O que é Modelo de Receita Recorrente e Como Funciona

O modelo de receita recorrente vem se destacando nos últimos anos e é uma das apostas de empresários no mundo todo.

Esse modelo envolve o acesso a um produto ou serviço de maneira recorrente por meio de uma assinatura.

Existem várias opções dentro desse modelo que podem se encaixar com os mais diversos tipos de negócios.

Conheça mais sobre o modelo de negócio de receita recorrente e fique sabendo se ele vale a pena para sua empresa!

O que é Modelo de Receita Recorrente e Como Funciona

O que é modelo de receita recorrente?

É um modelo de negócios em que o fornecedor oferece acesso a um produto ou serviço em troca de uma taxa recorrente cobrada em intervalos programados (mensal, trimestral ou anual).

Como os clientes compram consistentemente o produto ou serviço mês após mês, isso garante um fluxo de receita previsível e uma margem de lucro sustentável para o negócio.

Ao contrário das vendas tradicionais, em que o relacionamento entre o fornecedor e o cliente termina após uma única venda, o modelo de receita recorrente ajuda a reter mais clientes através de um relacionamento duradouro.

Saiba mais: Estratégia de Negócios: Como criar uma em 5 passos hoje

Quais são os tipos de modelos de negócios de receita recorrente?

O modelo de receita recorrente tem crescido muito nos últimos tempos devido ao seu alto potencial.

Veja aqui alguns dos tipos mais comuns de modelos de receita recorrente:

Contratos rígidos

Nesse modelo, um serviço é prestado aos clientes por um período específico com cobranças pré-determinadas. Ele garante receita futura para o negócio contra cancelamentos e atrasos inesperados.

Os contratos de telefonia móvel são um bom exemplo desse modelo. Aqui, assim que o cliente assinar o contrato, ele pagará um valor fixo pelos textos, chamadas e dados que usará por um determinado período especificado.

A característica definidora de um contrato rígido é que o cliente fica preso até o término do período do contrato – se quiser cancelar antecipadamente, geralmente precisa pagar uma taxa de cancelamento.

Após o término do período do contrato, o cliente geralmente pode continuar usando o serviço com taxas iguais ou semelhantes com um contrato mensal contínuo.

Dessa forma, a receita recorrente mensal do negócio continuará, mesmo que o contrato rígido tenha terminado.

Consumíveis de compra recorrente

Aqui, os clientes compram inicialmente um produto ou investem em uma plataforma, depois fazem compras recorrentes que permitem o uso contínuo do produto ou serviço.

As lâminas de barbear Gillette são um exemplo popular. O fundador da empresa desenvolveu a ideia de vender as próprias lâminas de barbear a baixo custo e capitalizar as repetidas compras de lâminas descartáveis.

Dessa forma, os clientes fazem do produto um hábito – seguem a rotina de comprar lâminas, descartá-las e substituí-las por novas, tornando-se usuários vitalícios do produto.

Outro exemplo popular do modelo de consumível de dinheiro afundado é a máquina de café Nespresso. Após a compra da máquina, o cliente tem que comprar cápsulas de café específicas e compatíveis para continuar usando.

Assinaturas de renovação automática

Nesse modelo, a empresa coleta receita automaticamente até que o cliente cancele voluntariamente sua assinatura.

Serviços de streaming como Netflix e Spotify são alguns exemplos desse modelo.

Faturamento em camadas

Aqui, a estrutura de preços inclui vários níveis de uso. Quando o consumo de um cliente excede a quantidade permitida em um nível, ele passa para o próximo nível, que geralmente oferece funcionalidades adicionais e mais unidades de uso.

Os produtos SaaS que oferecem planos diferentes com vários níveis de preços são exemplos comuns de cobrança em camadas.

Faturamento com base no usuário

No modelo de faturamento baseado em usuário ou por estação, o cliente é cobrado com base no número de usuários que acessam o produto a cada mês ou ano. As cobranças aumentam linearmente com o número de usuários.

