10 tipos de vídeo para seu canal no Youtube

Para todo criador de conteúdo, às vezes é difícil se livrar do bloqueio criativo e inovar nas produções.

Definir o nicho e o que produzir necessita de atenção, tempo e criatividade para criar algo interessante para o público.

 

tipos de vídeo para seu canal no Youtube

Mas para ajudar na sua produção de conteúdo quando lhe faltam ideias, selecionamos algumas que sempre dão certo e funcionam independente do nicho que sua você está incluído.

  • Vlogs

Vlogs é a junção de blog em formato de vídeos. Podem conter assuntos diversos e geralmente são postados no Youtube.

Para o conteúdo, é como um diário virtual, no qual você pode mostrar sua rotina e fazer uma pequena propaganda da sua marca.

Os vídeos longos podem ser longos e postados em tópicos diariamente. Esses são os daily vlogs uma espécie de diário com histórias e acontecimentos pela ótica do produtor de conteúdo. 

Esse tipo de vídeo é muito indicado para marcas que procuram se aproximar dos clientes e influenciadores que querem alcançar uma maior audiência.

Esse vídeo de viagem é um exemplo de vlog, da influencer e escritora Bruna Vieira:

  • Lives

As transmissões ao vivo se tornaram extremamente populares no último ano. Elas são ótimas para gerar engajamento com o público e um alcance natural para o seu canal. 

Mesmo que a sua maior característica seja o ao vivo, essa live pode ser salvo no canal e se tornar um conteúdo para quem perdeu a hora da transmissão.

Entre as transmissões mais populares, estão: gameplays, cobertura de eventos, videoaulas, shows, promoções de produtos, entre outros.

Segue o exemplo de live, nesse caso um gameplay:

 

  • Produtos recebidos e unboxing

Outro tipo de conteúdo muito popular, independente da área, é a resenha de algum produto específico.

Use a especialidade da sua área e do canal para opinar sobre lançamentos, e dar informações sobre o produto que está sendo analisado. 

Você precisa oferecer a sua opinião genuína sobre o produto. Além disso, explicar sobre a qualidade, aparência e as distinções técnicas. Às vezes, é interessante comparar com algum outro produto do meio.

Já o unboxing é fazer a abertura de um produto recebido, ou não, para o público do canal. É um conteúdo bem popular entre os youtubers, independente do nicho.

A influencer Bruna Vieira também possui vídeos desse tipo:

  • Listas

As pessoas na internet amam procurar listas. Os melhores aplicativos de música, os melhores lugares, as melhores dicas para fotos, etc.

Reúna as perguntas dos seus seguidores sobre qual o melhor produto ou aplicativo, e faça uma lista para ajudá-los. Os seguidores do canal e da marca tem curiosidade nesse tipo de conteúdo. 

Eles gerarão engajamento. Você precisa produzir um vídeo com criatividade e será um sucesso.

Aqui está um exemplo de lista:

 

  • Do it Yourself – DIY

Do it yourself (DIY) é um termo em inglês que significa “faça você mesmo” e esse tipo de conteúdo é para ensinar quem assiste a fazer algo ela mesma, normalmente envolvendo artesanato e comida. 

É popular tanto no Youtube quanto nas redes sociais, principalmente no Facebook´, e serve para você interagir com seu seguidor enquanto ensina algo que sabe fazer sozinho.

É importante ter confiança no que está sendo feito para o público confiar em você e no seu canal. A insegurança pode trazer resultados negativos para o canal

O DIY pode ser ensinando qualquer coisa, como nesse vídeo:

 

  • React e paródias

O termo significa “reação” em português e os vídeos dessa categoria são os Youtubers reagindo a lançamentos como videoclipes, trailer, séries, músicas, entre outros.

No decorrer do crescimento do canal, os seguidores apreciam as opiniões do youtuber sobre os lançamentos mais esperados. Apesar de serem fáceis de gravar, o engajamento dura menos tempo. 

Já na área da comédia,  as paródias também são um ótimo jeito de surfar num conteúdo que está na moda.

Assim como o react, o engajamento diminui quando o conteúdo sai de moda

Veja um vídeo de react do Felipe Neto, um dos canais brasileiros mais populares:

 

  • Desafios 

Os desafios podem ser vídeos engraçados e normalmente com convidados. Esse tipo de vídeo gera muito engajamento para o canal.

É preciso ter cuidado com o tipo de desafio que será proposto, pois tudo tem limites. Além disso, o canal deve ter responsabilidade para não popularizar coisas sem sentido na internet.

Nesse vídeo, o canal pode trazer um convidado para gravar ou interagir com quem acompanha o canal, gerando mais engajamento.

Esse é um exemplo de desafios para Youtube:

 

  • Vídeo explicativo e infográfico

O conteúdo de um vídeo explicativo deve ser mais centralizado num assunto particular. Pode ser uma correção em uma informação falada em outro vídeo até uma explicação sobre um assunto relacionado ao canal.

O vídeo pode conter uma explicação sobre um produto relacionado ao canal, desde a produção até a utilização. Além disso, explorar uma situação que o mundo está passando, como o coronavírus, também pode ser tema.

Os vídeos infográficos tem a função de analisar algum assunto com dados e pesquisa elaborada, estabelecendo uma conexão entre eles. 

No tema coronavírus, um vídeo infográfico seria uma pesquisa sobre número de casos e pessoas vacinadas.

  • Entrevistas

Como já mencionamos, é interessante trazer convidados para seu canal, para gerar engajamento e trazer novas pessoas até o seu portal.

Uma entrevista com alguém influente do seu nicho gera troca de ideias e experiências, não só para você mas seus seguidores do canal.

Um vídeo de Perguntas e Respostas tem a mesma ideia que somente uma entrevista, porém você pode reunir as dúvidas dos seguidores para perguntar ao convidado.

Assim, quem assiste o canal sentirá que faz parte da produção dos vídeos.

  • Mitos e verdades

Se o seu canal tem uma especialidade, traga alguém para falar sobre os assuntos desmentindo os mitos e explicando as verdades.

Se não quiser gravar com convidados, faça uma pesquisa elaborada e grave você mesmo. Os seguidores podem enviar as dúvidas e as perguntas para serem respondidas durante o vídeo.

Há uma enorme probabilidade de seu vídeo ganhar muitas visualizações, porque todos na internet são curiosos. 😂

Segue um exemplo desse tipo de vídeo:

 

Esse post veio para comprovar uma verdade: muitas ideias funcionam, independente do nicho, nos vídeos do Youtube.

Agora, você só precisa escolher uma dessas dicas e arrasar na gravação para ter muitas visualizações. 

Deixe um comentário com sua dúvida ou experiência usando nossas dicas!

Somos Agência de Marketing digital :
Serviços de Marketing Digital :
Gestão de Redes Sociais com planos e preços para redes sociais;
Gestão de Instagram
Gestão de Canal Youtube;
Gestão de canal no YouTube

criação de site otimizados para o google ;

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.