6 Erros comuns no Design de Sites que você deve evitar

Existem alguns erros comuns no design de sites, que vão desde escolha da estratégia, a uso de ferramentas, custo, cronograma etc.

Há muitos fatores que fazem com que isso aconteça, como nossas ideias sobre a internet ser “gratuita”, juntamente com ferramentas de site DIY(faça você mesmo) apresentando ideias que nem sempre darão certo.

A criação de sites é infinitamente mais elaborada. Se você está pensando em reformular o design do site, estamos aqui para esclarecer o que você pode estar fazendo errado.

Abaixo estão alguns dos erros comuns no design de sites, venha conferir!

6 Erros comuns no Design de Sites que você deve evitar

Top 6 erros comuns no design de sites

Quando se trata do design de sites, é natural pensar primeiramente na aparência dele, no entanto, nem só de aparências vive um site.

Um site bonito e funcional possui inúmeras camadas essenciais, pois ele representa o principal cartão de visitas para sua marca.

É por meio dele que suas redes sociais direcionarão os seguidores, seus anúncios conduzirão o público e até mesmo em seu cartão de visita, é provável que o link do site esteja estampado.

Em suma, o site é o epicentro de sua presença digital, conectando todos os elementos e possibilitando uma experiência completa aos usuários.

Erro comum no design de sites nº 1: você precisa de um novo site

Esse erro é bastante comum, principalmente entre pessoas que possuem uma empresa, mas não conseguem alcançar os clientes certos por meio da internet.

O que reparamos, como agência, é que muitas vezes o que essas pessoas precisam não é de um site novo, e sim, uma experiência aprimorada para o cliente.

Sim, seu site é absolutamente um componente principal da experiência do cliente, ainda mais quando consideramos o mundo digital em que vivemos. Contudo, há mais do que isso.

O que você precisa se amplia quando você pensa nos vários outros canais (vendas, marketing, serviço, operações) que está usando para gerar receita e como eles podem ser integrados e consolidados para gerar eficiência e crescimento.

A WebOps(As operações da Web (WebOps) se referem aos processos e tarefas gerais dos sites e às operações baseadas na Web de aplicativos e serviços de TI). Precisam estar funcionando adequadamente.

Não apenas construímos novos sites e concluímos nosso trabalho. Pegamos todos os objetivos de nossos clientes e encontramos soluções para eles – baseados na web e não baseados na web.

Essa é a grande vantagem de trabalhar com uma agência que não apenas cria sites, mas também trabalha com gestão de redes sociais e marketing digital em geral.

Um dos nossos diferenciais é que analisamos continuamente os dados de desempenho, pesquisamos clientes e otimizamos o site para obter funcionalidades adicionais para impulsionar o seu crescimento.

Erro comum no design de sites nº 2: um novo site resolverá seus problemas de vendas e marketing

Ainda que você deseje que esse seja o caso, não é. Seu site deve ser uma ferramenta que facilite o trabalho de suas equipes de marketing e vendas, mas não pode fazer tudo por si só.

Embora um site de alto desempenho possa atrair um grande número de leads e até mesmo converter uma boa porcentagem deles, você ainda precisará fazer o trabalho de nutrir a maioria deles.

É necessário utilizar outras estratégias para continuar nutrindo os leads que chegam através do Google ou outro navegador em seu site. Seja criar conteúdo em formato de blog, utilizar anúncios ou as redes sociais para destacar ainda mais a sua empresa.

Erro comum no design de sites nº 3: O design do site tem tudo a ver com a estética

Esse é o erro número 1 quando se trata de design de sites. Mesmo que a marca e o design visual sejam grandes partes do processo de construção do site, eles são apenas isso; componentes.

Existem muitas outras etapas que entram na criação de uma máquina de geração de leads de alto desempenho.

Pense em copywriting relevante, estratégia de UX e mapeamento da jornada do cliente, codificação e programação avançadas, CRMs integrados e ferramentas de relatórios e muito mais.

Levando tudo isso em consideração, é fundamental entender que só porque um site “está bonito” não significa que seja bom.

O objetivo é ter um recurso que combine branding e criatividade visual com outras funcionalidades e recursos de performance.

Erro comum no design de sites nº 4: Web Design não deveria custar tanto

Com essa lógica, nada deveria custar tanto quanto custa, mas infelizmente, a economia gira e os preços podem aumentar e diminuir de acordo com a situação atual.

Um bom web design não é barato, mas o preço não é injusto. Embora você possa economizar alguns centavos, é importante notar que você receberá pelo que pagou.

O design de sites é um processo complexo que requer conhecimento avançado de estética visual, direitos autorais, linguagens de programação, sistemas de gerenciamento de conteúdo e muito mais.

