Ser um franqueado é um tipo de negócio que chama a atenção de muitos empreendedores e investidores. Em linhas gerais, essa atividade chama a atenção de qualquer pessoa que queira ter o próprio negócio.
Só que isso requer muita pesquisa e conhecimento de mercado, e quando se trata de franquias, alguns segmentos chamam mais a atenção, por conta de suas modalidades, atuação e rentabilidade.
O franchising é composto por 11 segmentos que apresentam várias opções de investimentos, desde as opções mais econômicas até as maiores.
Só que na hora de investir em uma franquia, é fundamental analisar o perfil do investidor, características específicas da marca e o capital disponível.
Também é importante avaliar bons setores para investir, pois isso mostra quais são as chances de sucesso.
Também de acordo com as últimas informações fornecidas pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), alguns segmentos se destacam mais do que outros, e vamos falar sobre eles mais à frente.
Se você está interessado em uma franquia e quer aprender mais sobre o assunto, leia este artigo até o final. Vamos explicar as diferenças entre franqueado e franqueador e mostrar os principais setores de franquia para investir.
Diferenças entre franqueado e franqueador
Compreender os aspectos que estão relacionados ao universo das franquias é fundamental para qualquer pessoa que esteja pensando nesse tipo de investimento.
A empresa franqueadora é a própria marca e seu objetivo é aumentar sua representatividade no setor em que atua, abrindo mais unidades em diferentes áreas e regiões.
Só que para fazer crescer o número de estabelecimentos com o seu nome, a marca precisa seguir algumas regras, como manter sua identidade visual.
No caso de uma empresa de refrigeração e climatização, ela também não pode se esquecer de que já é um negócio consolidado, por essa razão, existem algumas taxas de cobrança por esse processo, conhecidas como royalties.
O franqueado, por sua vez, investe em um negócio que já foi testado e comprovado no mercado, uma facilidade que se converte em lucro.
Só que ele também é responsável por garantir a boa operação do negócio e sua rentabilidade. Mas, para entender um pouco mais as diferenças entre os dois, vamos falar sobre o papel de cada um.
O franqueador é a própria marca, e uma de suas funções é desenvolver a franquia, só que não basta simplesmente criar um negócio no mercado. É necessário comprovar o quanto ele é eficaz, elaborar um plano de negócios e fazer com que seja replicável.
O franqueador também deve transmitir seu conhecimento de maneira fácil e simples aos franqueados, oferecendo o suporte, por meio de treinamentos e manuais técnicos.
Uma franqueadora de entrega particular deve supervisionar as franquias, pois isso garante a credibilidade de sua imagem.
Isso leva a necessidade de formular regras e aspectos contratuais que impõem respeito aos franqueados, criar processos de seleção e avaliar representantes com um bom perfil.
O franqueado tem outras obrigações, sendo uma delas respeitar padrões, regras e principalmente, a identidade visual da marca.
Ele também é responsável por sua operação, o que significa que os resultados vão depender diretamente de seu desempenho.
Nesse sentido, deve arcar com os custos do dia a dia, como:
- Aluguel do ponto;
- Despesas operacionais;
- Aquisição de insumos;
- Pagamento de funcionários.
O franqueado também precisa pagar os royalties e dar retornos sobre as contribuições e observações que faz no dia a dia. O objetivo é melhorar os processos e aumentar as chances de sucesso da franquia.
Outro ponto importante é respeitar o público-alvo da marca, algo que passa pelas estratégias de marketing, atendimento ao cliente, dentre outros pormenores.
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre franqueador e franqueado e os papéis de cada um, vamos mostrar os melhores setores de franquia para investir.
Melhores tipos de franquia para investir
Alguns segmentos se destacam mais do que os outros, algo natural no mercado. No que diz respeito às franquias, as melhores opções para investir são:
Moda
O segmento de moda, como a venda de baby doll em Santos, sempre se destacou muito, além de ser um dos setores mais impulsionados pelo comércio eletrônico.
As compras online aumentaram cerca de 68% em 2020, de acordo com um levantamento realizado pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Cerca de 20 milhões de consumidores brasileiros fizeram uma compra na internet pela primeira vez naquele ano. Por conta disso, atualmente, existem cerca de 150 mil lojas que passaram a vender pelos canais digitais.
