Se tratando de tráfego pago na internet você precisa entender como cada métrica é monetizada para saber como alcançar o melhor ROI em suas campanhas.
No Google Ads, a plataforma de anúncios do Google, existem três maneira de anunciar suas campanhas: CPC, CPA e CPM. Se você não sabe como cada um desses custos funcionam, esse post é para você!
Pensando nisso, a Agência de Marketing Digital Duna traz esse guia simples explicando o que é CPC, CPA e CPM, venha conferir!
O que é CPC?
Custo por clique, ou CPC, é o valor que você paga por cada clique em um de seus anúncios PPC em plataformas como o Google Ads.
Seu custo por clique é determinado por vários fatores, incluindo seu lance máximo, seu Índice de qualidade e a classificação do anúncio de outros anunciantes que fazem lances para a mesma palavra-chave. Veja nosso post sobre Google Ads!
Seu CPC é uma métrica importante porque esses cliques e custos aumentam rapidamente.
Se o seu CPC for muito alto, você não conseguirá obter o retorno do seu investimento em publicidade (ROI).
O que é um bom CPC no Google Ads?
Seu ROI do Google Ads é determinado por quanto você está pagando por cliques e pela qualidade do tráfego que você recebe desses cliques.
Você não quer apenas tráfego a qualquer preço; você quer tráfego acessível que gere valor significativo para o seu negócio.
O custo médio por clique varia de acordo com seu setor, seu tipo de negócio e em quais redes você está anunciando.
Setores mais competitivos e setores com conversões de preço mais alto (como software corporativo, equipamentos industriais ou serviços caros nos setores jurídico e financeiro) tendem a ter custos por clique mais caros.
Para calcular o CPC, basta seguir esta fórmula:
Saiba mais: Gestor de Tráfego Pago: Como Funciona? Planos e Preços
O que é CPA?
O custo por aquisição, ou CPA é uma métrica que mede quanto sua empresa paga para obter uma conversão.
Geralmente, seu CPA será maior que seu custo por clique, porque nem todos que clicarem em seu anúncio irão concluir a ação desejada, seja fazer uma compra ou preencher um formulário para se tornar um lead.
O custo por aquisição leva em consideração o número de cliques no anúncio que você precisa antes que alguém converta – em outras palavras, melhorar sua taxa de conversão reduzirá seu CPA.
Junto com o CPC, seu CPA contribuirá para seus custos gerais de anúncios do Google. Outra forma de impulsionar suas conversões é utilizando as redes sociais, confira nosso post sobre o uso das redes sociais no marketing digital!
Então, o que determina o seu CPA? Como a maioria das coisas PPC, seu CPA é afetado diretamente pelo seu Índice de qualidade, a métrica mais importante do Google com base na qualidade de suas palavras-chave, anúncios e páginas de destino.
Em geral, quanto maior o Índice de qualidade, menores os custos – na verdade, para cada ponto que sua pontuação estiver acima do Índice de qualidade médio de 5, seu CPA cairá cerca de 16%.
Manter seu Índice de qualidade alto e seu CPA baixo pode ser um grande benefício para seu orçamento de PPC ao longo do tempo, dando a você a oportunidade de comprar mais exposição no espaço de publicidade on-line e otimizar o número de conversões provenientes de seus gastos com anúncios.
Confira o cálculo para saber como anda o seu CPA abaixo:
O que é CPM?
CPM é uma abreviação de custo por mil impressões. O CPM é usado para medir o custo de campanhas de publicidade online, onde cada impressão é a aparência de um anúncio em uma página da web.
CPM no marketing digital
O CPM é uma métrica importante para anunciantes e desenvolvedores de aplicativos, pois define quanto custará o espaço do anúncio e, portanto, quanto os desenvolvedores ou editores serão pagos a cada 1.000 impressões únicas.
Hoje, a monetização de CPM é um método empregado regularmente para precificar o espaço publicitário de aplicativos móveis.
Uma maneira comum de determinar a eficiência de uma campanha de CPM é observar as taxas de cliques ou a proporção de cliques que um anúncio recebe em comparação com as impressões gerais.
Ao contrário de outras medidas, como custo por clique (CPC), o preço de CPM é ideal para campanhas com o objetivo de aumentar a exposição e o reconhecimento da marca, em vez de objetivos específicos de ação do usuário, como instalar um aplicativo ou se registrar em um serviço.
Saiba mais: Marketing Digital: O que é? Como funciona, Planos e Preços
Como calcular o CPM
O cálculo do CPM requer alguns dados básicos sobre as impressões de anúncios de um aplicativo, como o custo total da campanha, bem como o número de impressões recebidas.
Para medir o CPM, divida o custo total da campanha pelo número de impressões, como na imagem abaixo. O resultado é então multiplicado por 1.000, gerando o valor de CPM, também conhecido como taxa de CPM.
Anunciar online tem muitas vantagens, por isso a gestão de tráfego pago com gerenciamento de redes sociais é uma das maneiras mais eficazes de conquistar mais clientes e vendas.
Comece a explorar o marketing digital hoje mesmo! Conheça os nossos planos e preços no site da Agência de Marketing Digital Duna. Estamos à disposição para atendê-lo!
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!