Como Fazer um Podcast para o seu Negócio em 10 Passos  

Com os dias cada vez mais atarefados, as pessoas ficam sem tempo até para se entreterem ou se informarem.

É aí que entra o podcast, um conteúdo em áudio que pode abranger os mais variados assuntos.

Esse tipo de conteúdo tem se popularizado bastante nos últimos anos, vide a necessidade de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

O podcast permite que você tenha acesso a informações enquanto está ocupado com outra coisa, seja ela dirigindo, lavando a louça, ou simplesmente relaxando em casa.

Essa popularidade também se deve à crescente necessidade de se manter informado em um mundo cada vez mais cheio de informações.

Se você tem curiosidade sobre o podcast ou gostaria de fazer o seu, este artigo trará as informações necessárias para dar início a um podcast.

Como Fazer um Podcast para o seu Negócio em 10 Passos

 

 

Por que começar um podcast?

Fazer um podcast leva tempo e persistência para que você veja os benefícios, então, quando você começar, comprometa-se a longo prazo e você colherá os frutos mais adiante.

Você pode querer começar um podcast para marketing ou pode estar pensando em começar um como um hobby.

Talvez você tenha um negócio e queira usar o podcast como outro formato de compartilhar conteúdo.

Para todos os diferentes usos, o podcast irá aproximá-lo de seu público ou clientes em potencial.

Se você pensar na quantidade de tempo que as pessoas passam ouvindo um podcast versus lendo seu blog ou assistindo a um vídeo, pode ser de 10 a 15 vezes mais.

Um vídeo pode ter 5 minutos de duração, mas um podcast pode ter 50 minutos.

Pense nas informações extras que você pode incluir nesse período de tempo, na quantidade de coisas que você pode ensinar ou no tipo de relacionamento que você seria capaz de construir.

Os podcasts também têm outros benefícios, que apenas esse formato pode proporcionar.

Pode ajudá-lo a construir uma rede em seu setor ou área de especialização e você pode conversar com pessoas que nunca pensou que seria capaz.

Uma vez que os podcasts estão em alta agora, ter o seu próprio pode ajudar a colocar a sua marca no mercado.

Em seguida, vem o elemento de reaproveitamento de conteúdo. Você pode incluir trechos do seu podcast em outros formatos, aumentando o seu alcance ainda mais!

Se você gravar um podcast de 60 minutos (por exemplo) com vídeo, poderá postá-lo no YouTube, fazer uma postagem no blog, um tópico do Twitter, um Reel do Instagram ou uma postagem na sua comunidade favorita.

Como escolher o formato de podcast

Antes de começar o seu podcast, você precisa ter uma ideia concreta e única e um formato que o destaque. Como você pode ser original?

Tente evitar os formatos usuais de uma entrevista com um convidado de 1 hora ou de 2 co- apresentadores conversando sobre um tópico.

Existem muitos podcasts por aí e você pode se perder em um mar de programas de entrevista se não vier com algo novo.

Por outro lado, não perca muito tempo pensando nisso. Se você está preenchendo uma lacuna no mercado ou setor que ainda não foi explorado, vá em frente.

Você pode pegar um formato normal e dar um pequeno toque nele; digamos que todos os programas em seu nicho são bastante longos, talvez você possa introduzir um formato mais curto.

Aqui está uma lista de formatos mais populares:

  • Entrevista
  • Notícias
  • Co-hospedado
  • Narrativa
  • Documentário

Os podcasts devem ser divertidos, então certifique-se de fazer seu programa sobre algo de que você realmente gosta.

Crie uma lista de todas as suas ideias para nomes e formatos e, em seguida, comece a fazer um brainstorm para decidir qual é o seu favorito.

Ao decidir seu formato, também pode ser útil pensar sobre sua duração e frequência de publicação.

Pense no seu público, ele prefere um show de 2 horas ou de 2 minutos? Eles gostariam de ouvir o programa uma vez por semana ou uma vez por dia?

Como criar um podcast para o seu negócio

  1. Encontre o seu nicho

A primeira etapa é decidir qual será o foco do seu podcast. Você precisa encontrar um meio termo entre um tópico que é amplo o suficiente para que você possa explorar muitos aspectos diferentes dele e um que é estreito o suficiente para atrair um público com esse interesse específico.

Nunca é uma boa ideia fazer um conteúdo para todo mundo, você deve encontrar o seu público-alvo e focar nele, para aumentar as suas chances de receber engajamento.

Ao apresentar conteúdo de qualidade direcionado a um grupo específico de pessoas que desejam esse conteúdo, você encontrará sua voz e começará a aumentar seu público

Crie um nicho no qual você possa falar com facilidade e autoridade por longos períodos em uma linguagem informal e envolvente.

  1. Escolha um nome

Existem algumas maneiras de selecionar um nome para o seu podcast. Você pode criar um título descritivo que seja autoexplicativo.

Outra opção é criar algo realmente inteligente e cativante, mas certifique-se de que oferece uma conexão clara com o seu nicho.

O nome precisa ser imediatamente reconhecível para os ouvintes que procuram informações sobre o seu tópico.

Embora seja tentador, evite incluir seu próprio nome no título. Isso só funciona se você já tiver um grande reconhecimento de nome entre seu público.

