Se você quer saber como investir no canal do YouTube e obter sucesso com seus vídeos, é preciso entender os passos para chegar lá.
A maioria das pessoas pensa no YouTube como um lugar para encontrar vídeos instrutivos, assistir a videoclipes ou passar o tempo.
Outro grupo de pessoas, no entanto, vê o YouTube como uma importante fonte de receita para seus negócios online.
Se você está pensando em investir do canal do YouTube como forma de crescimento pessoal, é importante saber como fazer uma gestão de canal profissional.
Veja neste post tudo que você precisa saber sobre como investir no canal do YouTube!
O que é preciso fazer para investir no canal do YouTube?
- Criar uma conta do YouTube
Antes de começar a ganhar dinheiro com o YouTube, você precisa de uma conta no YouTube. Como o YouTube é uma empresa do Google, é necessário um e-mail do Google ou Gmail para se registrar.
Depois que o registro for concluído e a conta do YouTube estiver ativa, é hora de preencher sua conta, também conhecida como canal, com conteúdo.
A criação de uma conta não o qualifica automaticamente para obter receitas a partir dela.
Os titulares de contas do YouTube devem seguir certas diretrizes, como criar um público e manter um nível específico de envolvimento. Acumular um grupo de seguidores valida por que seu canal deve gerar receita.
- Faça vídeos
Para construir um público e ganhar visualizações, os criadores de conteúdo do YouTube devem desenvolver consistentemente um conteúdo que os seguidores gostem de assistir.
Portanto, o próximo passo é criar vídeos. Não existe um modelo universal para o que funciona e o que não funciona no YouTube.
Alguns dos conteúdos mais populares incluem videoclipes produzidos profissionalmente e vídeos familiares improvisados gravados com um smartphone.
Usar um smartphone é conveniente e eficaz, pois a maioria está equipada com câmeras de qualidade.
A gravação em HD produzirá um vídeo de melhor qualidade, portanto, certifique-se de usar a configuração de qualidade mais alta em seu telefone. Se você quiser um vídeo ainda mais profissional, pode usar uma câmera DSLR e um microfone externo.
Você pode editar seu vídeo com um programa de desktop como o Windows Movie Maker gratuito, o iMovie ou um programa pago como o Adobe Premiere para recursos mais robustos.
O YouTube também possui um editor gratuito com recursos básicos. Ao editar seu vídeo, certifique-se de não usar músicas com direitos autorais. Se fizer isso, seus vídeos não serão qualificados para publicidade no YouTube.
Saiba mais: Quanto custa a edição de vídeo de 1 minuto?
- Fazer upload do seu vídeo e otimizar para SEO
Agora que seu vídeo está completo, é hora de enviar seu vídeo para os servidores do YouTube.
Você pode arrastar e soltar vídeos do seu computador para o uploader ou pode adicioná-los individualmente clicando na seta de upload.
Dependendo do tamanho do seu vídeo e da sua conexão com a Internet, o upload pode durar de alguns segundos a algumas horas.
Você pode enviar vários vídeos de uma só vez, desde que não feche a página de upload em seu navegador.
Quando o seu vídeo for carregado, ou durante o upload, você pode preencher as informações sobre ele. Seja o mais detalhado possível ao criar um título, descrição, categoria e tags.
O YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo, e uma boa otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) pode ser a diferença entre algumas visualizações e alguns milhões de visualizações.
- Promova seu vídeo
Agora que seu vídeo está online, é hora de divulgar. Compartilhe seu vídeo em redes sociais, blogs, fóruns, quadros de mensagens e em qualquer outro lugar online.
Você pode incorporar seu vídeo em outros sites ou criar um link para o vídeo para que os espectadores possam assisti-lo no YouTube. Apenas tome cuidado para evitar spam, pois isso resultaria em menos visualizações para seus vídeos.
Promover seus vídeos ajuda você a ganhar inscritos e visualizações. Aumentar sua base de público deixa você mais perto de ganhar dinheiro com seu conteúdo.
Assim que seu canal estiver ativo e você tiver um catálogo de conteúdo e um público cativo, você estará pronto para monetizar seus vídeos.
- Programa de parceria do YouTube
O processo de monetização começa com uma inscrição no Programa de Parceria do YouTube, que permite ao titular da conta ganhar dinheiro com seu conteúdo (a partir de anúncios e assinantes) e concede acesso exclusivo a recursos e ferramentas, como o AdSense.
A aceitação do YouTube exige que o titular da conta do YouTube esteja em situação regular, tenha um mínimo de 4.000 horas de exibição pública nos últimos 12 meses e tenha pelo menos 1.000 inscritos.
Uma vez aceito no programa de parceria do YouTube, você pode se inscrever em uma conta do Google Ads.
O Google Ads é o principal mecanismo de publicidade que o Google usa em seus próprios sites e sites de parceiros, incluindo o YouTube.
Ao criar sua conta do Google Ads, você precisará inserir informações de pagamento e fornecer informações de relatórios fiscais, como número do seguro social ou número de identificação do funcionário para o seu negócio.
Os titulares de contas do YouTube podem optar por gerar receita com seus vídeos ativando ou desativando o recurso de monetização.