Produtos de software usados ​​por equipes inteiras, como aplicativos CRM (Customer Relationship Management) e aplicativos de colaboração em equipe usam esse modelo para gerar receita recorrente.

Faturamento híbrido

Quando os aspectos de dois ou mais modelos de receita são combinados, o resultado é chamado de modelo de faturamento híbrido.

Empresas que tem a opção de assinatura mas também vendem os produtos fora da assinatura são um exemplo desse modelo.

Freemium

Um modelo freemium fornece aos clientes acesso vitalício ao produto ou serviço gratuitamente, mas para obter recursos adicionais ou avançados, eles precisam atualizar para um plano pago.

Por exemplo, você pode usar o Spotify gratuitamente para ouvir músicas e salvá-las em listas de reprodução. No entanto, para obter recursos adicionais, como audição sem anúncios e áudio de alta qualidade, você precisa atualizar para o plano pago.

Quais são os benefícios do modelo de receita recorrente?

Existem várias razões pelas quais muitas empresas estão mudando para o modelo de receita recorrente:

Receita previsível

Em um modelo de negócios tradicional baseado em vendas únicas, a receita é propensa a flutuações baseadas no mercado.

O modelo de receita recorrente garante ao negócio uma certa quantidade de receita em intervalos programados.

Essa previsibilidade ajuda a empresa a orçar despesas, estocar estoque e investir em crescimento e expansão.

Expansão da base de clientes

A principal razão para o sucesso do modelo de receita recorrente entre os clientes é a flexibilidade que ele oferece.

Pagamentos recorrentes menores reduzem a barreira de preço para clientes em potencial e facilitam a compra.

Embora os clientes possam pagar mais durante o prazo da assinatura, os pagamentos mensais menores permitem que eles espalhem o impacto financeiro, enquanto desfrutam dos benefícios do produto ou serviço assim que se inscrevem.

Ao oferecer os produtos em um modelo de receita recorrente com diversas opções de pagamento, os produtos podem ser disponibilizados para mais pessoas e, assim, ampliar a base de clientes.

Fidelização de clientes

Nos modelos de negócios tradicionais, você adquire um cliente, vende seu produto uma vez e, em seguida, consegue um novo cliente para fazer outra venda.

Embora a aquisição de um novo cliente gere a venda inicial, fazer novas vendas para clientes existentes é mais simples do que encontrar clientes totalmente novos que ainda não descobriram seu produto.

Se você se concentrar na retenção de clientes, gastará relativamente pouco na aquisição de clientes e ganhará mais retendo clientes por um período mais longo.

Uma maneira de reter clientes é engajar com eles, seja nas redes sociais, no seu site ou em outros canais de marketing digital.

Além de oferecer um conteúdo de qualidade, é interessante se destacar como marca e criar uma relação amigável com seus clientes para que eles mantenham suas assinaturas.

Gere mais receita

Up-selling e cross-selling são muito mais fáceis com um modelo de receita recorrente, onde as empresas têm relacionamentos contínuos de longo prazo com os clientes.

O contato contínuo com os clientes abre espaço para a construção de laços de confiança, o que facilita a venda de serviços adicionais.

Além disso, a implementação de modelos de preços estratégicos, como preços diferenciados, preços por volume e preços agrupados, permite que seus clientes façam upgrade para planos mais altos por conta própria.

Conclusão

O modelo de negócios de receita recorrente tornou-se uma opção atraente para clientes e empresários.

Com seus diferentes tipos adotados em diversos domínios de negócios, o modelo de negócios de receita recorrente está ganhando mais popularidade.

Se o sue negócio combina com um modelo de assinatura, pode ser uma opção interessante considerar o modelo de receita recorrente.

Veja mais dicas sobre negócios e marketing digital continuando a acompanhar o blog da DUNA!

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!