Quem quer uma franquia estável e rentável, e como no caso de uma loja de móveis para clínica de fisioterapia, deve pensar em investir no segmento de moda.
As tecnologias disponíveis permitem a entrega dos produtos de maneira prática e eficiente e com custos reduzidos.
Alimentação
O setor de alimentação também está entre as melhores opções de franquias para se investir, e atrai a atenção de muitas pessoas por conta das possibilidades e modalidades de atuação.
Os pedidos por delivery também cresceram muito no setor, chegando a alcançar a marca de 149% em 2020, de acordo com dados apresentados pela Mobilis em parceria com aplicativos de entrega no Brasil.
Só que além de contar com o potencial desse segmento, é fundamental optar por franqueadoras capazes de atender as demandas do consumidor.
Elas devem oferecer ferramentas que facilitem a operação e façam com que o negócio seja rentável, respeitando a realidade do mercado.
Saúde, beleza e bem-estar
Este segmento ocupa a primeira posição entre as melhores opções de franquias no Brasil.
Em 2021, o setor teve uma alta de 12,7% por conta da movimentação provocada pelo comércio eletrônico.
Vários negócios entram nesse segmento, como clínica nutrição personalizada, farmácias, clínicas médicas e odontológicas, casas de repouso, entre outros.
Existe uma grande expectativa de crescimento pelo fato de que esses modelos de negócios podem ser digitalizados, além dos atendimentos a domicílio, um tipo de modalidade que cresceu muito no ano de 2020.
Serviços
Prestadores de serviços como seguradoras, operações financeiras, consultoria empresarial, dentre outras do tipo se enquadram nos segmentos mais promissores entre as franquias.
Esse tipo de negócio faturou muito no primeiro semestre de 2021 e a previsão é de que continue crescendo nos próximos anos.
Casa e construção
O setor de casa e construção é um dos que mais empregam no Brasil e se destaca entre as melhores opções de franquias para quem quer investir.
Com um faturamento de milhões por ano, mesmo diante da recessão econômica, é bastante procurado por pessoas que querem reformar ou construir, além daquelas que querem mudar a decoração do lar.
Em 2020, a taxa Selic estava em torno de 2% ao ano, o que levou muitas pessoas e empresas a construírem imóveis de diferentes tipos, como construção de cozinhas pequenas, expansão de propriedade e assim por diante.
As construtoras chegaram a gerar 100 mil empregos diretos, um dos maiores patamares desde o ano de 2013.
Abrir uma franquia no segmento de casa e construção é algo muito promissor ainda em 2022, e a tendência é que continue sendo nos próximos anos, devido às mudanças no estilo de vida que estão ocorrendo desde 2020.
Por qual motivo investir em uma franquia?
Investir em uma franquia traz muitas vantagens para os empreendedores. Em primeiro lugar, você vai trabalhar com um negócio que já teve seu sistema testado.
O público já conhece os produtos e serviços e o modo como ele funciona, por essa razão, as chances de sucesso são muito maiores.
Uma franquia área construção civil, como vimos no tópico anterior, além de ser muito promissora, já vem com um plano de negócios, o que facilita muito a vida de quem vai investir nela.
Tudo o que o empreendedor precisa fazer é dar continuidade aos processos, de modo que a empresa se mantenha sustentável.
Quantas marcas se tornaram franquias e que mesmo assim as pessoas continuam confiando? Praticamente todas. Independentemente de quem seja o dono da unidade, as chances de sucesso são garantidas.
Isso valoriza cada centavo aplicado no negócio e traz retornos satisfatórios para o proprietário. Além disso, independentemente do segmento, como uma empresa de projeto condominio residencial, o investidor conta com o apoio do franqueador.
Considerações finais
Sendo assim, investir em uma franquia traz muitos benefícios, como podemos ver ao longo deste conteúdo. O empreendedor terá ajuda até mesmo para encontrar um bom ponto comercial, além de trabalhar com rentabilidade escalável.
Você já conhece quais são os melhores segmentos de franquia para investir e, assim, poderá trabalhar com marcas de credibilidade, que possuem uma rede de fornecedores segura e excelentes estratégias de marketing.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.