital, usando redes sociais e outros métodos para reivindicar sua autoridade.
Enquanto você cria seu conteúdo e otimiza suas páginas para incluir suas novas palavras-chave de cauda longa, não se esqueça de medir seus rankings e tráfego.
Ao fazer isso, você pode descobrir ainda mais palavras-chave que pode segmentar, e isso o ajudará a continuar a construir sua reputação e melhorar seu SEO na página.
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!