Mídia paga é todos os esforços de marketing que envolvem uma veiculação paga. Isso inclui publicidade CPC, conteúdo de marca e anúncios online.
A mídia paga é um componente essencial para o crescimento da receita e do reconhecimento de uma marca.
Entenda tudo sobre mídia paga nesse post e veja porque ela vale tanto a pena. Confira!
O que é mídia paga?
Mídia própria é um site, blog ou outra entidade da web que você controla.
Mídia orgânica é o conteúdo que viaja organicamente pela web com base em sua popularidade, como avaliações e comentários de rede social.
A mídia paga, por outro lado, está mais próxima do marketing tradicional, em que você paga a terceiros para transmitir sua mensagem a outras pessoas.
Embora já tenha sido possível categorizar firmemente todas as mídias como pagas, orgânicas ou de propriedade, o marketing digital tornou tudo muito mais misturado.
Por exemplo, a rede social é uma mídia tecnicamente orgânica, mas também permite anúncios pagos. Isso a torna uma plataforma que oferece suporte a várias estratégias e tipos de campanha.
Por que usar mídia paga?
À primeira vista, a mídia paga pode não parecer tão apelativa, seja porque você acredita que apenas com o conteúdo orgânico você consegue atrair novos clientes ou, porque você não consegue entender como o tráfego pago pode ser útil.
Afinal, um dos pontos fortes do marketing na web e das rede sociais é que ele permite evitar as campanhas tradicionais de publicidade, expondo diferentes usuários à sua marca de maneiras novas, diferentes e envolventes.
Embora isso seja verdade, a mídia paga ainda tem um uso válido e pode funcionar em conjunto com a mídia orgânica para ajudar um negócio a crescer.
Quais as vantagens da mídia paga?
A mídia paga é uma boa maneira de abrir portas, e aumentar o alcance de sua marca exponencialmente.
Para alguns usuários, um post ou anúncio no Google ou nas redes sociais será o primeiro contato com a sua marca.
Se o seu empreendimento ainda é novo ou já bem estabelecido, a oportunidade de divulgar sua marca o mais amplamente possível deve ser seu principal objetivo.
Seu conteúdo, mesmo que pago, ainda receberá cliques e talvez até seguidores, levando a mais leads no futuro que podem se tornar clientes.
Além disso, os resultados do seu conteúdo pago serão mais fáceis de acompanhar do que o conteúdo orgânico.
A rede social normalmente fornece estatísticas sobre quantas impressões, cliques e leads seu conteúdo pago recebe enquanto a visualização das mesmas informações sobre conteúdo orgânico pode ser mais complicada.
O tráfego pago pode ajudar a garantir que seu conteúdo seja visto por quem tem interesse nos seus produtos/serviços.
O que talvez nem sempre ocorra se você estiver apenas criando conteúdo orgânico online.
Tipos de mídia paga
Existem diferentes tipos de mídia paga, vamos dar uma olhada nos principais deles. Confira!
Anúncios de rede social
As principais redes sociais para fazer marketing digital são Facebook, Instagram, LinkedIn, e dependendo da sua marca, o YouTube.
Vamos ver como a mídia paga funciona em cada um deles abaixo:
Anúncios do Facebook
O Facebook é a plataforma de mídia social mais popular, o que também o torna uma grande potência de mídia paga.
Como tem muitas informações de segmentação sobre os usuários do Facebook, sua empresa pode usar essas informações para segmentar por idade, ocupação, gênero, interesses e assim por diante.
No Facebook, você pode escolher entre uma variedade de formatos de anúncio.
Portanto, se você deseja exibir um anúncio em vídeo básico ou promover um post, pode fazê-lo. Feito corretamente, você começará a atrair leads mais qualificados e aumentará suas chances de obter uma venda.
Anúncios do LinkedIn
A publicidade no LinkedIn não é para todas as empresas. Mas definitivamente é uma ótima plataforma de mídia paga para empresas B2B.
A plataforma hospeda usuários que buscam avançar em suas carreiras, aprender o conhecimento do setor e se conectar com outros profissionais.
