Qualquer empresa que queira alcançar resultados precisa de um gestor de tráfego qualificado criando campanhas online.
Tráfego é um termo muito comum utilizado por negócios online, que representa a quantidade de visitantes que acessam os canais digitais da sua marca.
Esses canais podem ser seu próprio site, seu canal no YouTube ou outras redes sociais. O desenvolvimento de um bom plano de gerenciamento de tráfego garante que seu negócio tenha um fluxo constante de visitantes.
Isso permite que sua marca se posicione bem e seja conhecida por muitas pessoas. Dessa forma, gere engajamento, leads e venda mais.
Embora pareça simples na sua proposta, gerenciar o tráfego não é uma tarefa simples. Existem diversas categorias de tráfego e diferentes estratégias para gerar o fluxo de visitas aos seus canais.
Então, se você quer saber o que é gestão de tráfego, como converter visitantes em leads e leads em oportunidades de vendas, confira nosso artigo.
O que é um gestor de tráfego?
Como já mencionamos, tráfego é o fluxo de pessoas que visitam um de seus canais digitais. Quanto mais pessoas acessarem esses canais, maiores serão as chances de outras pessoas também encontrarem o seu negócio na internet.
O gestor de tráfego é responsável por uma estratégia que visa aumentar esse fluxo de acesso ao seu site ou redes sociais por meio de anúncios e conteúdos.
Nesse tipo de estratégia, os profissionais geradores de tráfego têm o papel de segmentar o público de um negócio e avaliar métricas para gerenciar os visitantes nos canais definidos.
Isso é importante porque apenas um número elevado de visitas não significa que irá gerar resultados. É necessário que as pessoas que visitam seus canais sejam treinadas para se tornarem clientes.
Portanto, ao realizar a gestão de tráfego é necessário avaliar o perfil do seu público ou, mais especificamente, da sua buyer persona e os canais digitais mais adequados para a sua empresa atingir esses consumidores.
Quanto custa contratar um gestor de tráfego?
Contratar um gestor de tráfego implica em dois custos diferentes: o pagamento pelo serviço do profissional e o custo de criar as campanhas online.
Esse custo pode variar significativamente com base em diversos fatores, como a experiência do profissional, a complexidade do trabalho, a região geográfica e a natureza específica do projeto.
O gestor de tráfego pode trabalhar em diversas plataformas, como Google Ads, Facebook Ads, ou outras formas de marketing digital.
Em termos gerais, os honorários podem ser estabelecidos através de diferentes modelos, incluindo pagamento por hora, pagamento mensal fixo, ou uma porcentagem do orçamento de publicidade. Aqui estão algumas estimativas gerais para ajudar a dar uma ideia:
- Pagamento por Hora: um gestor de tráfego experiente pode cobrar entre $50 a $150 por hora, ou até mais, dependendo da sua expertise.
- Pagamento Mensal Fixo: Muitos gestores de tráfego preferem acordos mensais fixos. Esses valores podem variar de algumas centenas a alguns milhares de dólares por mês, dependendo do escopo do trabalho e da complexidade da campanha.
- Porcentagem do Orçamento de Publicidade: Alguns gestores de tráfego preferem receber uma porcentagem do orçamento total de publicidade que estão gerenciando. Essa porcentagem pode variar, mas comuns são valores entre 10% e 20%.
Uma solução mais prática é trabalhar com uma agência de tráfego pago que disponibiliza planos com preços fixos que englobam todos os serviços necessários para que essa estratégia seja bem-sucedida.
Quais são os tipos de tráfego?
Além de existirem diversos canais digitais que podem ser utilizados nessas estratégias, também existem diferentes tipos de tráfego.
Tráfego orgânico
É o tipo de tráfego que ocorre naturalmente. Por iniciativa própria, as pessoas pesquisam no Google e chegam ao seu site ou página.
Uma das principais formas de gerar tráfego orgânico é investir em estratégias de criação de conteúdo para que sua marca alcance um bom posicionamento web nos resultados de busca.
Tráfego pago
Empresas que buscam resultados mais rápidos podem ganhar visibilidade por meio do tráfego pago. Porém, é necessário investir um valor relevante para que esta estratégia dê resultados.
Além disso, existem diferentes variedades de tráfego pago:
- Display: as empresas compram espaço em sites de terceiros que têm parceria com o Google.
- Pesquisa: as empresas pagam para estar no topo dos resultados de pesquisa, mesmo em relação aos resultados orgânicos. Esses anúncios possuem um rótulo que os identifica como um “anúncio”.
- Google Shopping: esse formato é para quem tem uma loja virtual e quer divulgar sua mercadoria. Os anúncios aparecem em uma barra no topo da busca, onde são mostrados produtos semelhantes ao buscador.
- Remarketing: são aqueles anúncios gerados como resultado de uma visita anterior a um site onde você não concluiu a compra.
- TrueView in-stream: esse formato exibe o anúncio no início, no meio ou no final do vídeo no YouTube e em sites e aplicativos de parceiros de vídeo do Google.
- Descoberta TrueView: este anúncio aparece como sugestão de vídeo em uma pesquisa no YouTube e também ao lado de vídeos relacionados. Funciona por meio de palavras-chave de pesquisa.
- Vídeo bumper: tem duração máxima de seis segundos. Deve conter uma mensagem curta e impactante e é útil para o reconhecimento e alcance da marca.
- Out-stream: este exemplo de anúncio só pode ser veiculado em dispositivos móveis e em sites e aplicativos do Google.
