Simplesmente divulgar a sua marca não é mais suficiente, é necessário um nível maior de personalização no marketing digital para se destacar.
Com a grande concorrência e a sobrecarga de informações a que os consumidores estão expostos, é essencial adotar estratégias inovadoras para se destacar no mercado.
Nesse contexto, a personalização no marketing digital tem emergido como uma poderosa ferramenta para estabelecer conexões significativas com os clientes, impulsionar o engajamento e, por consequência, aumentar as taxas de conversão.
Mas o que exatamente significa personalização no contexto do marketing digital? Neste post, exploraremos em detalhes o conceito de personalização no marketing digital e como essa estratégia pode ser aplicada de forma eficaz. Acompanhe!
O que é personalização no marketing digital?
A personalização é o processo de conhecer as necessidades, preferências e interesses de seus clientes atuais e potenciais, para que você possa atendê-los exatamente o que eles procuram quando o procuram.
Quando bem feita, a personalização pode ajudá-lo a envolver melhor os clientes por meio de comunicações relevantes, oferecer experiências excepcionais aos clientes, aumentar a fidelidade e a retenção e aumentar as vendas.
Saiba mais: Marketing de Redes sociais: Como criar uma estratégia hoje
Como é feita a personalização no marketing digital?
- Conteúdo inteligente
Conteúdo Inteligente (também conhecido como conteúdo adaptativo ou dinâmico) refere-se aos aspectos de um e-mail, anúncio, página inicial ou site que podem ser alterados com base no comportamento anterior ou interesse de um usuário.
Você pode pensar nisso como um conteúdo feito sob medida especificamente para a pessoa que o está visualizando.
- Vídeos personalizados
Os vídeos são uma das formas de conteúdo mais populares entre usuários de todas as faixas etárias atualmente.
Em média, as pessoas gastam 6 horas e 48 minutos por semana assistindo a vídeos online.
A principal razão pela qual as pessoas adoram assistir a vídeos é por causa de sua natureza interativa.
Por isso, vídeos personalizados podem ser a melhor forma de marketing interativo, pois as mensagens por meio de vídeos são retidas melhor.
Não é à toa, portanto, que 68% das pessoas preferem assistir a vídeos quando se trata de aprender sobre um novo produto ou serviço em vez de textos, infográficos, ebooks e apresentações.
Portanto, você pode aproveitar essa forma de mídia envolvente para atingir suas metas de personalização.
Quando você envia um vídeo personalizado para seus clientes ou possíveis clientes, isso pode fazer com que eles se sintam especiais e incentivá-los a compartilhá-lo online para criar uma campanha viral.
Saiba mais: Quanto custa para contratar um editor de vídeo?
- Chatbots de IA
Os chatbots nada mais são do que programas automatizados projetados para residir em aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger ou em páginas da web que permitem que seus visitantes acessem informações úteis ou obtenham suporte instantaneamente.
Os chatbots com IA são ótimos para envolver seus leads e podem ajudar a fornecer uma experiência altamente personalizada.
- Gestão de redes sociais
A gestão de redes sociais é outra forma de personalização no marketing digital, ela tende a reunir todos os pontos acima dentro de um planejamento focado em construir uma identificação com o seu público-alvo.
Como as redes sociais são um dos principais recursos dentro do marketing digital, apostar nessas plataformas é uma das melhores maneiras de conquistar um público maior.
No entanto, praticamente todas as empresas já fazem isso, portanto, para que a sua empresa se destaque é necessário personalizar as suas redes sociais de modo a destacá-las.
Ter planos de redes sociais personalizados ajuda a sua empresa a construir uma identidade visual que atrai clientes em potencial, além de torná-la mais reconhecível, o que por sua vez ajuda no marketing.
Saiba mais: Quanto custa um profissional para cuidar das redes sociais
Como fazer a personalização no marketing digital
Embora a personalização possa estar na moda agora, é preciso que você entenda que tipo de personalização seus clientes estão interessados, para que essa estratégia seja um sucesso.
- Saiba quem são seus clientes
O primeiro passo para isso seria conhecer bem seus clientes. Eles estão satisfeitos com seus serviços? O que eles gostariam que você melhorasse?
As respostas a essas perguntas podem ser um excelente ponto de partida para entender se eles estão ou não prontos para personalização.
- Personalização B2B x B2C
Você também precisa lembrar que a personalização B2B será mais complexa do que B2C porque há vários tomadores de decisão em um processo de vendas B2B e a jornada do cliente é fragmentada. No entanto, não é impossível.
O importante é garantir que você forneça a cada parte interessada informações e conteúdos personalizados nos quais eles possam estar mais interessados.
Uma agência pode ajudar a fazer marketing tanto B2B como B2C, portanto essa pode ser uma maneira de terceirizar a gestão do seu conteúdo.
Conclusão
Não há dúvida de que a personalização eficaz pode oferecer um grande número de benefícios, incluindo melhor envolvimento do cliente e maior ROI. No entanto, você precisará ter um programa de testes rigoroso antes de começar.
Conteúdo inteligente, vídeos personalizados, chatbots e pop-ups de intenção de saída são ferramentas bastante úteis para se ter em seu arsenal, mas certifique-se de que você e seus clientes estejam prontos para eles.