O gestor de tráfego pago local é uma das posições mais procuradas atualmente pelas empresas.
Se você já ouviu falar dessa profissão mais de uma vez ou já foi informado que sua empresa precisa desse perfil, você está no lugar certo.
Neste artigo, a Agência de Tráfego Pago explica o que é um gestor de tráfego pago local, quais são suas funções e por que sua empresa desse profissional.
O que é um gestor de tráfego pago local?
Como você já deve ter deduzido, a figura do gestor de tráfego pago local é responsável por realizar ações relacionadas à captação de tráfego digital, especificamente para negócios locais, como restaurantes, consultórios de dentista, etc.
Mas atrair tráfego é bastante genérico e abrange muitas áreas: desde o recrutamento através das redes sociais até ao SEO e ao posicionamento orgânico, à publicidade online… E este perfil não realiza estratégias em cada um dos canais.
O gestor de tráfego pago é uma figura altamente especializada cujo trabalho se centra em pensar, executar e otimizar campanhas publicitárias online, tudo com o objetivo de obter tráfego qualificado.
Dependendo da estratégia de cada empresa, produto ou serviço, esse tráfego qualificado pode chegar a uma landing page que tem o objetivo de captar novos leads e adicioná-los ao banco de dados para nutri-los posteriormente, ou pode chegar a uma página no final do funil para quem compra o produto ou serviço diretamente.
Portanto, o gestor de tráfego pago local é uma pessoa multidisciplinar que deve ter conhecimentos de copywriting, conhecer plataformas de gestão de anúncios e análise de dados, além de ter conhecimentos de programação e edição de imagens.
Saiba mais: Gestor de tráfego para negócios locais
Quais funções esse profissional desempenha?
Como você pode perceber, o gestor de tráfego pago local é um perfil completo e, como tal, suas funções vão muito além de montar campanhas publicitárias online.
Algumas das funções que você deve desempenhar para atingir o objetivo de atrair tráfego qualificado são as seguintes:
Pesquisar e auditar
Antes de poder planejar e desenvolver estratégias, é preciso ter claro o objetivo da empresa, a buyer persona a quem ela se dirige e o público que se deseja impactar com cada campanha.
A menos que a empresa seja totalmente nova, os dois primeiros pontos já estarão definidos. Então o terceiro será aquele em que o gestor de tráfego pago local deverá trabalhar.
A primeira coisa que esse profissional deve fazer é uma auditoria interna que foca nos seguintes pontos:
- Canais anteriormente utilizados pela empresa. O gestor coleta informações sobre todas as ações que foram realizadas na empresa para obter tráfego.
- Campanhas realizadas. Um dos pontos a analisar é em que ponto do funil estava o consumidor que as campanhas queriam impactar.
Funil de marketing de entrada
Os objetivos e segmentação utilizados para cada campanha. Por um lado, se foram objetivos de conversão, tráfego, interação… E, por outro lado, se o público foi estreitado demais, se poderiam ser adicionados novos interesses, localizações, etc.
- Anúncios criados. Qual copy funcionou melhor, que tipo de criatividade (imagem, carrossel, vídeo, gif…), qual CTA apresentou melhores resultados…
- Taxa de conversão. A baixa conversão em campanhas anteriores pode não ser apenas devido ao copy, criativos ou segmentação, mas também pode ser que a landing page não esteja otimizada para conversão. É necessário que o gestor analise esse aspecto antes de lançar uma nova campanha.
Projetar e planejar estratégias
Veicular campanhas em redes sociais não é a mesma coisa que veicular campanhas no Google Ads ou nas redes de display.
Cada uma das plataformas permite realizar determinadas ações ou outras, bem como atingir públicos que se situam em diferentes pontos e que podem ser muito variados.
Por exemplo, a menos que você seja uma empresa de varejo ou similar, os anúncios de fim de funil tendem a ter melhor desempenho no Google Ads, enquanto os anúncios de topo de funil geralmente têm um bom desempenho no Facebook ou Instagram.
