A gestão de tráfego é um serviço especializado do marketing digital que ajuda empresas e marcas a conquistarem mais clientes.
Com a digitalização da publicidade, muitas etapas que antes eram menos acessíveis, passaram a se democratizar online, e a principal delas é o tráfego pago.
Mas afinal, o que isso significa? O tráfego pago, como é conhecido, nada mais é do que pagar por anúncios que aparecem nas diferentes plataformas online.
Dentro do marketing digital, existe uma série de ferramentas que ajudam as empresas a alcançarem um público maior, no entanto, tudo isso precisa ser gerenciado da maneira certa.
Nesse sentido, a gestão de tráfego pago é uma das melhores formas de se destacar quando feita por uma agência profissional.
Saiba mais sobre a gestão de tráfego e como ela funciona neste post!
O que é tráfego pago?
Tráfego pago significa que qualquer cliente que visita seu site após você ter pago por campanhas publicitárias.
Muitas plataformas oferecem serviços de tráfego pago, incluindo motores de busca, e plataformas de mídia social.
Uma das formas mais comuns de tráfego pago é a publicidade Pay Per Click (CPC), que utiliza o Google Ads. Outros tipos incluem publicidade Pay Per Acquisition (PPA), custo por mil impressões (CPM) e anúncios em banner.
Você deve saber se é CPC (pagamento por clique) ou CPM (pagamento por mil impressões, o “M” em CPM representa o algarismo romano de 1.000).
Google Ads e Facebook são duas das plataformas mais populares usadas para gerar tráfego pago para sites, mas também existem muitas outras fontes de tráfego pago.
Saiba mais: Quanto cobra um gestor de tráfego?
Como funciona a gestão de tráfego pago?
A gestão de tráfego pago se divide em diferentes formas de conseguir mais clientes, entre as principais estão:
- Divulgar sua marca e ganhar visibilidade
- levar mais visitas para seu site
- Vender uma oferta
- Conseguir mais seguidores
- Gerar leads (contatos por e-mail ou Whatsapp)
- Vender os produtos da sua Loja
Tudo isso pode ser feito por uma agência de marketing digital que cria campanhas pensadas em aumentar o alcance de sua empresa.
O gestor tem como papel criar, gerenciar as campanhas digitais, além de analisar os resultados e continuar otimizando os anúncios para alcançar mais pessoas.
O gestor de tráfego também pode ser dividido em duas categorias; o pago e o orgânico.
Tráfego pago envolve o uso de recursos financeiros para colocar as campanhas nas principais plataformas que falaremos mais abaixo. Já o tráfego orgânico, envolve a criação de conteúdo pensado em SEO, ou seja, a otimização para buscadores como o Google.
No tráfego orgânico, o profissional busca criar conteúdo de qualidade que aparecerá entre os primeiros resultados do Google e outros buscadores.
Ambos podem ser feitos em conjunto ou separadamente, a diferença é que o tráfego pago pode ser mais rápido e eficiente em um curto período, enquanto o tráfego orgânico demanda mais tempo.
Para entender como funciona para crescer uma empresa usando a internet veja o vídeo curto abaixo:
Tráfego Pago Benefícios do Tráfego Pago
O Tráfego Pago pode ter um impacto extremamente positivo no seu site se for cuidadosamente planejado e executado.
Um dos benefícios é escolher exatamente quanto você deseja gastar para direcionar melhor o tráfego pago para o seu site.
Além disso, você pode definir um valor máximo diário que deseja gastar em determinados tipos de publicidade (Pay Per Click).
Você também pode usar a otimização de palavras-chave para direcionar com mais cuidado o tráfego direcionado ao seu site.
Só porque alguém clica em um link no topo do Google não significa necessariamente que gostará do seu produto ou serviço.
Você está pagando para direcionar os consumidores ao seu site, mas eles não têm obrigação de comprar nada.
