Direct do Instagram: 9 dicas para o marketing do seu perfil

Uma das funcionalidades mais legais do Instagram é o envio de mensagens diretas entre os perfis, seja individual ou em grupo. 

O recurso Direct do Instagram é um ótimo recurso e que facilita a interação privada na rede social, principalmente entre a marca e o cliente. 

Hoje em dia, as empresas estão aderindo ao Direct para estreitar a comunicação com o público e aumentar a visibilidade da marca. Em alguns casos, o direct é um dos canais principais de vendas.

Direct do Instagram: 9 dicas para o marketing do seu perfil

O direct é uma ferramenta para o marketing, por isso, é preciso ter estratégias para que funcionem em conjunto com as ações da marca. 

Então, separamos algumas dicas para você tenha o melhor aproveitamento das ferramentas que o direct disponibiliza. Acompanhe.

  • Influenciadores digitais

O Instagram quebra recordes todos os dias. São milhões de usuários ativos, acessos diários e horas gastas no aplicativo. Isso é a prova que é o lugar perfeito para a marca.

Nessa rede social, existem influenciadores digitais em diversos nichos com um enorme público. Eles possuem uma forma de se comunicar.

Por isso, usá-los é uma boa maneira de promover a marca. De acordo com um estudo feito pela Mediakix, um crescimento notável acontece nos números das marcas que utilizaram influenciadores da promoção.

Para contatá-los, o direct é a porta de entrada. É só buscá-los no Explorar e mandar uma mensagem. Dessa forma, é possível negociar media kits, divulgações de produtos e outros serviços para promover a sua marca.

  • Conteúdo exclusivo

No Instagram, existem usuários que são muito engajados. Além de aumentar o engajamento da marca, eles merecem uma atenção. São os “advogados da marca”, que defendem a marca e são fiéis.

Por isso, usar o direct com eles é uma boa ideia. Envie conteúdo exclusivo, notícias inéditas, o dia a dia da empresa, entre outras oportunidades de contato. 

Essas ideias também podem ser usadas do close friends, como explicamos nesse post. Mas o direct irá estreitar a comunicação entre marca e cliente, além de dar combustível para continuarem engajando os posts. Uma mensagem é mais eficaz que responder um comentário.

Prêmios pelo direct também são uma ótima maneira de recompensar os seguidores mais leais da sua marca. Não precisa ser nada elaborado. Cupons de desconto, convites para Webinar, visitas na empresa podem servir para isso.

  • Feedback

O direct pode ser uma boa ferramenta para receber o feedback do público. 

Uma maneira de fazer isso é enviando posts a pequenos grupos, de seguidores, claro, e solicitar a opinião como a validação do conteúdo produzido pela marca.

Não é a única forma de conseguir o feedback também. Como mencionamos aqui, as enquetes do Instagram também são uma ótima maneira de fazer isso. 

  • Apoiar sorteios

Sorteios são ações que podem gerar um enorme engajamento, como falamos aqui

É interessante para a marca porque a interação dos seguidores é maior e para eles, que querem o prêmio.

Uma forma de inserir o direct na ação é fazendo um quiz nos stories e o ganhador será aquele que enviar a resposta correta pela ferramenta.

Boa opção para movimentar o direct da marca!

  • Ofertas e novidades

Nada melhor do que descobrir que o seu site favorito está em promoção. Melhor que isso, só recebendo uma mensagem com essa informação.

Enviar ofertas e novidades pelo direct irá gerar uma ansiedade em checar os produtos disponíveis ou lançados.

Use a criatividade nessa hora, para que todas as funcionalidades da ferramenta sejam usadas ao máximo.

  • Conteúdo gerado pelo Usuário

O Instagram é feito de momentos, esse sempre foi o intuito da rede social.

Por isso, é importante que a marca esteja associada aos momentos dos seguidores. O conteúdo gerado pelo usuário é uma estratégia importante porque valida a satisfação do cliente, a qualidade do produto.

É a prova que os consumidores realmente gostam da marca.

Esse conteúdo pode ser espontâneo, o que é incrível, mas pode ser incentivado por uma hashtag, por exemplo.

Crie uma para os clientes utilizarem quando publicarem algo relacionado a marca. Como a função da hashtag é agrupar as fotos, vai facilitar para a empresa visualizar.

Enquanto nos stories, incentive a marcação do perfil da marca, isso facilita para que seja visualizado e compartilhado.

  • Suporte ao cliente

No meio digital, os clientes necessitam de um canal para que tirem dúvidas, façam reclamações e resolvam todos os tipos de problema.

O direct pode ser esse portal. 

O Instagram possui milhares de pessoas ativas, eles passam horas na rede social e irão preferir utilizar esse meio para se comunicar com a marca. 

Mas priorize a rapidez da resposta e da solução do problema. O direct já possui um recurso de respostas prontas e instantâneas, use-as para deixar o processo mais veloz.

Lembre-se que não são mensagens automáticas, e sim, frases que ficam salvas e você as seleciona manualmente.

  • Comunidade

O direct do Instagram também permite a formação de grupos com os seus seguidores, e disponibilizou um recurso perfeito para isso.

É um adesivo para criar comunidades do direct. Nos stories, é possível utilizar esse recurso e entre as opções, está o de “bate-papo”. Dessa forma, o seguidor que deseja participar do grupo, só precisa clicar no sticker.

O recurso é perfeito para estreitar a comunicação e para saber quem tem interesse em se aproximar da marca.

Esse grupo também pode ser criado pela aba do direct mesmo. É preciso ir no ícone de “nova mensagem”, no canto superior direito, e selecionar quais seguidores farão parte dessa comunidade. 

Neste grupo, a marca pode enviar promoções, novidades e, até mesmo, pegar os feedbacks dos clientes.

  • Pesquisas para entender o público

É  conversando que você sabe qual a melhor forma de melhorar o serviço. E o direct pode ser a porta de entrada para lançar as pesquisas ao público. A qualitativa, por exemplo, funcionará bem nesse meio.

O feedback, tanto positivo quanto negativo, recebido pelo direct pode ser considerado nesse processo.

A marca estará utilizando essa ferramenta para falar com quem realmente é afetado pela empresa. Então, ouça o que o cliente tem a dizer. Pergunte sobre a satisfação, sobre o prazo de entrega, sobre a qualidade do produto, se quebrou e quais foram as causas, se o preço está bom, entre outras questões que podem melhorar o serviço.

No final, os dois lados estarão contentes com o resultado, acredite.

Se a sua marca ainda não utiliza o direct, está na hora de repensar o uso dessa ferramenta do Instagram. 

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.