O que é Instagram Reels e Como Usá-lo no Marketing Digital

O Instagram Reels é um formato de conteúdo que permite criar e compartilhar vídeos curtos e envolventes que, ao contrário do Instagram Stories, não desaparecem após 24 horas.

O Reels apareceu como a resposta do Instagram para o sucesso da plataforma TikTok, mas hoje, o Reels tem se popularizado por conta própria.

Então, o que é Instagram Reels? Como funciona no marketing digital? Descubra tudo sobre o Instagram Reels neste post.

O que é Instagram Reels e Como Usá-lo no Marketing Digital

O que é Instagram Reels?

Se você tiver uma conta no TikTok, já está familiarizado com o formato dos Reels.

Os Instagram Reels são vídeos curtos que duram apenas 30 segundos e com os quais você descobrirá seu lado mais criativo: você pode adicionar seus próprios efeitos, músicas ou áudios para criar conteúdo.

Como você pode ver, é um recurso extra para você continuar usando o aplicativo Instagram.

Antes de nos aprofundarmos em como fazer o upload dos Reels, contaremos algumas coisas que você deve saber sobre esse novo recurso.

  • O formato dos vídeos pode ser vertical ou horizontal

Você pode enviar esses tipos de vídeos nos formatos vertical e horizontal. Claro que o ideal é fazê-lo na vertical, já que ocupa toda a tela do dispositivo móvel.

  • Você pode encontrar bobinas de duas maneiras diferentes

Os Reels podem ser encontrados na seção explorar do seu Instagram. Nesta seção, você pode ver os vídeos que o Instagram mostra de acordo com seus interesses.

Se você quiser conferir os reels de um perfil específico, basta entrar na conta e clicar no ícone “Reels” ao lado do feed e dos vídeos.

  • Os Reels permitem a interação

Como em qualquer tipo de publicação do Instagram, você pode interagir com os reels: curtir, comentar, adicionar ao seu story ou enviar de forma privada para outro usuário como as principais opções.

Em seguida, no botão de três pontinhos na parte inferior da tela você pode salvar a postagem, copiar o link ou compartilhar diretamente com outros aplicativos como WhatsApp, Twitter ou e-mail.

Você pode até responder a um usuário nos comentários do Instagram Reels… gravando outro Reel. Essa opção é útil para dar relevância à pergunta do usuário e criar novos conteúdos.

Clique em Responder (no comentário)> Clique no botão da câmera do lado esquerdo e grave sua resposta.

Você tem todas as opções usuais para gravar reels e pode adicionar o comentário para dar algum contexto aos espectadores.

  • Reels é uma ferramenta

Atualmente, o Reels é apenas uma extensão para criar conteúdo no Instagram. Não possui um aplicativo separado para criar os reels.

Como você pode gravar ou fazer upload de seus reels? Vamos dar uma olhada.

Saiba mais: Marketing de Conteúdo: Aprenda O que é e Como fazer Hoje!

Como gravar Reels no Instagram

Se você chegou a esta etapa, significa que está realmente interessado em compartilhar conteúdo para seu perfil do Instagram.

Para fazer o upload dos reels para o Instagram você tem duas formas de fazer isso: através do próprio aplicativo ou gravando seu vídeo externamente.

Como gravar Reels no aplicativo

1) Entre no aplicativo Instagram e toque no botão como se fosse compartilhar um story.

2) Na parte inferior da tela, percorra as diferentes opções de story até chegar a “Reels”.

O que é Instagram Reels e Como Usá-lo no Marketing Digital
O que é Instagram Reels e Como Usá-lo no Marketing Digital — Foto: Reprodução/Marvin Costa

3) Na coluna da esquerda, você pode escolher o filtro que deseja para seus reels, a música, a velocidade de gravação ou se deseja usar um temporizador.

O que é Instagram Reels e Como Usá-lo no Marketing Digital
O que é Instagram Reels e Como Usá-lo no Marketing Digital — Foto: Reprodução/Marvin Costa

4) Uma vez que todos os elementos tenham sido escolhidos, você pode começar a gravar. É só tocar no botão no centro da tela e manter pressionado durante a gravação.

5) Quando você terminar de gravar, duas opções aparecerão na tela. Uma seta para a esquerda ”, onde você pode encurtar o vídeo, e uma seta para a direita ” para baixar os reels no celular, adicionar adesivos, linhas ou textos.