Portanto, o tráfego pago não aumenta diretamente as vendas e as taxas de conversão. Sites mal projetados combinados com alto tráfego são prejudiciais.
Se os navegadores saírem da sua página da web imediatamente após a entrada, sua taxa de rejeição aumentará.
Por outro lado, uma taxa de rejeição mais alta resulta em uma classificação mais baixa no Google e você ainda será cobrado pela visita à página.
Saiba mais: Gestor de Tráfego Pago: Como Funciona? Planos e Preços
Melhores fontes de tráfego para atrair clientes para o seu site
Com mais de 1 bilhão de usuários, o Facebook é uma das maiores e mais ativas redes de mídia social do mundo.
As campanhas CPC do Facebook são incrivelmente eficazes na divulgação e criação de tráfego devido à gigantesca base de usuários. Também permite mirar com extrema precisão.
Você pode segmentar demograficamente, geograficamente, psicograficamente e comportamentalmente. Por exemplo, você pode ter como alvo homens solteiros com idades entre 45 e 60 anos que moram em em uma cidade específica.
Você também pode segmentar por gostos e hobbies, o que ajuda a ter mais resultados com suas campanhas.
- Anúncios do Google
O Google Ads é um dos métodos mais populares para direcionar tráfego pago para uma página da web.
O Google usa redes de display para criar formatos atraentes para alcançar uma ampla variedade de clientes.
É considerado um dos geradores de tráfego da web mais bem pagos e ajuda a construir o reconhecimento da marca e aumenta o envolvimento do visitante.
O Google Ads também usa consultas de pesquisa para que você possa atingir pessoas com interesses muito específicos.
Além disso, você também pode controlar seus custos definindo máximos diários, bem como medir e gerenciar os resultados da campanha por meio de análises quantitativas.
Os objetivos do tráfego pago
O objetivo do tráfego pago é adquirir clientes. A DUNA Marketing Digital está focada em ajudar as empresas a ganhar dinheiro, e isso significa que receitas e custos são importantes.
O cliente adquirido precisa fazer dinheiro para o seu negócio. Caso contrário, seu negócio não terá sucesso.
Quando se trata de pesquisa paga, a empresa que estiver disposta a gastar mais dinheiro para adquirir um cliente geralmente vencerá.
Segmentar clientes pode ser caro se você estiver tentando alcançar todos e seu orçamento poderá esgotar rapidamente se não planejar.
Por esses motivos, é importante definir o público e direcioná-lo por meio do funil de marketing. A gestão de tráfego pago também deve ser usada para complementar seus serviços de SEO, por meio do remarketing de visitantes anteriores do site.
O tráfego pago geralmente é utilizado como um sistema com múltiplas campanhas para gerar leads para o seu negócio. Suas campanhas podem trabalhar juntas para atingir objetivos diferentes.
Aqui vão algumas dicas para ter mais sucesso com tráfego pago:
- Certifique-se de ter metas para suas campanhas.
- Não veja o tráfego pago como algo específico da plataforma
- Sempre saiba em que estágio do relacionamento você se encontra.
- O objetivo é provar que você sabe do que está falando antes de pedir aos visitantes que comprem.
- Explique: quem é essa marca, o que ela tem para vender?
Conclusão
A gestão de tráfego pago é uma das maneiras mais eficazes de conquistar clientes para sua empresa. Quando feito aliado de outros recursos de marketing digital, os resultados podem ser melhores ainda.
Fazer uso de campanhas online, redes sociais e conteúdo otimizado para aparecer em primeiro nos buscadores é uma maneira garantida de conseguir mais clientes.
No entanto, para que tudo isso dê certo, é necessário ter um planejamento e administração de qualidade, é aí que entra a gestão de tráfego pago.
Ter uma agência especializada ajudando o seu negócio a crescer facilita e muito todo esse processo. Por isso, confie na DUNA Marketing Digital e deixe que a nossa equipe ajude a sua empresa a crescer cada vez mais!