Como ser gestor de tráfego freelancer?

O gestor de tráfego freelancer é uma nova categoria dentro de um leque recheado de opções no marketing digital.

Existem especialistas em SEO e SEM, criadores de conteúdo, webmasters, gerentes de comunidade, construtores de links, especialistas em comércio eletrônico, especialistas em análise e design de logos etc.

A digitalização implica a destruição de muitos empregos tradicionais, mas também a criação de novos perfis profissionais.

Neste post falaremos sobre o gestor de tráfego, cargo muito necessário e com grande demanda dentro do marketing digital.

Continue lendo!

Como ser gestor de tráfego freelancer?

O que é um gestor de tráfego freelancer ?

Resumindo, é um profissional que tem como função desenhar e acompanhar campanhas publicitárias online através de qualquer meio digital.

Podem ser páginas da web de jornais ou revistas, blogs, sites corporativos ou redes sociais como LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram.

Seu objetivo é atrair tráfego qualificado para gerar vendas de produtos ou serviços aos seus clientes por meio da elaboração de campanhas publicitárias.

O perfil do gestor de tráfego freelancer é variado e não há uma definição precisa. Ele é uma figura emergente, especialista em mídias digitais e sua tarefa é desenvolver estratégias, criar conteúdos, publicá-los e monitorar os resultados.

Nesta profissão, o retorno do investimento (ROI) é um dos indicadores mais importantes para medir a eficácia dos seus anúncios.

O cliente final receberá um relatório onde verá as melhorias nas vendas que afetam seu negócio.

Ao contrário de outras formas de marketing, os resultados oferecidos pelo gestor de tráfego são 100% mensuráveis ​​graças aos indicadores KPI digitais.

Esta é uma das razões pelas quais as empresas exigem cada vez mais estas competências dentro de uma estratégia de marketing digital.

O investimento em meios convencionais tem um custo verdadeiramente elevado e um retorno difícil de calcular.

O que preciso saber para ser um gestor de tráfego freelancer

A maioria desses profissionais são perfis autodidatas. Seus conhecimentos técnicos são muito variados, mas estão relacionados entre si.

O design abrangente de uma campanha publicitária requer noções de web design, composição de imagens, análises, gerenciamento de redes sociais e estratégia de Internet.

Quanto mais conhecimento você tiver, mais autonomia e controle sobre seus projetos.

As agências de tráfego pago também contam com especialistas em gerenciamento de tráfego em sua equipe.

Nesse caso, o gestor de tráfego pode limitar-se a desenhar e acompanhar a campanha de um ponto de vista mais estratégico, sendo todo o conteúdo gerado por especialistas de cada área.

A assessoria do gestor de tráfego ao cliente é de grande relevância, pois deve ajudá-lo a criar o perfil social do seu comprador (buyer persona).

Saiba mais: Qual a melhor empresa para trabalhar com marketing digital?

O que exatamente um gestor de tráfego faz?

Cada gestor de tráfego tem seu método, mas geralmente divide seu trabalho em duas fases.

Você deve primeiro falar com o cliente final para aconselhá-lo sobre seu projeto.

Normalmente, nas primeiras reuniões são definidos os produtos ou serviços a serem comercializados, criado o perfil socioeconômico do comprador e estabelecidos objetivos específicos e mensuráveis.

Com todas essas informações, o gestor de tráfego freelancer desenvolverá uma estratégia que será executada durante um determinado período de tempo.

Normalmente a duração das campanhas publicitárias está de acordo com o orçamento (orçamento) disponível e com o cumprimento dos objetivos.

Os resultados dos anúncios são imediatos, permitindo ao gestor de tráfego freelancer aplicar modificações rapidamente com apenas alguns cliques.

Projetar um funil de vendas eficaz é essencial para fechar uma venda. Os negócios online têm muita concorrência e os detalhes fazem a diferença.

A segunda fase baseia-se na realização de um acompanhamento diário, semanal ou mensal da campanha em conjunto com o cliente.

Por sua vez, você deve preparar relatórios sobre os resultados obtidos. Nestes relatórios podemos ver o dinheiro investido, os leads captados, as vendas geradas para o negócio, etc.

Os relatórios de rastreamento são muito importantes, pois o gestor de tráfego freelancer deve garantir os melhores resultados possíveis com o mínimo de investimento.

Saiba mais: Quem é o melhor gestor de tráfego do Brasil?

Como ser um gestor de tráfego freelancer?

Tecnicamente, não existe nenhum treinamento formal que lhe conceda tal título. Se você está gerando conteúdo ou realizando campanhas publicitárias online para vender produtos ou serviços, você já é um gestor de tráfego freelancer.

Um especialista em design de campanha SEO e SEM ou um construtor de páginas afiliados são perfis emergentes que podem facilmente preencher essa posição.

Do zero eles sabem como aumentar a visibilidade do cliente, gerenciar redes sociais, entender como funcionam os negócios online (Google Ads e links de afiliados) e criar bons conteúdos.

O nível de formação, e as necessidades desse profissional podem variar muito.

Um gestor de redes sociais que trabalha com o Facebook Ads pode gerenciar a estratégia e as campanhas publicitárias de um pequeno cliente em menos de 3 meses, desde que seu produto não exija muita experiência.

Por exemplo, uma empresa que vende cosméticos ou um produtos esportivos que pretende atrair clientes locais.

As habilidades também são muito importantes. A vontade de aprender, melhorar, ser honesto e transparente são essenciais em um bom profissional.

Você também deve querer aprimorar o seu lado mais útil, já que estará ajudando um cliente a atingir seus objetivos e ele estará depositando sua confiança (e dinheiro) em você.

Portanto, você terá que entender como funciona o negócio deles e agir como se fosse seu.

Adquirir conhecimento técnico sobre as ferramentas mais utilizadas no marketing digital lhe trará muitas vantagens. Quais ferramentas um gestor de tráfego freelancer usa? Veja abaixo:

  • Domínio das redes sociais mais populares
  • Domínio do vocabulário de marketing
  • Photoshop ou Illustrator para criar os anúncios (opcional)
  • Ferramentas analíticas como Google Analytics ou SEMRush
  • WordPress e Prestashop para criar páginas web ou landings
  • Redação de textos publicitários (copywriting)
  • Capacidade de improvisação e acompanhamento

Saiba mais: Melhor agência de tráfego pago e marketing digital

Conclusão

Esta figura profissional emergente está sendo ocupada pelo especialista em posicionamento SEO e marketing de afiliados.

O grande diferencial é o tratamento com os clientes, já que o pagador não é o Google ou a Amazon, mas sim um empresário dono do seu negócio.

Quase todas as empresas precisam de mais clientes e de melhorar o seu posicionamento online. O orçamento disponível para anúncios é um fator-chave para o sucesso.

Toda empresa precisa ter presença online e os anúncios são uma maneira rápida de receber mais receita.

Assim, a visibilidade da marca também cresce graças à concepção de conteúdos altamente segmentados dirigidos ao cliente final.

Posicionar um site por meio de SEO orgânico e análises tem resultados mais lentos. Os anúncios fornecem resultados às empresas em questão de horas e as ajudam a manter o orçamento.