O que é Instagram Reels e Como Usá-lo no Marketing Digital
O que é Instagram Reels e Como Usá-lo no Marketing Digital — Foto: Reprodução/Marvin Costa

6) O próximo passo será adicionar uma foto de capa, que pode ser um momento do vídeo que você gravou ou uma imagem que você criou e tem no seu celular.

7) Por fim, adicione um texto descritivo aos seus reels, sobre o que é o vídeo, as hashtags relacionadas ou mencionando outros perfis que você deseja.

8) Compartilhe!

Por que criar Reels no Instagram

Agora que você vai gravar seus vídeos, pode acabar se perguntando se realmente vale a pena gastar tempo criando reels?

O simples seria dizer que é útil porque você vai criar conteúdo para o seu Instagram e isso é sempre bom.

No entanto, queremos dar mais motivos para incluir esse recurso em sua estratégia de conteúdo do Instagram.

  • Você alcançará novos usuários

Toda vez que o Instagram anuncia um novo recurso, o número de downloads de aplicativos e o tempo de uso aumentam.

Os números não mentem, de acordo com dados do Influencer Marketing Hub, o Instagram teve uma média de 100 milhões de usuários ativos por dia após o lançamento de Reels na Índia.

Os usuários gostam do conteúdo que os reels oferecem. E você, como marca pessoal ou como negócio online, deve estar presente para atingir um público maior.

  • Você vai gerar interações

Reels são vídeos curtos onde o objetivo principal é ser divertido e despreocupado para entreter os usuários.

Compartilhar esses tipos de vídeos aumentará o número de interações com sua postagem: curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos. Isso melhorará a presença do seu perfil no Instagram.

  • Você vai se conectar com seu público

Esse conteúdo é diferente dos posts ou stories padrão, mais divertido, você pode atrair um novo tipo de público e poderá se conectar com seus seguidores de outra forma.

Se o tom da sua marca permitir, você pode mostrar aos seus seguidores de uma forma diferente do conteúdo usual que você compartilha.

Assim, você fortalecerá o compromisso deles com o seu perfil e manterá uma grande comunidade.

Você já tem vários motivos para incorporar reels em sua estratégia de conteúdo. Você só precisa começar a gravá-los. Que tipo de vídeos você pode gravar para reels? Veja abaixo.

Saiba mais: Redes sociais mais usadas para marketing digital!

Ideias de conteúdo para o Reels

Como mencionamos anteriormente, os reels são vídeos em tom bem-humorado e despreocupado, para divertir tanto quem grava o conteúdo quanto para quem assiste.

Aqui propomos algumas ideias para seus reels do Instagram.

Danças divertidas

É fato: se um usuário se grava dançando, o vídeo tem boas chances de viralizar e todos vão querer fazer o mesmo. Além disso, se a música for atual, o impacto do reel pode ser ainda maior.

As danças são conteúdos virais, divertidos e normalmente geram muitas interações. Eles destacam a simpatia da marca e ajudam a humanizá-la.

Mostre os produtos que você vende

Embora você tenha apenas 30 segundos de tempo para seus reels, as possibilidades são interessantes para o seu negócio online.

Uma delas é mostrar os produtos que você vende, principalmente se for roupas, onde os usuários podem ver como ficam.

Você também pode aproveitá-lo e incluí-lo em sua loja do Instagram ou trazer tráfego para seu site com o link na bio.

Receitas de comida

Esse tipo de conteúdo é comum no Instagram, tanto em stories quanto em publicações padrão.

Em reels você pode compartilhar receitas rápidas para cafés da manhã, lanches ou jantares que seus seguidores irão apreciar.

Você tem pouco tempo, por isso é ideal que você se concentre no que é importante na receita e na descrição adicione os ingredientes e as instruções.

Desafios virais

Os desafios são um clássico no Instagram. Tanto que o aplicativo até criou uma categoria de figurinhas nos stories para compartilhá-los.

E os reels não ficam muito atrás. Desafios de dança, poses estranhas, saltos impossíveis, entre outros, tornaram-se uma ótima opção graças às possibilidades de edição.

Essas são apenas algumas ideias que você pode usar para criar conteúdo baseado no tom da sua marca ou do seu setor de negócios.

De qualquer forma, se um dia você acordar com falta de ideias, basta fazer um tour pela seção do reels e se inspirar no conteúdo que outros usuários criaram.

Os Reels são uma ótima oportunidade para criar conteúdo no Instagram e ganhar novos seguidores e atingir um público maior.

Tanto para as marcas como para o usuário comum, essa ferramenta pode ser bem divertida para o público e para o criador.

Aproveite que o conteúdo em vídeo está em alta e crie reels para se destacar na plataforma!

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!