Seus ganhos do Ads são determinados pelo número de visualizações que o vídeo recebe, quais anunciantes aparecem em seu vídeo e quantas vezes os anúncios são clicados.
Alto engajamento e cliques são mais importantes do que o total de visualizações, mas quanto mais visualizações você receber, maior a probabilidade de cliques.
Dependendo dos níveis de envolvimento do seu vídeo, você pode ganhar de 30 centavos a US$ 10(dólares) por 1.000 visualizações.
Fazer vídeos que as pessoas assistirão ativamente até o final renderá mais do que um vídeo em que as pessoas clicam após apenas alguns segundos.
Saiba mais: Quais os melhores nichos para canal no YouTube?
Quais são as outras fontes de receita do YouTube?
No YouTube existem outras formas de receber um retorno financeiro, então se você quer investir no canal do YouTube, é interessante saber como ganhar dinheiro com um canal na plataforma.
Veja abaixo algumas maneiras:
- Patrocínio
Os criadores de conteúdo do YouTube têm outras maneiras de gerar receita além de anúncios e assinantes.
As marcas costumam procurar influenciadores para promover seus produtos e serviços.
Com o grande número de usuários que o YouTube atrai, sua plataforma é ótima para publicidade. Terceiros podem capitalizar a base de usuários do YouTube por meio de acordos de patrocínio com os titulares de suas contas.
Tornar-se um patrocinador de uma marca pode ser uma opção lucrativa para os YouTubers, pois as empresas os pagam para atuar como patrocinadores da marca, promovendo a empresa, produto ou serviço em seus vídeos.
O YouTuber geralmente promove o produto sem garantias, e o patrocínio geralmente é incorporado a vídeos de conteúdo não relacionado.
- Ter contrato com marcas
Assim como os patrocínios, os endossos são garantidos por acordos entre terceiros e o influenciador do YouTube.
Ao contrário do patrocínio em que o YouTuber apenas promove uma oferta, um endosso é uma promoção com o selo de aprovação do YouTuber.
Eles defendem suas reivindicações sobre o produto e emitem uma forma de garantia para seu público-alvo. Em troca de endossar um produto, empresa ou serviço, o influenciador recebe uma taxa.
- Produtos de YouTubers
Os influenciadores do YouTube com um canal popular e uma grande base de fãs podem obter mais lucro, ao fazer merchandising.
Merchandising, é basicamente, quando um YouTubers popular faz uma série de produtos, como camisetas e bonés.
Isso ajuda a conectar os fãs aos canal e podem criar um sentimento mais profundo de lealdade entre eles.
Saiba mais: 6 Motivos para ter um canal do YouTube para sua empresa
Quantas visualizações você precisa no YouTube para ganhar dinheiro?
Para gerar receita com vídeos, o YouTuber deve ser membro do Programa de Parcerias do YouTube, que exige pelo menos 4.000 horas de exibição pública nos últimos 12 meses e limites específicos de assinantes.
Quantos inscritos você precisa para ganhar dinheiro no YouTube?
Para começar a ganhar dinheiro no YouTube, o titular da conta deve fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube, que exige que a conta tenha pelo menos 1.000 inscritos.
Como você pode ganhar dinheiro no YouTube sem fazer vídeos?
Além de fazer vídeos, você pode ganhar dinheiro no YouTube de várias maneiras, como vendendo mercadorias, via Super Chat e assinaturas de canais.
Os membros do canal são assinaturas pagas em que os assinantes obtêm acesso a conteúdo exclusivo e outros recursos.
O superchat é outra forma de os criadores de conteúdo obterem receitas. Os espectadores pagam uma taxa para ter seus comentários fixados em um feed de bate-papo por um período específico, e uma parte dessa taxa é paga ao criador do conteúdo.
Quão difícil é ganhar dinheiro no YouTube?
O YouTube tem critérios específicos para começar a monetizar vídeos. Como iniciante, pode ser difícil atender a esses requisitos conforme você encontra seu nicho na comunidade do YouTube.
Seu conteúdo carregado deve ser criativo o suficiente e digno de visualização para atrair espectadores e assinantes.
Para começar a ganhar dinheiro no YouTube, você deve ser membro do YouTube Partner Program, que exige que o usuário tenha pelo menos 1.000 inscritos e pelo menos 4.000 horas de exibição pública nos últimos 12 meses.
Para gerar mais receita, um YouTuber deve gerenciar sua conta para aumentar a popularidade de sua página.
Conclusão
Enquanto seus vídeos estiverem sendo assistidos, a receita do YouTube é passiva após a postagem do vídeo.
Acompanhe quais vídeos têm o melhor desempenho e crie vídeos com um tópico semelhante. Dessa forma, a medida que seus vídeos fazem mais sucesso, o seu projeto inicial de investir no canal do YouTube passar a render mais lucros.
Ter uma agência de marketing digital ao seu lado nessa jornada é uma ótima maneira de otimizar o tempo que você vai investir no canal do YouTube.
Uma boa gestão de canal, te ajuda editando e organizando seus vídeos para deixá-los com qualidade profissional!
Visite o nosso site clicando nos links e saiba mais!
Índice do conteúdo!