Balanced Scorecard: O Que é e Quais suas Vantagens Hoje!

Todas as empresas possuem metas e objetivos que buscam alcançar, porém, muitas vezes esses objetivos são postos de lado, atrasando ainda mais o sucesso de sua empresa.

O Balanced Scorecard é a maneira com que as empresas podem visualizar suas diferentes métricas em características diferentes, auxiliando no crescimento da organização.

Criado por dois acadêmicos de Harvard, o balanced scorecard (BSC) é uma estratégia utilizada por muitas empresas pelo mundo para alcançar seus objetivos.

Confira mais sobre essa estratégia neste post.

Balanced Scorecard: O que é e quais suas vantagens?

O que é um Balanced Scorecard (BSC)?

O termo balanced scorecard (BSC) se refere a uma métrica de desempenho de gerenciamento estratégico usada para identificar e melhorar várias funções internas de negócios e seus resultados externos.

Usados para medir e fornecer feedback às organizações, os balanced scorecards são comuns entre empresas nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Europa.

A coleta de dados é crucial para fornecer resultados quantitativos à medida que gerentes e executivos coletam e interpretam as informações.

O pessoal da empresa pode usar essas informações para tomar melhores decisões para o futuro de suas organizações.

Compreendendo Balanced Scorecards (BSCs)

O acadêmico de contabilidade Dr. Robert Kaplan e o executivo de negócios e teórico Dr. David Norton apresentaram pela primeira vez o balanced scorecard.

A Harvard Business Review publicou-o pela primeira vez no artigo de 1992 “The Balanced Scorecard – Measures That Drive Performance”.

Kaplan e Norton trabalharam em um projeto de um ano envolvendo 12 empresas de alto desempenho.

Seu estudo tomou medidas de desempenho anteriores e as adaptou para incluir informações não financeiras.

Os BSCs foram originalmente destinados a empresas com fins lucrativos, mas foram posteriormente adaptados para organizações sem fins lucrativos e agências governamentais.

Tem como objetivo medir o capital intelectual de uma empresa, como treinamentos, habilidades, conhecimentos e quaisquer outras informações proprietárias que lhe deem vantagem competitiva no mercado.

O modelo de balanced scorecard reforça o bom comportamento em uma organização, isolando quatro áreas distintas que precisam ser analisadas. Essas quatro áreas, também chamadas de pernas, envolvem:

  • Aprendizagem e crescimento
  • Processos internos
  • Clientes
  • Financeiro

O BSC é usado para coletar informações importantes, como objetivos, medidas, iniciativas e metas, que resultam dessas quatro funções principais de um negócio.

As empresas podem identificar facilmente os fatores que prejudicam o desempenho dos negócios e delinear mudanças estratégicas rastreadas por scorecards futuros.

O scorecard pode fornecer informações sobre a empresa como um todo ao visualizar os objetivos da empresa.

Uma organização pode usar o modelo de balanced scorecard para implementar o mapeamento estratégico para ver onde o valor é agregado dentro de uma organização.

Uma empresa também pode usar um BSC para desenvolver iniciativas e objetivos estratégicos.

Isso pode ser feito atribuindo tarefas e projetos a diferentes áreas da empresa, a fim de aumentar a eficiência financeira e operacional, melhorando assim os resultados da empresa.

Saiba mais: O que é Análise SWOT e Como Fazer da Maneira Certa 

Características do Balanced Scorecard Model (BSC)

As informações são coletadas e analisadas a partir de quatro aspectos de um negócio:

  1. Aprendizagem e crescimento são analisados através da investigação de recursos de treinamento e conhecimento.  Esta primeira etapa trata de quão bem as informações são capturadas e com que eficácia os funcionários usam essas informações para convertê-las em uma vantagem competitiva dentro do setor.
  1. Os processos internos são avaliados investigando quão bem os produtos são fabricados.  A gestão operacional é analisada para rastrear quaisquer lacunas, atrasos, faltas ou desperdícios.
  1. As perspectivas do cliente são coletadas para avaliar a satisfação do cliente com a qualidade, preço e disponibilidade de produtos ou serviços.  Os clientes fornecem feedback sobre sua satisfação com os produtos e a empresa usa esses dados para saber como está se saindo.
  1. Os dados financeiros, como vendas, despesas e receitas, são usados para entender o desempenho financeiro.  Essas métricas financeiras podem incluir valores, índices financeiros, variações de orçamento ou metas de receita. Esses quatro elementos abrangem a visão e a estratégia de uma organização e requerem uma gestão ativa para analisar os dados coletados.

Algumas métricas relevantes para isso são:

  • Retorno sobre investimento (ROI)
  • Custo de aquisição do cliente (CAC)
Benefícios de um Balanced Scorecard (BSC)

Há muitos benefícios em usar um scorecard balanceado. Por exemplo, o BSC permite que as empresas reúnam informações e dados em um único relatório, em vez de ter que lidar com várias ferramentas.

Isso permite que a gestão economize tempo, dinheiro e recursos quando precisam executar revisões para melhorar os procedimentos e operações.

Os scorecards fornecem à administração uma visão valiosa do serviço e da qualidade de sua empresa, além de seu histórico financeiro.

Ao medir todas essas métricas, os executivos podem treinar funcionários e outras partes interessadas e fornecer-lhes orientação e suporte.

Isso permite que eles comuniquem seus objetivos e prioridades, a fim de cumprir seus objetivos futuros.

Outro benefício importante dos BSCs é como eles ajudam as empresas a reduzir sua dependência de ineficiências em seus processos.

Isso é conhecido como subotimização. Isso geralmente resulta em produtividade ou produção reduzida, o que pode levar a custos mais altos, receita mais baixa e uma quebra nas marcas da empresa e suas reputações.

Saiba mais: Cross Selling e Up Selling: O que é e 5 Dicas de Como Usar

Conclusão

As empresas têm várias opções disponíveis para ajudar a identificar e resolver problemas com seus processos internos, para que possam melhorar seu sucesso financeiro.

Balanced scorecards permitem que as empresas coletem e estudem dados de quatro áreas principais, incluindo aprendizado e crescimento, processos internos, clientes e finanças.

Reunindo informações em apenas um relatório as empresas podem economizar tempo, dinheiro e recursos para treinar melhor a equipe, se comunicar com as partes interessadas e melhorar sua posição financeira no mercado.

O uso de métricas e análises diferentes para se aprofundar em como sua empresa está se saindo no mercado consumidor é de extrema importância.

Entender seus pontos fortes e fracos deve fazer parte de suas estratégias de crescimento, o balanced scorecards auxiliam nisso ao colocar dados relevantes em destaque.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.