Growth Hacking: O que é e dicas de como usar essa estratégia

Growth hacking é um conceito de marketing que envolve a busca pelo crescimento acelerado das empresas. Vamos ver dicas de como fazer isso!

Essa estratégia, quando aplicada em um plano de marketing, pode ter resultados incríveis tanto para a empresa como para suas plataformas de comunicação.

Se você possui uma empresa ou startup pequena provavelmente deseja crescer os seus negócios em algum momento, mas talvez não faça ideia de como fazer isso.

Neste post, veremos o que é e como fazer growth hacking. Continue lendo para saber mais!

Growth Hacking: O que é e dicas de como usar essa estratégia

O que é growth hacking?

A definição de growth hacking não é fácil de entender, mas essencialmente significa experimentar diferentes táticas de marketing rapidamente, utilizando campanhas de publicidade, tomando decisões de web design e outros recursos para converter leads rapidamente e gerar vendas.

Quando se trata de growth hacking, se torna menos importante levar em consideração o custo-benefício, e as despesas relacionadas a marketing e publicidade ou qualquer outra métrica.

Por definição, essa estratégia se concentra quase exclusivamente em crescimento.

O objetivo é tentar processos experimentais, aceitá-los ou descartá-los e passar para a próxima coisa. Não há objetivo de longo prazo aqui além do crescimento.

Por que isso importa? Porque o crescimento pode fazer ou quebrar um negócio pequeno ou incipiente.

Você já deve ter ouvido falar que muitos restaurantes fecham suas portas alguns meses após a abertura. Isso porque eles não conseguiram alcançar crescimento suficiente para gerar lucro.

Saiba mais: Metodologia Ágil: O que é e como funciona na prática hoje?

E o que é um growth hacker?  

Um growth hacker é alguém que prioriza o crescimento sobre todas as outras métricas.

Em vez de se concentrar em métricas específicas, o growth hacker tenta alcançar o crescimento no maior número possível de métricas, geralmente usando marketing de baixo custo para alcançar esses resultados.

Uma startup, por exemplo, pode crescer rapidamente por meio de uma enxurrada de publicidade paga.

Embora os growth hackers não considerem o custo em si para decidir como proceder, eles não podem gastar dinheiro que não têm.

Essas estratégias podem incluir marketing de conteúdo, grandes descontos em produtos ou serviços, grandes incentivos, redes sociais e táticas semelhantes. Seu principal ativo é muitas vezes a criatividade.

Agora que elaboramos o que é growth hacking e o que um growth hacker faz, precisamos entender como isso funciona nas redes sociais, então detalharemos isso abaixo:

Como fazer growth hacking para sua empresa

Existem muitas opções hoje em dia quando o assunto é marketing digital, portanto existem diversos caminhos que podem ser usados para fins de growth hacking.

Confira nosso post sobre marketing digital e saiba mais sobre as melhores plataformas de marketing!

Agora vamos ver as dicas de como aplicar essa metodologia na prática, confira!

  • Comece postando com mais frequência

Você já deve ter visto essa dica voltada para as redes sociais, e tem um motivo para que ela seja propagada tantas vezes, é porque ela funciona!

Postar frequentemente, (preferencialmente, conteúdo de qualidade), fará com que seus seguidores saibam que você sempre terá conteúdo.

E caso você não tenha conteúdo ainda, postar mais de uma vez por semana o ajudará a alcançar mais pessoas para segui-lo.

Em termos de growth hacking, o conteúdo e a frequência que você posta são a base para tudo.

Escolha uma ou duas plataformas e comece a criar conteúdo, melhor ainda se você puder repostar seu conteúdo nas duas.]

Pode ser desde um perfil de redes sociais, um blog ou até mesmo no YouTube, dê uma olhada na gestão de canal YouTube e veja seus benefícios!

  • Crie um planejamento

O planejamento é muito importante quando se trata de criar conteúdo, no caso dessa estratégia, nós já temos o objetivo, crescer muito de forma rápida.

Com um objetivo já em mente, fica mais fácil montar um plano. Pense no que você quer alcançar e vá em busca de soluções para colocar a ideia em prática.

Não esqueça de levar em consideração o tipo de conteúdo que você quer relacionado a sua marca, as cores, símbolos, estilos, e até mesmo legendas que melhor se encaixam com o seu branding.

  • Use outros métodos para se auto divulgar

A partir do momento que você postar o seu primeiro conteúdo, já comece a procurar maneiras de atrair pessoas para sua plataforma.

Comente em outros perfis do mesmo nicho que o seu, melhor ainda se você for rápido e conseguir ser o primeiro a comentar algo engraçado ou interessante.

Assim, todas as pessoas que verem o post, provavelmente verão seu comentário, e se gostarem, irão visitar seu perfil, e talvez passar a segui-lo.

Outra maneira de crescer rápido nas redes sociais, principalmente para as empresas, é o uso do tráfego pago.

Muitas redes sociais oferecem a oportunidade de criar anúncios na plataforma por um determinado valor.

Criar uma campanha dessas ajudará as pessoas a encontrarem, não só o seu perfil mas também a sua marca.

O melhor de tudo é que as propagandas nas redes sociais são voltadas para o público que já demonstra interesse em nichos parecidos.

Isso aumenta as chances de ser bem sucedido em suas campanhas de marketing.

  • Use a sua marca como conteúdo

Se a sua marca é voltada ao comércio de produtos e serviços de beleza, por exemplo, utilize isso para impulsionar o seu conteúdo e atrair mais interessados.

Um exemplo muito comum são os salões de beleza, muitas pessoas se interessam por um conteúdo bem feito voltado a esse ramo.

Até mesmo procurando por meio das hashtags ou palavras-chave por esse conteúdo em específico.

Use a sua marca como conteúdo principal de seu perfil, seja ela uma loja de roupas, serviços de um personal trainer, o consultório de um psicólogo, ou o que for.

Seja criativo e mostre como os seus serviços funcionam na prática, assim, as pessoas saberão o que esperar quando os contratar.

  • Contrate uma agência de marketing digital

Uma agência de marketing digital poderá ajudá-lo a crescer suas redes sociais rapidamente.

No serviço de gestão de redes sociais da nossa Agência de Marketing Digital DUNA nós oferecemos a criação de conteúdo com base em seus objetivos.

Ademais, também fazemos gestão de tráfego pago para impulsionar ainda mais a sua marca e te ajudar a conquistar mais clientes.

Somos uma agência voltada para pequenos e médios empresários que buscam crescer suas empresas com o marketing digital, por isso, oferecemos planos com ótimo custo-benefício pensado justamente no perfil de nossos clientes.

Conheça mais sobre nossos serviços visitando o nosso site e conferindo os nossos planos e preços.

Estamos dispostos a ajudá-lo em sua estratégia de growth hacking nas redes sociais hoje mesmo!

Conclusão

A estratégia de growth hacking é uma maneira incrível de crescer uma empresa rapidamente, e isso só se tornou possível graças ao marketing digital.

Para aumentar as chances de seu conteúdo ter sucesso nos seus canais digitais, siga todas as nossas dicas e confira mais posts do blog para saber mais sobre redes sociais, SEO, marketing digital, etc.

Essas foram as nossas dicas de como fazer growth hacking. Essas foram maneiras de buscar o crescimento mais rápido usando essas plataformas e por conseguinte ter mais vendas e retorno sobre o investimento.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!