Quer você trabalhe em um escritório de advocacia há muito tempo ou seja recém graduado da faculdade de direito, você deve considerar o que significa administrar um negócio se quiser operar seu próprio escritório de advocacia.
Antes de tomar grandes decisões, pergunte a si mesmo se deseja administrar um negócio inteiro, se está comprometido em ser proprietário e líder de negócios e se o tempo que você gasta trabalhando nisso é tão importante quanto seu trabalho faturável.
Por que você deve abrir um escritório de advocacia?
Há muitos benefícios em abrir seu próprio escritório de advocacia. Para começar, você não estará mais apenas praticando a lei.
Você estará construindo um negócio, uma marca. Se você fizer tudo direito, poderá desenvolver uma clientela significativa e se tornar respeitado na comunidade jurídica.
Quando você possui sua própria empresa, você controla os casos que assume. Você provavelmente tem um tipo específico de direito que deseja praticar.
Quando você administra seu próprio escritório de advocacia, só precisa seguir em frente com os casos que deseja. Ninguém pode forçá-lo a assumir um caso para o qual não está preparado ou não está interessado.
Uma das maiores razões pelas quais você deve abrir um escritório de advocacia é ter a chance de desenvolver um modelo de negócios que funcione para você, seus funcionários e seus clientes.
Quando você trabalha para o escritório de advocacia de outra pessoa, normalmente não tem muito controle sobre as decisões.
No entanto, quando você tem seu próprio negócio, pode construir a empresa em torno de seus objetivos e da cultura desejada no local de trabalho.
Saiba mais: Como os Advogados podem ser empresários? Veja aqui
Quanto custa para abrir e manter um escritório de advocacia?
Embora existam advogados por aí que tenham fundos significativos para fazer seu escritório de advocacia ser bem-sucedido, você pode não estar na mesma posição que eles.
Uma ideia interessante é fazer dois orçamentos: um orçamento apertado e um orçamento de “lista de desejos”. Para ambos, aqui estão os essenciais.
Primeiro, verifique se você tem dinheiro suficiente no banco para se manter alojado e alimentado por pelo menos seis meses.
Em seguida, você precisará de material de escritório, despesas profissionais, hardware e software e uma estratégia de marketing.
Você pode não encontrar o espaço de escritório perfeito imediatamente, e tudo bem. Muitos advogados começam com nada mais do que uma mesa e um computador em suas casas.
Muitos advogados estão encontrando sucesso na operação de uma prática virtual. Quando se trata de materiais de escritório, compre apenas o que você precisa.
Em termos de despesas profissionais, convém planejar com antecedência o alvará caso seja um estabelecimento físico, coisas como água, luz, aluguel etc, também são fundamentais de se pensar quando se trata de uma sede física.
Quando se trata de hardware e software, você precisará de um computador, unidade de backup, scanner de documentos, impressora e telefone para começar.
Claro, o software jurídico que você escolhe é baseado no que é melhor para sua empresa e quais são suas necessidades, então esteja preparado para fazer algumas pesquisas.
Ao começar a construir sua empresa, você deve considerar sua estratégia de marketing e como atrair novos clientes. Então você vai precisar pelo menos de cartões de visita e um site de escritório de advocacia. Falaremos mais sobre isso abaixo no post!
Saiba mais: Confira o Top 10 Maiores Escritórios de Advocacia do Brasil
A importância do orçamento
Mesmo que você ache que está à frente no que diz respeito ao que gastou na inicialização, é importante manter um orçamento preciso. Se você não gosta de números, considere contratar um contador.
Eles explicarão o que você pode e não pode gastar e quais são suas projeções com base na atividade do cliente. Algo a considerar em todos os momentos são seus custos físicos e intangíveis.
Dependendo de como o seu escritório de advocacia é administrado, você terá custos específicos que são relevantes para sua prática.
Por exemplo, mesmo que você não tenha uma sede física, provavelmente vai querer divulgar os seus serviços online, nesse caso, pode haver mais custos com marketing jurídico digital.
Marketing jurídico digital: Quanto custa?
O marketing jurídico digital nada mais é do que uma maneira de os advogados se destacaram online e divulgarem suas marcas e serviços sem ferir o código de ética da OAB.
Através de marketing de conteúdo, redes sociais e anúncios, os advogados podem conquistar mais clientes e, portanto, crescer o seu escritório de advocacia.
Os custos de marketing jurídico digital variam dependendo do serviço contrato. Recomendamos que você visite o site da Agência de Marketing Digital DUNA para conferir os nossos preços com ótimo custo-benefício!
Conclusão
Não existe uma maneira certa de construir um escritório de advocacia de sucesso. Não importa o que aconteça, levará tempo, dinheiro e perseverança.
Lembre-se de ser honesto consigo mesmo, peça conselhos aos advogados que você conhece e seja sempre franco com seus clientes.
É dessa maneira, que você construirá uma marca para você e se destacará da concorrência!