8 formas de crescer organicamente no Instagram

Quem ainda acredita que muitos seguidores são a fórmula do sucesso no Instagram, não tem ideia de como crescer na rede social. 

Já faz tempo que o Instagram quer oferecer a melhor experiência para o usuário, inclusive, penaliza os usuários que utilizam trambiques de automação. 

Mas se seguidores não trazem sucesso, o que traz ?

8 jeitos para crescer de forma orgânica no Instagram

Não se preocupe, neste post estaremos dando dicas para o seu perfil crescer de maneira orgânica na rede social. A promoção vai além das curtidas, todo engajamento influência para o crescimento.

Atenção: fique sabendo que é difícil, mas não é impossível.

  • Conheça o público e crie conteúdo

O conteúdo deve ser pensado para os seguidores se identificarem com a marca, e mais importante, se sentirem influenciados. 

Para isso acontecer, é necessário saber qual público se identificará com os produtos ou serviços oferecidos. Por exemplo, se a marca vende aliança, adolescentes não são o nicho de compra, não é mesmo ?

Pode até ser que eles indiquem para algum casal apaixonado, mas não são o foco da ação. A estratégia mais eficiente deve ser focada em atrair pessoas que comprariam as alianças.

Por isso, é preciso saber primeiramente quem é o público da marca, e assim, direcionar o conteúdo para atrair clientes.

  • Hashtag para aumentar o alcance

Boas hashtags são fundamentais para ampliar seu público e o alcance da sua conta. Mas não é para poluir a legenda com um monte delas.

No máximo, use 5 hashtags, sendo elas: relacionada ao produto ou serviço, ao momento da imagem (eventos, dia de semana, modo, tbt, etc.), de contexto (#marketingdigital se o post fala do assunto), de ação (lançamento, promoção, novidade, etc.) e posicionamento da marca.

Não adianta colocar muitas, se nenhuma tiver relação com o que o perfil da marca promove.

  • Emojis

Emojis são a maior moda entre os usuários do Instagram, todos usam e reconhecem como uma ferramenta. 

Quando o emoji aparece no texto, dá um toque de humanização e o outro usuário reconhece. E isso é importante para estabelecer interações entre os perfis. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instagram e veiculada no Tumblr em 2015, 50% das publicações possuem um emoji, pelo menos.

Então, pode usar e abusar dessa técnica nas legendas.

  • Estabeleça relacionamento com seguidores

Dê atenção para seguir perfis de potenciais clientes. Eles são os seguidores engajados que estão nas hashtags usadas pela marca.

Eles também podem ser, os seguidores do concorrente e de marcas de referências ao público, entre outros.

Mas só seguir não faz o engajamento. É preciso curtir, comentar e interagir com o perfil. Dessa forma, será estabelecido um relacionamento com os possíveis clientes e eles seguirão a marca. 

Fotos informais não são profissionais, mas passam a imagem real e causam empatia entre o público. É o famoso “gente como a gente” e ajuda a humanizar a marca para o seguidor.

  • Sorteios

Os sorteios se tornaram extremamente populares e uma ótima forma para ganhar seguidores. 

O prêmio precisa ser algo que gere interesse no público para eles seguirem os regulamentos estabelecidos.

O jeito mais popular é marcando dois ou três amigos, no máximo, na postagem oficial. Uma forma de promoção, porque outras pessoas acabam conhecendo a marca.

Escolha o melhor produto e experimente.

Veja também: Saiba como realizar um sorteio no Instagram


  • Parcerias

Busque por influenciadores do nicho da sua marca e firme parcerias. Eles são um ótimo jeito para o crescimento orgânico no Instagram.

E às vezes, nem todas as parcerias precisam ser pagas. Acordos vantajosos para ambos os lados podem ser feitos.

Entre em contato com eles naturalmente, mande produtos e proponha as parcerias. Alguns se interessarão pela proposta. 

Mas não envie produtos sem entrar em contato, assim a promoção não sairá como o esperado. 

Comece com pequenos influenciadores e pense em toda a ação. Seja ela uma live, indicação no canal, parcerias, entre outras possibilidades. 

  • Divulgação em outros canais

Atualmente, o Instagram é o principal meio de comunicação da marca com o cliente. Mas é sempre bom expandir a forma de contato, focar tudo num só lugar pode ser perigoso.

Se a marca possui outros canais, como site, e-mail, Facebook e Twitter, utilize-os para divulgar o perfil do Instagram, que é o principal meio. 

Nas outras páginas, é possível inserir botões de compartilhamento para direcionar as pessoas para o Instagram. Compartilhe em todos os meios.

O serviço de cruzar os canais de informação ajudará na campanha para novos seguidores.

  • Gerenciamento dos posts e da rede social

É importante manter uma regularidade nas postagens e usar os melhores dias e horários do seu nicho. Além disso, cuide do formato do conteúdo, para melhorar ainda mais a performance.

Isso também ajudará na relevância da página, dando reconhecimento para a marca. 

Para otimizar o tempo e fazer um bom trabalho, considere utilizar um Gestor em Redes Sociais. A Duna – Agência de Marketing Digital oferece esse serviço, entre em contato para saber mais informações. 

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.