Estratégia Jurídica: 6 Etapas que os advogados devem seguir

Uma estratégia jurídica envolve criar um plano de ação para ganhar visibilidade como advogado.

Hoje, existem diversas maneiras de ganhar destaque no mercado, graças ao marketing digital, o que também é válido para advogados.

Ainda que, essa estratégia precise ser adaptada para o setor jurídico. Portanto, uma estratégia jurídica leva em consideração essas adaptações e foca em estipular metas para aumentar o alcance de um escritório de advocacia.

Entenda como fazer uma estratégia jurídica neste post!

Estratégia Jurídica: 6 Etapas que os advogados devem seguir

O que é uma estratégia jurídica?

Existem várias etapas envolvidas na construção e execução de uma estratégia jurídica.

Você deve identificar os seus objetivos como advogado, analisar as campanhas de marketing que esteja usando atualmente, desenvolver um plano de marketing para advogados e, em seguida, colocar esse plano em ação.

Em seguida, você deve monitorar os resultados e otimizar sua estratégia jurídica conforme necessário.

Este trabalho é um processo intimidante no início, e exige tempo e esforço. Felizmente, este post tem várias estratégias de marketing jurídico para ajudar a garantir que você alcance seus objetivos!

Saiba mais: Marketing Digital para Advogados: O que é e como funciona hoje

Como uma estratégia jurídica pode ajudar advogados?

Para manter uma prática jurídica lucrativa, você precisa conquistar novos clientes e manter seus clientes atuais engajados.

O objetivo da estratégia jurídica é aumentar o reconhecimento da marca e garantir que seus serviços sejam visíveis para pessoas que possam estar interessadas em contratá-lo.

Esse foco aumentará o número de leads que você recebe e, eventualmente, permitirá que você gere mais receita.

Como fazer uma estratégia jurídica?

Uma estratégia de marketing para advogados é uma conexão entre seus objetivos para seu escritório de advocacia com suas campanhas de marketing.

As estratégias de marketing jurídico definem os objetivos gerais de marketing, mensagens, públicos-alvo e os serviços que você pretende promover.

Para fazer uma estratégia jurídica, você precisará seguir algumas etapas, veja quais abaixo:

  1. Defina suas metas de negócios

Uma estratégia jurídica eficaz precisa ter metas definidas e alcançáveis. As estratégias de marketing jurídico que aplicam os princípios das metas SMART têm ainda mais probabilidade de sucesso.

Uma meta SMART é definida como específica, mensurável, atingível, relevante e temporizável.

Faça essas perguntas a si mesmo para definir suas metas SMART:

  • Por que esse objetivo é importante para mim?
  • Que quantidade ou porcentagem definirá o sucesso ou o fracasso?
  • Como vou medir isso?
  • Quanto tempo isso deve levar?
  1. Identifique seu público-alvo

Quem você quer alcançar com as campanhas de marketing do seu escritório de advocacia? Esse é o seu público-alvo.

No entanto, a maioria dos escritórios de advocacia não quer atrair apenas um tipo de cliente.

Você deseja comercializar para alguns grupos diferentes de pessoas. Essa área é onde as personas do cliente ajudam.

Boas estratégias de marketing para escritórios de advocacia terão algumas personas de clientes definidas.

O que é uma persona do cliente? Ele descreve uma pessoa que representa um cliente em potencial para seu escritório de advocacia.

A persona incluirá informações demográficas, interesses, necessidades, valores e preocupações de um cliente em potencial.

Essa construção ajudará você a refinar suas mensagens de marketing digital para que sejam relevantes para os clientes que se encaixam no perfil da sua persona.

Saiba mais: Buyer persona

  1. Analise seu nicho de mercado 

É importante saber se seu escritório de advocacia tem um lugar no mercado. Depois de saber onde você se encaixa, você pode encontrar a melhor posição competitiva possível do seu escritório de advocacia.

Você precisa analisar seus concorrentes para descobrir seus pontos fortes e fracos. Em seguida, você pode usar essas informações para determinar o que precisa fazer para destacar seu escritório de advocacia.

Digamos que você tenha uma prática de defesa criminal. Você percebe que seu maior concorrente local não fez nada para construir uma audiência no Instagram.

Você aproveita isso fazendo planos para impulsionar sua estratégia de marketing incluindo a criação de conteúdo sobre direito criminal para postar no Instagram.

  1. Construa uma identidade de marca 

Você deve se concentrar na construção da marca para o seu escritório de advocacia tanto quanto faria para qualquer outro negócio.

A marca que você cria e comunica permite que você se conecte com seus clientes, garante que as pessoas reconheçam sua prática e torne seu escritório de advocacia mais memorável.

As estratégias jurídicas que incluem uma definição de marca poderosa serão muito mais eficazes.

Para criar uma marca é necessário ter uma identidade visual constante e reconhecer e expor os valores do seu escritório de advocacia.

  1. Pense em um orçamento de marketing

A estratégia jurídica também deve focar no seu orçamento. Você precisará criar um orçamento de marketing do escritório de advocacia para controlar os custos e garantir que possa atingir suas metas de marketing.

Para criar o orçamento de marketing, você precisa fazer mais do que determinar quanto dinheiro pode gastar.

Você precisará determinar uma porcentagem da receita para gastar em suas campanhas de marketing digital.

Então, você pode dividir esse valor em um orçamento mensal. Por fim, você precisará prever o retorno que obterá do orçamento de marketing do seu escritório de advocacia. Você fará isso prevendo o número de leads e clientes adicionais que você adquirirá.

Uma agência de marketing digital como a DUNA pode te ajudar a contratar serviços que se encaixem com seus objetivos e que possuem um ótimo custo-benefício, visite o nosso site para saber mais!

  1. Avalie seu desempenho e ajuste as metas

As estratégias jurídicas nunca são estáticas. Você deve otimizá-las continuamente à medida que acompanha o desempenho das campanhas de marketing do seu escritório de advocacia.

Avaliar o desempenho e ajustar as metas é o que fará diferença em sua estratégia jurídica, pois assim, você será capaz de analisar o que está dando certo e o que precisa ser otimizado.

Conclusão

Uma estratégia jurídica envolve saber os seus objetivos e estabelecer metas para alcançá-los.

Além disso, também envolve fazer marketing jurídico para aumentar o reconhecimento do seu escritório e serviços de advocacia.

Se você quer melhorar a sua estratégia jurídica hoje, visite o site da Agência de Marketing Digital DUNA e conheça nossos planos e preços!