Não é segredo que o Instagram é a rede social mais popular do momento para as marcas. Mas ninguém passa o dia inteiro rolando o feed e comentando nas postagens. 

Existem horários em que o engajamento é melhor e seu post terá mais sucesso. Se você colocar no Google, as respostas serão todas pelo período da noite.

Mas um estudo feito pelo site Sprout Social, mostra exatamente qual o melhor horário. De acordo com a pesquisa, o Instagram tem um pico de tráfego no meio da semana, quarta-feira para ser mais exato. 

os melhores horários para postar no Instagram

O fim de semana é o pior momento para postar, o engajamento é bem menor. Olhando o Instagram num todo, fica claro que os melhores momentos são de segunda a sexta, entre 10:00 e 15:00. Observe o gráfico feito pelo site:

  • AM: O período entre 00h e 11:59
  • PM: O período entre 12h e 23:59h
  • Os dados usados na pesquisa são globais.

melhores horarios para postar no instagram

O gráfico mostra que os melhores horários são: quarta-feira às 11h e sexta-feira entre 10h e 11h. E o pior momento é o domingo, o dia inteiro. 

Mas isso não significa que esse gráfico servirá para sua marca. É preciso considerar outros dados baseados no seu nicho. 

Cada conta possui seu público, com horários e hábitos que divergem uns dos outros. Por isso, é necessário pesquisa e testes para entendê-los. 

Para ajudar, a pesquisa tem mais exemplos de horários por segmento para sua marca se basear. Vamos entender melhor abaixo.

  • Os melhores horários para postar:

É preciso postar quando os seguidores estão online. Esse é o melhor horário.

Não existe uma regra quanto a isso, o que pode ser seguido são as dicas para receber o melhor engajamento. Na verdade, você faz o que achar melhor. 

Saber a hora de postar é importante para que o post chegue até o usuário. Por isso, é preciso saber a hora que o seu seguidor estará online.

Isso se deve ao algoritmo do Instagram que prioriza no feed os conteúdos com melhor engajamento. E para que seu post se encaixe nessas regras da rede, ele precisa ter mais que boas CTAs, textos criativos e visual atrativo.

Postando nas horas de maior movimento, seu posts tem melhor aproveitamento e maior alcance. Por isso é importante fazer testes com o seu público. 

Os melhores horários dos stories seguem o mesmo padrão da postagem no feed. O estudo é uma análise comportamental dos usuários e mostra os horários que eles estão dispostos a engajar.

Observe outras referências feitas na pesquisa do Sprout Social:

  • Bens de Consumo:

melhores horarios para postar no instagram

Se sua marca é de bens de consumo, o melhor horário é quarta-feira às 15h. Analisando os dias num todo, terça e sexta também são bons para fazer posts e realizar vendas.

Novamente, o fim de semana é o pior momento para fazer um post sobre os produtos. Sábado ainda tem um pouco de tráfego, porém domingo é um completo deserto na rede.

Para testar o movimento da sua rede, é interessante postar em dias e horários diferentes, como quarta-feira às 15h e sexta-feira às 11h, e analisar o resultado.

  • Educação:

melhores horarios para postar no instagram

Na área da educação, o melhor horário fica na sexta-feira às 10h. A diferença desse para os outros segmentos é o sábado, que recebe um alto tráfego durante o dia.

O horário para fazer um teste na sua rede é das 9h às 21h na quarta, sexta ou sábado. Fora desse intervalo, o movimento é bem baixo.

  • Organização Sem Fins Lucrativos:

melhores horários para postar no Instagram

A tarde é o melhor horário para organizações sem fins lucrativos fazerem suas postagens. Terça-feira, de 13h às 15h, e quarta-feira às 14h são especificamente os horários de maior movimento.

As tardes de sábado tem um engajamento moderado, o pior dia fica para o domingo novamente e os dias da semana antes das 8h e depois das 22h.