Dito isso, o LinkedIn permite que você segmente usuários com base em informações relevantes para essas coisas, como tamanho do setor, cargo, função, tempo no cargo, área de estudo, habilidades profissionais e diplomas.
Pode ser uma ótima maneira de colocar seus produtos e mensagens na frente de CEOs de empresas.
Os anúncios do LinkedIn são dos seguintes tipos:
- Texto e exibição: Texto e uma imagem que aparecem em qualquer lugar, menos em um feed de notícias (pense em barras laterais, banners, caixas de entrada de mensagens).
- Conteúdo patrocinado: São os anúncios do LinkedIn que aparecem nos feeds de notícias dos usuários.
- Publicidade premium: São semelhantes aos anúncios gráficos e de texto, mas ocupam um pouco mais de espaço no banner lateral, superior ou inferior de uma página do LinkedIn.
- Anúncios de InMail: Esses anúncios do LinkedIn parecem mensagens ou e-mails, o que os torna um pouco mais pessoais do que outros formatos.
Veja também o nosso post sobre gestão de LinkedIn e veja como esse serviço funciona!
Anúncios do Instagram
Não é nenhum segredo que o Instagram recebe muito engajamento, ainda mais do que o Facebook.
Isso se deve à sua prioridade visual no conteúdo de fotos e vídeos. Semelhante à postagem regular, todos os anúncios do Instagram exigem uma foto.
Os anúncios do Instagram têm alguns outros benefícios exclusivos. Em primeiro lugar, esses anúncios são muito semelhantes a postagens regulares no feed de um usuário, portanto, o envolvimento com eles parece mais fácil e natural.
Além disso, a maioria dos links de anúncios são abertos no aplicativo do Instagram, permitindo que os usuários visualizem mais informações com facilidade enquanto permanecem no aplicativo.
O Instagram é de propriedade do Facebook, então os tipos de anúncios disponíveis no Instagram são semelhantes: foto, vídeo, compras/coleção, Reels, stories, etc.
Anúncios do Google
O Google é uma plataforma de mídia paga popular e eficaz devido aos seus recursos de segmentação e análise.
A plataforma também permite que você dê lances em palavras-chave selecionadas, o que é uma ótima maneira de maximizar seu orçamento de marketing e ROI.
E, claro, o Google é o mecanismo de busca mais usado no mundo. Na plataforma do Google Ads, existem três opções principais de anúncios: anúncios de pesquisa, anúncios de compras e anúncios de display. Vamos dar uma olhada em cada tipo:
- Anúncios de pesquisa do Google
Os anúncios de pesquisa do Google são uma forma de publicidade nativa. Eles aparecem na parte superior da página de resultados do mecanismo de pesquisa depois que um usuário faz uma consulta usando palavras-chave.
Esses anúncios serão muito semelhantes aos resultados de pesquisa orgânica, mas dirão “Patrocinado” ou “Anúncio” ao lado deles.
E como a maioria dos usuários de mecanismos de pesquisa geralmente não passa da primeira página de resultados, é bem mais provável que eles sejam vistos.
- Anúncios do Google Shopping
Semelhante aos anúncios de pesquisa, os anúncios de compras aparecem na página de resultados do mecanismo de pesquisa.
No entanto, você os encontrará na categoria “Shopping” quando um usuário pesquisar um determinado produto.
- Anúncios de display do Google
A Rede de Display do Google consiste em centenas de sites como YouTube e outras páginas dentro do Google que hospedam anúncios.
Esses anúncios aparecem diretamente nas laterais em formatos de banner ou barra lateral.
Esses anúncios são ótimos para segmentar públicos com base na localização, sites que visitam, listas de remarketing e histórico de pesquisa.
Eles podem até ajudar você a chegar a clientes em potencial que ainda não pesquisaram nenhuma de suas palavras-chave relevantes.
Conclusão
A mídia paga é uma ótima maneira de anunciar sua marca nas redes sociais e no Google.
Serviços como a gestão de tráfego pago e a gestão de redes sociais são soluções incríveis que podem ajudá-lo a criar mídia orgânica e mídia paga para a sua empresa. Visite os links abaixo e conheça tudo sobre os serviços da Agência de Marketing Digital DUNA, incluindo planos e preços!
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!