Blog Jurídico: Por que ter um blog como advogado hoje

Ter um blog jurídico pode ajudar o seu escritório de advocacia a ganhar mais autoridade e visibilidade no setor.

E o melhor de tudo é que fazer marketing de conteúdo para advogados é permitido pelo código da OAB!

Por esses motivos, ter um blog jurídico é uma das melhores maneiras de divulgar os serviços de um advogado.

Veja mais benefícios de ter um blog jurídico neste post!

Blog Jurídico: Por que ter um blog como advogado hoje

O que é um blog jurídico?

Os blogs jurídicos envolvem a criação de conteúdo em torno de seu trabalho como advogado. Ele pode conter comentários, notícias e conselhos profissionais relacionados à sua área de atuação.

O principal, no entanto, os blogs jurídicos educam e respondem a perguntas de clientes em potencial antes de consultar um advogado, o que os familiariza com sua prática jurídica.

Saiba mais: Marketing Digital para Advogados: O que é e como funciona hoje

Por que os advogados devem ter um blog?

Talvez você esteja se perguntando se é mesmo necessário atrair pessoas para o seu site.

Como advogado, você está sujeito a regulamentos da OAB em relação à publicidade de seus serviços.

Como você mostra a seus clientes que você é um advogado habilidoso e capaz enquanto promove seus serviços para um grupo extremamente diversificado de clientes em potencial?

Há uma maneira de fazer tudo isso e muito mais. Isso envolve ter um blog jurídico com conteúdo regular e de qualidade.

Concentrar-se em um nicho em que você tem muita experiência ou conhece bem é a melhor maneira de fazer isso!

Como fazer um blog jurídico

Aqui estão algumas dicas para começar um blog jurídico de sucesso para seu escritório de advocacia:

  1. Escolha um nicho

Quando se trata de começar um blog para seu escritório de advocacia, é importante se concentrar em um tópico de nicho.

Esse nicho deve ser a área em que você é especializado e tem bastante conhecimento sobre, como: direito trabalhista, civil, da família etc.

Também é interessante usar palavras-chave em seus posts que indicam o lugar em que você atua, como “advogado da família no Rio de Janeiro”.

Saiba mais: Nicho na Advocacia: Por que é importante escolher o seu

  1. Lembre-se do SEO, mas não foque apenas nisso

O SEO envolve uma série de técnicas que ajudam o seu conteúdo a ranquear melhor nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

É dessa forma que você torna o seu blog mais propenso a aparecer na primeira página do Google.

No entanto, é importante notar que o SEO não é o único fator que implica em um ranqueamento melhor, é preciso escrever conteúdo de qualidade.

Nesse caso, as vezes a melhor opção é contratar um profissional para criar conteúdo para o seu blog jurídico.

A Agência DUNA possui experiencia com conteúdo para advogados e pode te ajudar a fazer um marketing de conteúdo para blog jurídico, visite o nosso site para saber mais!

  1. Acompanhe o cenário jurídico

Ter ideias pode ser a parte mais difícil quantos e trata de ter um blog, mas há muitas maneiras de contornar isso e ter muitas ideias para posts.

A principal delas é se manter atualizado com notícias do seu setor, além disso, você pode usar o Google Trends para procurar o que está sendo pesquisado em sua área de atuação.

Assim, dependendo dos resultados, você pode criar conteúdo com base nisso.

  1. Escreva para seus clientes

Não use seu blog apenas como um meio de anunciar a sua marca. Isso é provavelmente pior do que não ter um blog.

Um bom blog oferece informações úteis, às vezes apresentadas de forma divertida.

Pense nas perguntas que seus clientes lhe fizeram, seja sobre determinados casos ou sobre a prática da advocacia em geral.

Torne-se um recurso que as pessoas interessadas em direito – ou que precisam de um advogado – queiram engajar e voltem repetidamente.

Se você trabalha com direito imobiliário, tente escrever um post sobre que tipo de propriedades seus clientes devem evitar, por exemplo.

  1. Comece

Como com qualquer coisa, uma das partes mais importantes de iniciar um blog jurídico de nicho é simplesmente começar.

Não se preocupe com a perfeição de cada postagem: é mais importante começar a publicar postagens para que você possa aprender à medida que avança. Siga estes passos, e você estará bem no seu caminho:

  • Obtenha um blog (o WordPress é provavelmente uma das melhores plataformas de blogs) e dê a ele um nome que faz sentido. O nome do seu escritório de advocacia ou área de atuação é uma ideia.
  • Sente-se com um bloco de notas e anote suas áreas de especialização e tópicos relacionados ao direito nos quais você está interessado.
  • Estabeleça um prazo toda semana para publicar um post. A consistência ajudará você a manter seu hábito de escrever.
  • Escreva o post. Seja profissional e tudo mais, mas também deixe sua personalidade permear sua escrita. Este é o seu blog e seu espaço para compartilhar informações com pessoas que não sabem nada sobre você. Como você quer que a marca do seu escritório de advocacia seja reconhecida?
Conclusão

Quando bem feito, começar um blog para seu escritório de advocacia pode ajudar a construir autoridade e confiança com seus clientes em potencial.

Além disso, você aumenta as chances de aparecer entre os primeiros resultados no Google, o que, por sua vez, aumenta as chances de você ganhar mais clientes!

Os blogs jurídicos são um ótimo ponto de partida para o marketing jurídico digital, que quando aliado as redes sociais e um site de qualidade pode fazer com que seu escritório de advocacia tenha muito mais sucesso.

No entanto, trabalhar como advogado e, ao mesmo tempo fazer marketing digital é muito mais fácil dizer do que fazer de verdade.

Por esse motivo, a Agência de Marketing Digital DUNA oferece serviços de marketing digital para advogados, incluindo gestão de redes sociais e marketing de conteúdo para blogs.

Visite o nosso site clicando aqui e conheça nossos planos e preços!