Qualquer profissional ou equipe que tenha essas habilidades vai cobrar de acordo. Qualquer profissional ou equipe que não tenha essas habilidades vai cobrar menos e você ficará insatisfeito com os resultados.

Resumindo? Se você deseja um design bonito e funcional, deve estar disposto a pagar o preço atual.

Se você economizar em seu investimento, acabará com um site que não é amigável, responsivo a dispositivos móveis ou atraente.

Os visitantes não serão convertidos em leads em um site mal projetado, e o pouco dinheiro que você investir no design nem valerá a pena.

Um site bem projetado, por outro lado, encantará os visitantes, proporcionará uma experiência confortável e contínua e os levará à conversão.

Lembre-se de que seu site não é apenas um outdoor da sua empresa; faz parte de sua estratégia mais ampla de entrada no mercado e precisa fazer mais para impulsionar as vendas.

Ao investir dinheiro em um bom design, você verá o ROI de sua decisão nas conversões do site.

Então, quanto custa um site?

A resposta é: depende.

Depende de uma série de fatores, inclusive considerando o que você quer que seu site seja. Afinal, ele pode ser um blog, um ecommerce, ou um site com todas essas funcionalidades.

Portanto, a melhor maneira de descobrir quanto custa o seu site é fazendo um orçamento.

Saiba mais: Velocidade do Site: Porque é importante no Marketing Digital

Erro comum no design de sites nº 5: Projetar um site não deve demorar tanto

Outro dos equívocos mais comuns em design de sites, este anda de mãos dadas com “web design não deveria custar tanto”.

Seu novo site funcionará como uma base para toda a sua estratégia de marketing. É importante gastar mais tempo fazendo certo do que menos tempo fazendo errado.

Existem algumas maneiras de simplificar o processo ou, pelo menos, obter um site inicial de alto desempenho concluído em um período de tempo razoável.

Entre no design orientado para o crescimento, onde um site é lançado em várias fases; a fase 1 é o produto mínimo viável (a arquitetura e as informações mais pertinentes que seu site precisa executar), a fase 2 são as funcionalidades secundárias e peças de conteúdo, a fase 3 é a otimização adicional e assim por diante.

Os três principais benefícios da abordagem de design orientado para o crescimento são:

  • Você pode lançar em menos tempo! Diga de 3 a 6 meses em vez de 12 a 18 meses, dependendo do tamanho do projeto.
  • É um processo baseado em dados. Entre cada fase, os dados são analisados para acompanhar o progresso em direção às metas de crescimento e ver o que está funcionando e o que não está. Se algo não estiver funcionando, você tem espaço para pensar em uma solução a ser implementada na próxima fase.
  • Ele posiciona seu site como mais do que um projeto de configuração e esquecimento. À medida que sua empresa evolui, seu site também deve. Se você deseja crescimento contínuo, não pode tratar isso como uma tarefa pontual.

Erro comum no design de sites nº 6: Qualquer um pode criar um site

Culpamos isso nos dias de graça das primeiras plataformas de internet e hospedagem que prometem que podem ajudá-lo a criar um site com aparência profissional, sem experiência.

Existem milhões de ferramentas de criação para sites por aí sendo usadas por todos os tipos de pessoas por vários motivos.

E embora, como alguém que não é um web designer, você provavelmente possa se contentar com um site gratuito no WordPress ou no Wix para o seu blog pessoal, isso não vai funcionar mais.

Independentemente do tamanho do seu negócio, estamos no século XXI. Os sites criados por amadores sofrem com a falta de credibilidade.

Por que você precisa contratar uma empresa profissional de web design para o site da sua empresa? Primeiro, o tamanho e a complexidade do seu site.

Uma ferramenta de site gratuita é ótima para um site com uma ou duas páginas, mas o site da sua empresa terá muito mais do que isso em hierarquias complexas.

Você vai querer a ajuda de um profissional para garantir que as páginas sejam organizadas corretamente e sejam encontradas de maneira fácil e intuitiva pelos visitantes do site.

Além disso, as ferramentas do site DIY não terão a funcionalidade necessária para um site profissional.

Recursos como plug-ins para coletar endereços de e-mail ou redirecionamento de visitantes, uma plataforma de comércio eletrônico, páginas de destino ou um tema personalizado para atender à sua marca não estão disponíveis com uma ferramenta padrão de web design.

Se você precisar de algo mais do que postagens de blog padrão ou páginas com texto e imagens – o que sem dúvida você precisará – você vai querer um profissional para construir seu site.

Tenha um ótimo design de site hoje

Quaisquer que sejam seus objetivos de crescimento, estamos aqui para ajudá-lo a encontrá-los.

Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços de design de sites, e evite esses erros comuns que podem estar te atrapalhando.

Visite o site da DUNA hoje mesmo e saiba mais!