Após a análise do ponto anterior, o gestor de tráfego pago local terá todas as informações necessárias para determinar em que canais podem começar as campanhas publicitárias, com que segmentação e com que objetivos.
Da mesma forma, deverá definir um orçamento para iniciar as campanhas, embora este possa variar dependendo do desempenho de cada uma delas.
Outro ponto importante antes de implementar as campanhas é preparar todos os sites que você deseja que o usuário acesse. O que significa isso?
Pois bem, não só devem ser otimizados para conversão, mas também devem ter todos os códigos necessários para que o gestor possa posteriormente analisar os resultados e até realizar campanhas de remarketing.
Ou seja, você deve adicionar o pixel e outros trechos ou fragmentos de código que permitam fazer isso.
Implementar campanhas
No início do artigo dissemos que o gestor de tráfego pago local é uma figura multidisciplinar e é na implementação que são colocadas em prática as suas capacidades mais criativas.
Com toda a estratégia definida, é hora de pensar nas cópias de cada um dos anúncios e criar os materiais necessários para acompanhá-los.
Um gestor de tráfego pago local não precisa saber desenhar criativos, mas pode ser um aspecto que o diferencia de seus concorrentes.
Quando tiver tudo, pode começar a transferir a informação para as contas publicitárias: adicione o objetivo que definiu para a campanha, a segmentação, o orçamento…
Mesmo que decida implementar campanhas em plataformas diferentes, a estrutura das campanhas em cada ferramenta é muito semelhante. Eles seguem a seguinte organização:
Analisar campanhas
Como você viu nas imagens, as dimensões que a publicidade online pode assumir são muito grandes: em cada campanha podem haver vários grupos de anúncios que, ao mesmo tempo, cada um contém anúncios diferentes.
Para não perder informações e ter clareza não só sobre qual campanha funciona melhor, mas também qual anúncio, o gestor de tráfego pago local deve ser uma pessoa muito organizada e estruturada.
O que esse perfil costuma fazer é testar diferentes formatos criativos (vídeos, gifs, imagens, carrosséis…) e diferentes cópias que o acompanham, até diferentes landings, para testar qual anúncio obtém os melhores resultados.
Então é muito importante que o gestor de tráfego pago local esteja analisando as campanhas continuamente para conseguir ver quais anúncios interromper, alterar ou parar.
Saiba mais: Mídia Paga nas Redes Sociais: O que é e como funciona?
Quais as especializações de um gestor de tráfego local?
Gestor de tráfego especializado em Google Ads
Sendo uma das ferramentas mais importantes, é normal que alguns gestores optem por se especializar na gestão da sua complexa interface.
Este é um dos tipos de profissionais mais procurados, sendo necessário que tenham conhecimentos específicos da plataforma e experiência num grande número de campanhas de diferentes sectores e volumes orçamentais.
Gestor de tráfego especializado em comércio eletrônico
As lojas online exigem um tipo específico de campanha publicitária, que também muda bastante dependendo do produto a ser oferecido. Os gestores deste tipo são especialistas em avaliar quais as medidas ideais em cada caso.
Gestor de tráfego especializado em Redes Sociais
A publicidade em redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube ou TikTok é cada vez mais importante para empresas de qualquer tipo.
Portanto, esse também é um dos perfis de gestor de tráfego mais solicitados. São especialistas em Social Ads, com profundo conhecimento nesse ambiente.
Gestor de tráfego pago local
A barreira entre o marketing digital e as vendas em uma loja física está cada dia mais tênue.
O público em geral muitas vezes se informa online e depois vai fazer uma compra em um negócio físico, e esse tipo de profissional é especialista em antecipar e entender os meandros desse processo.
Saiba mais: Melhor agência de tráfego pago e marketing digital
Conclusão
O gestor de tráfego pago local ajuda a sua empresa a crescer e alcançar mais clientes, ajudando a aumentar o ROI, e melhorado suas chances em um mercado concorrido.
Confira nossos outros posts sobre tráfego pago e saiba mais sobre como fazer suas campanhas visitando o site da Agência de Tráfego Pago!