Se você está procurando como conseguir trabalho de editor de vídeo e não sabe como começar, esse post irá te ajudar!
O trabalho de editor de vídeo vem crescendo muito nos últimos anos, devido aos principais canais de comunicação precisarem desse profissional.
Seja nas redes sociais ou em campanhas publicitárias na TV, é uma carreira com muitas possibilidades.
Se você está tentando conseguir trabalho de editor de vídeo e não está conseguindo, veja as dicas desse post e saiba o que fazer!
Maneiras de conseguir trabalho de editor de vídeo
De produtoras a estúdios de televisão e agências de marketing digital: há muitas possibilidades de conseguir trabalho de editor de vídeo.
A seguir veremos as principais empresas. Confira!
- Agências de marketing digital
As agências precisam de editores de vídeo para posicionar os produtos de seus clientes em redes sociais, plataformas digitais, anúncios de televisão…
O marketing digital está em todo o lado, por isso as marcas dão tanta importância à edição de vídeo para posicionar a sua marca num mercado com tantos negócios e, como resultado, no ambiente global mais competitivo da história.
- Editor freelancer
Se você tem experiência, perfil em redes sociais e portais de empregos, ou site próprio, aqui está. Se você mesmo é um chefe!
É muito vantajoso conseguir trabalho de editor de vídeo freelancer, mas é preciso trabalhar muito para expandir o seu negócio.
Editores de vídeo qualificados podem definir suas próprias taxas e trabalhar com flexibilidade. Com uma grande base de clientes, você poderá escolher aqueles que melhor atendem às suas preferências.
Para editar seus vídeos em casa você só precisa de um computador e um software de edição poderoso.
Alguns dos mais utilizados são DaVinci Resolve, Adobe Premiere, After Effects e Final Cut. Observe que você só pode usar o Final Cut Pro se tiver um sistema operacional Mac OS X.
- Cinema e televisão
A indústria audiovisual tem muitas vagas para um editor de vídeo, em filmes, séries, programas, documentários, shows, newsletters, notícias… O setor audiovisual oferece infinitas possibilidades.
Saiba mais: Quanto custa o serviço de um editor de vídeo?
Dicas para conseguir um emprego como editor de vídeo
Existem muitas formas de divulgar o seu trabalho no setor audiovisual. As plataformas servem de trampolim para mostrar seu trabalho gratuitamente, mas lembre-se de utilizá-las com perfil profissional.
- Redes sociais
Hoje em dia todos utilizamos redes sociais, por isso você deve criar um perfil em diferentes plataformas para mostrar o seu trabalho.
Dentre as redes onde você pode enviar seu conteúdo, vale destacar:
- Instagram: é uma das melhores plataformas para divulgar o seu trabalho, tanto no feed, como nos stories.
- TikTok: esta é a rede social que os jovens mais utilizam. Você pode enviar conteúdo com um perfil cada vez mais engraçado. Quem sabe um de seus vídeos se tornará viral.
- YouTube: é a rede social ideal para enviar programas, videoclipes, curtas-metragens… É a rede social de conteúdo audiovisual mais utilizada na Internet. Oferece um ótimo serviço para hospedar seus vídeos. Além disso, se você obtiver muitas visualizações nos vídeos que envia, poderá monetizar seu trabalho, mesmo no tempo que gasta para conhecê-lo.
Saiba mais: Quanto cobrar por edição de vídeo para redes sociais?
- Sites de emprego
Nestes sites e plataformas você pode encontrar uma infinidade de ofertas de emprego todos os dias. É fundamental que você tenha um perfil próprio e tenha cuidado nos locais onde surgem oportunidades de trabalho.
Para conseguir um emprego como editor de vídeo, você deve criar um perfil em portais de empregos gerais:
As empresas procuram editores nessas páginas porque hoje todo mundo tem celular e/ou computador, passamos o dia vendo postagens de vídeos em redes sociais, anúncios e outras plataformas. As oportunidades de emprego existem, basta você encontrá-las!
- Experiência
Clientes e empresas procuram um editor de vídeo experiente porque desejam verificar suas competências e aptidões antes de contratá-lo para seu projeto.
Inclua as seguintes seções em seu currículo para demonstrar sua experiência:
- Qualificação: formação acadêmica é essencial
- Experiência profissional: inclui os projetos audiovisuais mais notáveis
- Habilidades de escritório: inclua seu nível nos principais programas de edição
Este currículo deve ser acompanhado de uma carta de apresentação e de um portfólio com o seu trabalho da mais alta qualidade.
Se você tem pouca experiência como editor de vídeo, é interessante buscar por vagas de estágio ou trainee para dar início a sua carreira.
Uma dica é procurar por agências de marketing digital que oferecem serviço de gestão de YouTube e criação de vídeos para marketing nas redes sociais.
No entanto, você também pode fazer vídeos por conta própria e usá-los como prova do seu trabalho.