  1. Decida a duração

A duração do seu podcast é determinada pelo quanto você tem a dizer sobre um tópico e pelas necessidades do seu público.

Existem podcasts de cinco minutos que apelam a um certo tipo de ouvinte e podcasts de quatro horas que oferecem cobertura detalhada de um problema específico.

O podcast típico tende a ter 20-45 minutos, normalmente a mesma duração do trajeto médio.

Descubra o que funciona para você e não tenha medo de variar o comprimento quando necessário.

O que você não quer fazer é esticar o material para caber em um cronograma rígido ou, inversamente, colocar tantas informações em um episódio que sobrecarrega os ouvintes.

O objetivo de um podcast é conectar-se com os ouvintes e construir uma comunidade ao longo do tempo.

As pessoas investem seu tempo para ouvir o que você tem a dizer, então faça valer a pena.

  1. Descubra a frequência ideal

Seu conteúdo determinará com que frequência você lança novos episódios. No entanto, se você está tentando construir uma marca ou ganhar mais seguidores, considere gravar e publicar um episódio a cada semana.

Com qualquer conteúdo postado na internet, seja ele nas redes sociais ou um podcast, ter uma programação regular é essencial.

  1. Conteúdo

O conteúdo deve ser relacionado ao seu setor e deve ser bem planejado. Manter um checklist com os assuntos principais te ajudará a manter o foco na hora de gravar o podcast.

Tente diversificar o conteúdo, mas ainda assim mantê-lo no tema principal, o mais importante é manter os ouvintes interessados.

Saiba mais: Como fazer um Storytelling Incrível para o seu Negócio 

  1. Equipamento

Você não precisa de um estúdio profissional com equipamentos sofisticados para gravar um podcast.

Tudo o que é necessário é um computador ou outro aparelho, software de edição e gravação de áudio e um microfone de alta qualidade para gravar o áudio.

Uma das plataformas mais utilizadas é a Audacity, um software livre profissional, que está disponível para Windows.

  1. Conduzindo entrevistas

Se você estiver entrevistando convidados em seu programa, precisará fazer uma lista de convidados em potencial e entrar em contato com eles o mais rápido possível.

Se você tem convidados remotos, o Skype permite gravar chamadas, e a qualidade é muito melhor do que a dos smartphones, além de que as conexões geralmente são boas.

No entanto, existem toneladas de ferramentas no mercado para gravar entrevistas de podcast que você pode verificar, incluindo Ringr, Zoom e Zencastr.

Além das ferramentas técnicas necessárias para gravar entrevistas, estão as habilidades de que você precisa para obter informações de seus convidados.

Como entrevistador, você precisa construir um relacionamento natural e fluido com os convidados, mantendo-os no tópico.

  1. Edição

Como citamos anteriormente você pode editar o seu podcast com um software como o Audacity, ou qualquer outro da sua escolha.

No software, você terá acesso a diferentes efeitos como:

Ampliar: aumenta o volume

Redução de ruído: elimina possíveis ruídos no áudio

Compressor: ajuda a nivelar os picos altos e baixos

Normalizar: aumenta ao máximo os picos de volume sem perder qualidade

Equalização: ajusta os graves e agudos

  1. Publicar

Existem diferentes plataformas que se dão bem com podcast, as mais utilizadas são o Spotify e também o Soundcloud, que são perfeitas para podcast gravado em áudio.

No Spotify a hospedagem do podcast pode ser feita pelo Anchor, lá você também encontrará opções de edição e gravação.

Essa plataforma é gratuita e tem hospedagem ilimitada, então vale a pena conferir!

Já no Soundcloud, basta criar uma conta para hospedar seus podcasts. O tempo limite gratuito de armazenamento é de 3 horas de áudio.

Outras maneiras de distribuir o seu podcast, é fazendo lives, esse é outro segmento que vem se popularizando ultimamente.

Plataformas como Twitch e YouTube são hospedeiros frequentes para podcasts, e o melhor é que se você gravar o podcast em formato de vídeo, dá para compartilhar o conteúdo em mais plataformas.

  1. Divulgação

Por fim, agora que você já tem as etapas para fazer o seu podcast, outro ponto muito importante é a divulgação.

Não deixe de divulgar o podcast em suas redes sociais, outra ideia legal é ter uma landing page que o ouvinte pode visitar para ter mais informações.

A divulgação é a maneira com que o seu podcast ganhará mais ouvintes, então não deixe de ter diferentes plataformas para fazer isso.

Conclusão

O podcast permite que você construa um relacionamento com seu público, o que pode abrir portas para novas oportunidades.

Talvez o mais importante, o podcast ajuda a estabelecer você como um especialista em sua área ou setor por meio dos seus esforços para se aprofundar em questões relevantes durante o programa.

Você pode se tornar uma voz confiável que outras pessoas procuram para obter ideias e conselhos.

Sua marca crescerá conforme você se conecta e se envolve com os ouvintes e fornece a eles as informações de que mais precisam.

Por esse motivo, fazer um podcast pode ser o diferencial para o seu negócio e te ajudar a alcançar mais pessoas!

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal YouTube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Gestão de redes sociais planos e valores

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.