A foto do perfil chama atenção dos seguidores e aumenta o reconhecimento da marca. Um bom logo, faz com que a marca seja reconhecida em outras plataformas. A foto é essencial para a estratégia de marca.

Para os perfis pessoais, não faz diferença a imagem usada, mas influencers e marcas precisam usar uma foto para se destacarem.

usar a foto do perfil no Instagram como marketing

Usar algo associado ao seu serviço é um posicionamento de marca, e isso fortalece o branding. É dessa forma que as empresas são lembradas nas redes sociais.

Para ajudar nessa questão, separamos cinco dicas que irão contribuir na otimização da foto do perfil do Instagram.

  • Troque sempre que tiver atualização

A foto do perfil precisa estar atualizada para facilitar que as pessoas achem a marca nas redes sociais. Então, sempre que o logo for alterado, mude no Instagram também.

Se não houver essa troca, é capaz do seus seguidores ficarem desconfiados achando que estão seguindo um fake.

A foto deve representar os objetivos atuais da marca, além de ser identificável por todos que a acompanham. Dessa forma, a visibilidade aumenta. 

Para entender como isso acontece na prática, observe a evolução do logotipo da Shell.

usar a foto do perfil no Instagram como marketing

  • O que é importante para marca

A foto do perfil deve conversar com outros elementos da identidade visual da marca. Veja o exemplo da Converse, produtora do All Star.

A marca possui um estilo minimalista, limpo e sem muitos adereços, com um símbolo facilmente reconhecido no mundo todo. Logo, sua imagem representa isso.

O alinhamento de toda comunicação visual facilita o reconhecimento, mesmo quando a marca opta pela simplicidade. Além de aumentar as chances de ser verificado no Instagram.

usar a foto do perfil no Instagram como marketing

 

  • Simples

Se não optar pela simplicidade, evite a poluição visual. Muita informação em uma uma não atrai clientes.

A opção ideal é criar algo que remete a marca, mas de forma singela. Veja o exemplo do Nubank nesse caso e como eles usam o roxo.

usar a foto do perfil no Instagram como marketing

 

Lei também: Saiba como redimensionar as fotos para o Instagram

  • Preserve o padrão da marca

Padronize todo o perfil no Instagram com a identidade visual da marca, para fortalecê-la e torná-la reconhecível em todas as redes sociais.

Observe o exemplo da Nike, uma marca estabelecida no mercado, por isso, ela não precisa de nada além do pequeno logo. 

Não estamos dizendo para você seguir o que a Nike fez, tendo em vista que ela já está estabelecida, mas observar que o logo está diretamente ligado ao produto oferecido e a identidade visual.

usar a foto do perfil no Instagram como marketing

  • 60% do frame é rosto

Para os influenciadores digitais, não existe a opção de logotipo. Então, o rosto é a parte principal dessa foto de perfil. 

Ele deve compor 60% do frame da imagem, é o tamanho ideal para que tudo fique visível, para facilitar a identificação da conta e chamar a atenção dos usuários. 

A dica é utilizar fotos em primeiro plano, recortada na altura do ombro para evidenciar o rosto. Veja o exemplo do Whindersson Nunes.

usar a foto do perfil no Instagram como marketing

 

Seguindo as dicas acima, será possível otimizar a foto de perfil e utilizá-la nas estratégias de Marketing. É um elemento fundamental para comunicação com o cliente. 

Deixe um comentário com suas dúvidas e experiências!

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com planos e preços para redes sociais;

Gestão de Instagram

Gestão de Canal Youtube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;