Conheça o Facebook Creator Studio e as suas funcionalidades

O Facebook faz atualizações diárias nas suas ferramentas. São mais de dois bilhões de usuários na plataforma e isso se deve ao melhoramento constante feito por Mark Zuckerberg e sua equipe.

As marcas ainda querem se estabelecer no Facebook para atingir outros objetivos e um público maior. E uma aliada para as fanpages é o recurso Facebook Creator Studio, ou estúdio de criação em português.

Conheça o Facebook Creator Studio e as suas funcionalidades

Nesse texto, você descobrirá tudo sobre essa funcionalidade para continuar produzindo conteúdo na rede. 

  •  O que é e como funciona ?

O Facebook Creator Studio serve para facilitar a vida dos criadores de conteúdo e administradores de páginas.

Na sua forma mais básica, é possível publicar posts, organizá-los, responder compromissos, analisar as métricas, agendar publicações e usar datas retroativas. 

O estúdio também inclui o Instagram, que é vinculado ao Facebook. E para quem administra mais de uma página, esse recurso é bom para otimizar o tempo, tendo em vista que as notificações são agrupadas nele e não é preciso entrar nas fanpages para publicar.

São inúmeras funcionalidades. O estúdio possui filtros de conteúdo, como fotos, links, vídeos e textos, para facilitar ações de edição, exclusão e impulsionamento. Os comentários e mensagens são respondidos quase instantaneamente.

Se a página estiver qualificada, é possível se inscrever para monetização. Os anúncios são em vídeos ao vivo e por assinaturas de fãs. Além disso, todas as informações sobre pagamentos ficam agrupadas.

Ainda é possível ver quando o conteúdo é reproduzido, seja de vídeo ou áudio, e lidar com os direitos autorais. 

Além disso, é possível criar vídeos com um acervo de músicas e efeitos sonoros gratuitos para propagação online. 

Para o marketing, essa ferramenta se torna essencial para a otimização de tempo e o aumento da produtividade e organização.

Administrar mais de uma página é uma tarefa difícil, mas o estúdio de criação agrupa todas as informações num só lugar.

  • Como usar ?

É necessário estar logado aqui para acessar o Facebook Creator Studio. A página inicial é assim, com um design claro:

Conheça o Facebook Creator Studio e as suas funcionalidades

 

À esquerda tem um menu com as funcionalidades, ao centro, um espaço para publicações e dados de posts recentes, e à direita, as métricas relevantes para a página.

Para conectar o Instagram ao estúdio, clique no ícone referente ao aplicativo na parte superior da tela.


  • Biblioteca de conteúdo: Nessa parte, é possível ver informações sobre os posts da página, status, datas e detalhes sobre publicações patrocinadas. Para ver todas as especificidades, é só clicar no post. Também tem a aba dos posts programados, com filtros para ajudar na identificação deles, os ícones à esquerda mostram se são links, textos, imagens ou vídeos.


  • Agendamento: Para agendar um post, é preciso clicar no ícone de “+” no canto inferior direito em qualquer página do estúdio. Crie a publicação e no final, clique na seta no botão “publicar”. Entre as opções, clique em “agendar” e escolha a data e hora que será postado automaticamente.


  • Mensagens diretas e comentários: Na aba da Caixa de Entrada, o administrador tem a visão de todas as mensagens enviadas pelo Inbox e comentários feitos nas publicações. É possível fazer exclusão e marcação de spam em massa, e adicioná-las aos favoritos. Para procurar palavras-chave é preciso ir no ícone da lupa e as informações de cada contato ficam no lado direito da página.


  • Trilha sonora: Para ter acesso às trilhas gratuitas, acesse a aba “coleção de sons”, também no lado esquerdo da página. É possível colocar os vídeos e compartilhá-los sem problemas de direitos autorais. Também tem a aba de “efeitos sonoros” e é possível buscar nome de artistas, músicas, gêneros, estilos, etc.

 

  •  Dados: Disponível na aba “informações” com um submenu dividindo as principais métricas em quatro categorias:

Desempenho mostra os dados gerais sobre as postagens da página. A fidelidade é sobre o número de seguidores, taxa de retorno dos fãs e perda de seguidores.

O público é sobre informações demográficas, como idade e gênero das curtidas. Por último, os ganhos para checar os lucros de anúncios em vídeos ao vivo.

O Facebook Creator Studio serve para ajudar o dia a dia dos social media, é uma ferramenta para otimizar o tempo e a organização.

Experimente e conte nos comentários o que achou.

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.