5 Benefícios de usar um Software Jurídico para Advogados 

Há muitos benefícios em usar um software jurídico para escritórios de advocacia nos dias de hoje.

O software pode melhorar várias áreas do seu trabalho como advogado, incluindo atendimento e experiência ao cliente, comunicação e muito mais.

Neste post, vamos ver alguns dos benefícios de usar um software jurídico para aumentar a produtividade do seu trabalho.

Acompanhe!

5 Benefícios de usar um Software Jurídico para Advogados 

O que é um software jurídico?

O software jurídico é uma combinação de ferramentas para o gerenciamento diário de escritórios de advocacia, incluindo contabilidade, calendário jurídico, gerenciamento de contatos, documentos e registros de tarefas, prazos etc.

Outro bônus dessas plataformas é que o software jurídico pode atender às necessidades dos advogados praticantes da empresa.

Para isso, o software pode incluir gerenciamento de documentos, gerenciamento de email e arquivos eletrônicos e um sistema de acompanhamento de compromissos, tarefas e prazos dos indivíduos.

Saiba mais: Marketing Digital para Advogados: O que é e como funciona hoje

5 benefícios de usar um software jurídico

Aqui estão os principais benefícios do uso de um software jurídico. Esses também são recursos que você pode procurar ao tentar selecionar o melhor software para o seu negócio.

  1. Automação

Há muitas tarefas repetitivas no trabalho jurídico. Muitas vezes, essas são tarefas demoradas e tediosas que ninguém na equipe jurídica quer fazer.

Por exemplo, nenhum advogado treinado e altamente qualificado quer gastar seu tempo na entrada de dados. A automação provinda de um software jurídico significam que sua equipe não precisa fazer isso.

Você pode automatizar várias áreas, como comunicação por email, criação de documentos, armazenamento de dados por meio de formulários digitais, rastreamento de tempo e muito mais.

Quando seus advogados não precisam gastar tempo com essas tarefas, eles podem redirecionar seu tempo para tarefas que se beneficiarão mais de suas habilidades.

Saiba mais: Business Intelligence: O que é BI e como isso funciona

  1. Organização

Há muitos componentes diferentes envolvidos na administração de um escritório jurídico eficiente.

Isso exige um compromisso com uma boa administração e organização, que pode ser difícil de supervisionar diariamente.

Um caso particular são os escritórios jurídicos menores que possuem menos funcionários e recursos, e por isso podem ter dificuldade em manter níveis de organização eficazes e de qualidade.

Um software jurídico pode fornecer o suporte necessário para manter sua empresa organizada. Algumas das tarefas organizacionais e administrativas para as quais você pode usar o software jurídico incluem:

  • Gestão de caso
  • Gerenciamento de documento
  • Faturamento e contabilidade
  • Agendamento

Isso reduz o tempo que sua equipe precisa dedicar à organização de informações importantes, garantindo ao mesmo tempo que os sistemas administrativos funcionem sem problemas.

  1. Gerenciamento de tarefas 

Ligado a uma boa organização está o gerenciamento de tarefas e fluxo de trabalho.

O software jurídico pode monitorar tarefas relacionadas a um assunto em aberto. À medida que um membro da equipe conclui uma tarefa, ele pode registrá-la no software.

A solução atualiza as tarefas concluídas e notifica os usuários relevantes sobre alterações e atualizações.

Isso pode minimizar esforços duplicados em que muitas pessoas concluem a mesma tarefa, desperdiçando tempo e dinheiro.

Também ajuda a equipe a rastrear quem fez o quê em um assunto, o que pode ajudar no desempenho, responsabilidade e produtividade se houver problemas no futuro.

Saiba mais: Blog Jurídico: Por que ter um blog como advogado hoje

  1. Acessibilidade

Não há quase nada que possa paralisar mais um processo legal do que a burocracia – tanto interna quanto externamente.

Um dos enormes benefícios de produtividade do software jurídico é que ele pode aliviar os atrasos causados ​​pelo acesso e troca de informações deficientes.

Com uma solução baseada em nuvem, qualquer membro de sua equipe pode acessar as informações necessárias sobre um caso a qualquer momento. Não há necessidade de esperar uma semana inteira para uma resposta ao seu email!

As soluções de software jurídico mais modernas também facilitam o acesso às informações e o trabalho de qualquer lugar.

As soluções móveis significam que sua equipe pode aproveitar ao máximo seu tempo, pois pode trabalhar onde quer que esteja. Isso pode aumentar sua capacidade de resposta e produtividade em geral.

  1. Colaboração

A acessibilidade também torna muito mais fácil a colaboração. Quando os clientes e todos os advogados têm informações disponíveis, fica muito mais fácil trabalhar um caso de forma eficaz.

Também melhora a comunicação, o que pode ajudar a resolver possíveis problemas mais facilmente.

Conclusão

No setor jurídico, a produtividade é fundamental! A satisfação de seus clientes depende de quanto você faz e da quantidade de esforço que os advogados podem colocar em um caso.

Com tanto em jogo, a promoção de ferramentas que podem aumentar a produtividade é uma obrigação.

Experimente aderir a algum software jurídico para otimizar o seu trabalho como advogado e poder se dedicar aos casos dos seus clientes sem interrupções indesejadas.

E para otimizar ainda mais o seu trabalho jurídico, que tal apostar em uma estratégia de marketing jurídico digital?

Conheça Agência de Marketing Digital DUNA e veja como nossos serviços podem ajudar o seu escritório de advocacia a ter mais alcance!