As redes sociais ocupam um grande espaço na vida da população. Elas facilitam a vida de muitos e lançam tendências de moda, estilo de vida, entre outras. 

Por isso, atualmente, é necessário que as marcas estejam online, e com uma forte presença. É preciso saber como lidar com o seu público.

Logo, uma profissão foi criada para lidar com isso, o Social Media. Mas o que eles fazem e como se tornar ? 

o que é e o que faz um Social Media

Nesse texto, tiraremos dúvidas sobre o assunto e explicaremos o porquê da sua marca precisar de um social media.

  • O que é ?

Como já mencionamos, as redes sociais são uma grande parte das nossas vidas, e por isso, as marcas precisam estar online para facilitar a comunicação com o seu cliente.

Mas essas redes são apenas plataformas, elas precisam de pessoas operando as suas contas. O trabalho não é feito do nada. 

Então, surgiu a necessidade de criar uma profissão para pessoas que operam nessas plataformas, as que fazem o conteúdo bombar nas redes da sua marca.

Esse funcionário, chamado de social media, planeja postagens, cria legendas, interage com os seguidores, analisa as métricas e faz sua rede bombar.

Eles são mais necessários para as marcas do que as pessoas pensam, então, valorize.

  • O que faz ?

O social media é uma profissão nova no mercado, porque usar as redes sociais para promover a marca é algo relativamente novo. Por isso, as ideias sobre o que eles fazem ainda são um pouco confusas.

Atualmente, o social media monitora e produz conteúdo para as redes sociais da marca. É preciso estar sempre ligado nas tendências do mercado, porque na internet tudo muda muito rápido e as empresas precisam acompanhar.

Estar antenado faz com que conteúdos relevantes e interessantes sejam criados, assim o público irá se identificar e interagir com a marca.

Além disso tudo, ter um planejamento estratégico e analisar os resultados do perfil e das postagens estão entre as funções do social media. 

Esse trabalho vai muito além de ficar rolando no feed do Instagram! 🗣

  • Como se tornar um Social Media ?

Esse emprego parece um sonho para quem ama redes sociais, mas algumas competências precisam ser seguidas. 

Os social media normalmente são formados em jornalismo, publicidade e propaganda, letras, marketing, relações públicas e em alguns casos, administração. Mas independente da carreira, é preciso desenvolver as habilidades para a profissão.

Mas, claro, é preciso amar as redes sociais também. E não só amar, ser um heavy user de todas as principais redes sociais é extremamente necessário.

É preciso conhecer as principais e mais avançadas funções de cada rede, ter boas referências de outras redes e ser um grande procurador de novidades. Além de saber como atuar em cada rede com seus públicos, jeitos e estilos. Cada rede é diferente.

Em cima de todas essas competências, é desejado que o funcionário tenha facilidade em analisar dados, métricas e sistemas analíticos. Criatividade para inovar e paciência para as gestões de crise que cairão para o social media.

Além de ser um bom comunicador, estar sempre antenado nas tendências é muito necessário. Por isso, cursos de Marketing Digital e de Conteúdo, Inbound Marketing, Ads e Google Analytics são úteis e estão disponíveis online.

Leia também: Conheça os melhores cursos gratuitos de Marketing Digital

  • Especialidades da profissão

Já mencionamos algumas das habilidades necessárias para se tornar um social media. Agora, explicaremos as áreas de atuação. Às vezes, uma competência pode se destacar e se tornar uma especialização.

Entre as principais especialidades, estão: 

  • Planejamento: Responsável por planejar, como o nome já diz, estratégias de comunicação, publicidade e conteúdo, analisar e identificar as novidades do mercado. 

 

  • Conteúdo: Responsável pela produção do conteúdo da marca, institucional ou promocional. Inicia as estratégias criadas pelo planner e é extremamente necessário para que essas ações atinjam as metas propostas.

 

  • Monitoramento: Responsável por monitorar as métricas das redes, verificar, analisar e juntar as informações obtidas no processo. Necessário para comprovar a eficiência da campanha e da gestão de crise.

 

  • Liderança: É o funcionário responsável pelo comando da equipe. É o gerente ou gestor de mídia, ele demanda atividades, revisa o conteúdo planejado e os dados do monitoramento. 

 

  •  Ferramentas usadas

Muitos usuários juntos na mesma rede social ao mesmo tempo, geram muito conteúdo e informação. Por isso, o social media utiliza ferramentas para resumir as referências coletadas.

Selecionamos alguns aplicativos que ajudarão nessa coleta e facilitará o trabalho:

  • Curadoria de conteúdo: Flipboard e Pearltrees
  • Análise da concorrência: Google Advanced Search Operators, SEMrush  e Keyword Competitor
  • Conteúdo visual: Canvas, IM Free e Unsplash
  • Monitoramento de métricas: Google Analytics, HubSpot e RD Station

Algumas redes sociais oferecem ferramentas para monitoramento. Entre elas, o Instagram for Business e o Facebook Ads

E fique atento: algumas plataformas disponibilizam cursos para certificar oficialmente o profissional de social media. Entre eles, o Facebook, Google Adwords e Analytics. Esses comprovantes estão sendo cada vez mais solicitados no mercado de trabalho. 

  • Mercado de trabalho

Já que mencionamos o mercado, falaremos sobre como é a área de atuação.

O social media é uma profissão que está sofrendo uma grande ascensão, pequenas e grandes corporações utilizam do serviço desse profissional.

As empresas entenderam que precisam das redes sociais para construir a marca e algumas delas dedicam setores inteiros, com vários funcionários, a função de monitoramento. 

Mas esse trabalho também é necessário em outros lugares, como agências de publicidade e digitais. Além disso, é possível ser freelancer na área.

É importante lembrar que essa área está em uma constante evolução, por isso, é importante se manter atualizado nas novas competências e nas tendências que surgem no mercado.

  • Contrate a Duna Marketing

Para que todo o serviço acima seja colocado em prática, a Duna Marketing Digital está a sua disposição.

A agência oferece serviço de gestão e gerenciamento de redes sociais, com criação de conteúdo, planejamento e campanha, de acordo com as estratégias do cliente.

 

Coloque em prática todas as dicas acima e embarque na carreira de social media.

Deixe um comentário e tiraremos suas dúvidas!

Somos Agência de Marketing digital :
Serviços de Marketing Digital :
Gestão de Redes Sociais com planos e preços para redes sociais;
Gestão de Instagram
Gestão de Canal Youtube;
Gestão de canal no YouTube

criação de site otimizados para o google ;