A perspectiva de iniciar seu próprio escritório de advocacia pode ser intimidante. Ainda mais, quando você não sabe por onde começar.
Você pode ser um grande advogado, mas abrir seu próprio negócio significa decidir sobre a área do direito que você vai exercer, montar seu escritório, lidar com demandas e muito mais.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas do que você deve fazer antes de abrir seu escritório de advocacia.
Venha conferir as nossas dicas!
7 Dicas para abrir um escritório de advocacia
- Desenvolva um plano de negócios
Faça um plano de negócios detalhado antes de iniciar um escritório de advocacia. Isso inclui formar sua declaração de missão, conhecer as vantagens competitivas de sua empresa, planejar as finanças e a estratégia de marketing.
Isso lhe dará uma visão clara de como será sua empresa e o que deve ser planejado para o futuro.
Crie um briefing do seu plano detalhando a localização, o foco de sua prática, bem como metas e objetivos.
Você também precisará identificar um orçamento inicial e um orçamento mensal. Pesquise os mercados de clientes potenciais e o capital necessário para operar a empresa nos primeiros três meses.
- Escolha uma Área de Atuação
Agora que você tem um plano de negócios, você deve identificar as áreas do direito que deseja praticar.
Concentre-se em seus pontos fortes e fracos como advogado para escolher o melhor ajuste.
É raro os advogados fornecerem uma prática genérica hoje em dia. Escolher uma área de atuação claramente definida, como direito de família, ajudará você a construir sua credibilidade mais rapidamente e fazer mais contatos.
- Dê um nome à sua empresa
Você pode escolher um nome para sua empresa com base em sua experiência ou nomear o escritório de advocacia com seu próprio nome. Se você optar por um nome criativo com base em sua experiência, certifique-se de que não seja enganoso.
Confira no código da OAB o que é ou não apropriado em termos de nome de escritórios de advocacia.
Saiba mais: Como Nomear sua Empresa: As 5 melhores dicas – Saiba aqui
- Selecione um local
A localização ideal tem muito a ver com a sua área de atuação. Olhe para vários locais e espaços de escritório antes de se decidir por aquele que se adapta às suas necessidades.
Por exemplo, você pode querer alugar um espaço, compartilhar um espaço de escritório ou até mesmo trabalhar em casa.
Compartilhar um espaço de escritório permitirá reunir recursos e economizar dinheiro. Considere as vantagens e desvantagens de cada opção, e não esqueça de escolher algo que se encaixe com o seu orçamento!
- Compre móveis, equipamentos e suprimentos de escritório
Com um escritório, você obviamente precisará de móveis de escritório, suprimentos e equipamentos como impressoras, computadores, telefone comercial, arquivos etc.
Não esqueça de criar uma lista com todas essas necessidades, assim, você saberá quanto de dinheiro será preciso para dar início ao seu escritório de advocacia.
- Construa uma base de clientes
Se você ainda não tem uma base de clientes, precisa pensar em maneiras de atrair novos clientes.
Construir uma rede de referência forte é o primeiro passo para isso. Trabalhe duro para cultivar relacionamentos com advogados da área e procure oportunidades para mais trabalhos de referência.
Uma dica é fazer marketing digital jurídico, o que envolve as redes sociais, blogs, seu site, entre outros canais online.
Essa é uma boa opção para quem está começando, pois possui um custo-benefício maior do que estratégia de publicidade tradicionais.
Dê uma conferida na gestão de redes sociais da Agência de Marketing Digital DUNA para ver como nossos planos e preços podem se encaixar com o seu negócio!
- Planeje suas finanças
O aspecto financeiro de administrar um escritório de advocacia pode ser complicado e estressante, especialmente se você estiver lidando com sua própria contabilidade.
Aqui vão algumas dicas para você começar a planejar suas finanças:
- Abra uma conta bancária separada para sua empresa para depositar pagamentos de clientes e pagar suas despesas.
- Ao planejar suas finanças, você também precisa reservar dinheiro para impostos, taxa de registro comercial e outras taxas de licenciamento. Não deixe de pesquisar sobre esses detalhes em seu Estado!
- Determine as despesas de marketing e publicidade que você usará, como cartões de visita, site, folhetos e anúncios.
- Você precisará estabelecer como deseja faturar seus clientes – fixo ou por hora, as taxas e as condições de pagamento.
- Se você contratou funcionários em período integral ou meio período, precisará contabilizar a remuneração dos funcionários.
Quanto os advogados ganham com um escritório de advocacia próprio?
A quantia que os advogados ganham depende do que eles praticam e do tamanho do escritório.
Algumas áreas do direito serão mais bem pagas do que outras, isso é um fato, mas tudo depende também do número de clientes que você possui e sua especialização.
Ademais, outras variações também implicam no lucro de seu escritório, como a localização, a renda da sua clientela e em alguns casos até mesmo a sua popularidade no setor jurídico.
Portanto, é difícil definir um número concreto para o quanto o seu escritório de advocacia renderá.
Saiba mais: Cartão de Visita Digital para Advogados: Qual a vantagem?
Devo abrir meu próprio escritório de advocacia?
Trabalhar para uma grande empresa vem com seu conjunto de vantagens, incluindo uma ótima infraestrutura para contabilidade, marketing e relacionamento com o cliente.
Se você iniciar seu próprio escritório de advocacia, todas essas responsabilidades recaem sobre você.
Você precisará aprender como atrair clientes, fazer sua contabilidade e administrar um escritório.
No entanto, se você tem espírito empreendedor e está disposto a assumir os riscos de criar seu próprio negócio, então é hora de dar o primeiro passo e começar seu próprio negócio.