  • Tecnologia:

melhores horarios para postar no instagram 5

Para as empresas de tecnologia, as postagens devem começar cedo, junto com o raiar do sol. Os melhores horários ficam entre a quarta-feira, de 6h às 9h, e a sexta-feira, de 7h às 10h.

Além desses horários específicos, o gráfico mostra um engajamento maior durante a terça-feira à noite, quarta-feira à tarde e sexta-feira entre 22h e 00h.

O pior horário começa na tarde de sábado e dura todo o domingo. 

  • Saúde:

melhores horarios para postar no instagram 6

Criar conteúdo envolvendo a área de saúde pode ser um desafio. Em comparação aos outros segmentos, o engajamento é mínimo e o tráfego é quase inexistente. 

O pico acontece na terça-feira às 8h, e a quinta-feira fica em segundo lugar. Por isso, se sua marca faz parte dessa área, é preciso planejar os posts com antecedência.

Além disso, faça testes para saber se o horário também funciona para sua conta.

  • Finanças:

melhores horarios para postar no instagram 7

Apesar do Instagram não parecer a rede social ideal para esse tipo de conteúdo, com a estratégia certa, a marca pode ter reconhecimento.

Os melhores horários para essas postagens são: terça-feira, quarta-feira e sexta-feira, todos à tarde.

Assim como o segmento da saúde, é preciso planejar esses posts para que sejam postados em horários específicos e terem bom engajamento.

O pior dia para postar, é a quinta feira, no qual o tráfego é quase nulo.

  • Recreação:

melhores horarios para postar no instagram

O Instagram é uma rede social feita para compartilhar fotos, por isso, é o lugar perfeito para uma agência de viagens propagar.

O gráfico mostra que a rede tem um enorme tráfego para esse tipo de conteúdo. Mas o pico realmente acontece de segunda à quinta, de 8h às 20h. 

O menor engajamento acontece antes das 6h e depois das 22h, e no domingo por parte do dia.

  • Meios de comunicação:

melhores horarios para postar no instagram

Apesar desses perfis estarem sempre online e postando, existem horários de melhor engajamento. 

Os horários se dividem entre manhã e tarde, sendo assim, de segunda à sexta, de 8h às 10h e 14h às 16h. O menor engajamento ocorre todos os dias, antes das 5h e depois das 21h. 

  • Instagram Insights

Depois de fazer postagens como forma de teste, para saber os horários que mais combinam com o seu perfil e seus seguidores, é possível analisar os dados obtidos no Instagram Insight.

Essa ferramenta oferece as métricas de cada postagem, do perfil e o alcance e visualizações do post para análise de dados.

Para acessar o relatório, acompanhe o passo a passo:

  • No canto superior direito, clique nas três linhas horizontais, seguida pela opção informações e público;
  • Na aba “público”, há cinco opções: crescimento, principais localizações, faixa etária, gênero e seguidores;
  • Vá até a seção dos seguidores, clique em horas para ter acesso aos horários de tráfego, e em dias para ter acesso aos dias de fluxo.

Assim, você poderá observar exatamente em que momento do dia seus seguidores estão mais dispostos a interagir e engajar seus posts. 

Mas atenção: esses dados estão disponíveis somente para as contas profissionais. Para ter acesso a eles, mude para o Instagram for Business

Fique atento ao comportamento do seu público, e interaja com eles sempre que possível. Responda um comentário, reposte um story e responda as mensagens mandadas no direct. Isso mostra que a marca presta atenção no público.

Analise seus seguidores e a sua concorrência. É preciso entender o padrão do seu nicho nas redes sociais. 

Mas se precisar de um gestor de mídias sociais, entre em contato com Duna Marketing Digital para uma consultoria focada na sua marca.

Deixe um comentário com suas dúvidas e experiências!

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com planos e preços para redes sociais;

Gestão de Instagram

Gestão de Canal Youtube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;