- Aplicativos: esse tipo de anúncio busca impulsionar downloads de aplicativos e é exibido para toda a rede de pesquisa, YouTube, Google Play, Discover e outros aplicativos.
Tráfego direto
Esse tipo de tráfego ocorre quando as pessoas já conhecem o seu site e desejam acessá-lo. Eles digitam o nome da sua página no mecanismo de busca.
Essa forma de pesquisa só ocorre quando os usuários já sabem que desejam acessar seu site e não precisam de intermediário para acessar sua página.
Tráfego de e-mail marketing
É uma forma de tráfego que ocorre quando as pessoas clicam em um link enviado por email marketing.
Apesar de ser muito utilizado, as pessoas já devem estar em um funil de vendas para clicarem no link.
A taxa de cliques costuma ser boa em campanhas em que são enviados e-mails para leads que voluntariamente oferecem seus dados para receber esse tipo de conteúdo.
Tráfego de redes sociais
É o tráfego proveniente de links que são utilizados em suas redes sociais. Estar presente nas redes sociais é importante porque muitas pessoas passam muito tempo utilizando esses canais.
Portanto, isso aumenta as chances de atrair esses usuários para o seu blog ou site.
Saiba mais: Quanto custa um profissional para cuidar das redes sociais
Tráfego de referência
O tráfego de referência funciona, é claro, por meio de referências. Um exemplo é quando um consumidor lê um comentário positivo em um site confiável e decide conhecer mais sobre sua marca acessando seus canais digitais.
Vantagens de fazer gerenciamento de tráfego
Criar uma boa estratégia de gestão de tráfego pode trazer grandes benefícios para o seu negócio. Confira abaixo os principais.
Crie um público qualificado
Uma das maiores vantagens da gestão de tráfego é a segmentação do público qualificado. Isso é possível porque as ferramentas de tráfego e CRM permitem que sua empresa encontre pessoas com o perfil específico que você procura.
Uma maneira inteligente de descobrir esse perfil é criar uma buyer persona para o seu negócio. Você deve usar idade, interesses, localização, trabalho, dores e desejos.
Aumente o ROI (retorno sobre o investimento)
Qualificar seu público, aliar tráfego orgânico e pago são ações que vão aumentar o ROI, retorno do investimento do seu negócio.
Este é um resultado muito positivo que acontece porque as estratégias são feitas de forma complementar, trazendo resultados a curto, médio e longo prazo.
O ideal é criar um fluxo contínuo de visitantes através de seus canais. Isso aumenta a geração de clientes potenciais e oportunidades de vendas.
Melhore a reputação da sua marca
Conquistar os primeiros lugares nos resultados das páginas de busca do Google, além de gerar visibilidade para seus produtos e serviços, também posicionará sua marca como autoridade no tema abordado.
Isso garante que sua marca ganhe mais reputação no mercado, contribuindo para conversões de vendas.
Saiba mais: Qual a melhor rede social para tráfego de pagamento?
Dicas para uma boa gestão de tráfego
O conceito de gestão de tráfego é fácil de entender, mas não é tão simples na hora de executá-lo. Para te ajudar a desenvolver seu plano, confira algumas dicas que podem te ajudar na sua estratégia de tráfego.
Estude seu público-alvo
Entender muito bem o perfil do seu público e suas preferências é fundamental para descobrir os melhores canais para gerar tráfego.
As informações sobre os consumidores também ajudarão no processo de gestão, facilitando a escolha e estruturação de estratégias.
Dessa forma, uma empresa pode investir em canais e campanhas eficientes, reduzindo erros e otimizando lucros.
Crie um plano
Investir tempo na etapa de planejamento é fundamental para garantir um bom fluxo de tráfego na execução de suas ações.
Por isso, ao utilizar tráfego pago, pense em maneiras de acompanhar os clientes em todos os processos do funil de vendas. Essa é uma maneira segura de obter leads qualificados e avançar no processo de compra.
Escolha e acompanhe métricas
Definir as métricas utilizadas para avaliar o sucesso de suas ações também é uma etapa muito importante no processo de gestão de tráfego.
Esses dados também são importantes para determinar quais estratégias devem ser omitidas por não gerarem resultados.
Algumas métricas relevantes são:
- Custo por aquisição
- Custo por clique
- Visualizações de anúncios
- Clique para classificações
- Geração de leads
Saiba mais: Melhor agência de tráfego pago e marketing digital
Como escolher o canal de tráfego certo?
Escolher o melhor canal para sua estratégia de tráfego é importante para aumentar o número de visitas com menor custo. No entanto, existem muitas opções de canais atualmente.
- Marketing de email
- Anúncios do Facebook
- Anúncios do Instagram
- Anúncios do Google
- Pesquisas orgânicas
- Influenciadores digitais
Se você ainda tem dúvidas sobre como escolher o melhor canal de tráfego, confira algumas dicas que podem te ajudar.
Usar informações de perfil de usuário
Depois de estudar o seu público-alvo, você poderá avaliar quais são os melhores canais para alcançá-lo. Utilizar bem esses dados é fundamental para direcionar ações e conteúdos aos canais adequados, otimizando custos de tráfego e aumentando suas vendas.
Avalie seu orçamento
O orçamento será o ponto de partida para como serão desenvolvidas suas ações de trânsito.
Por isso, na hora de definir sua estratégia, escolha o valor de capital para investir em anúncios sem atrapalhar outras áreas do seu planejamento financeiro.
Avalie a experiência do produto ou serviço no mercado
Compreender como os consumidores experimentam seus produtos ou serviços no mercado também é importante na escolha dos canais de tráfego.
Isso porque produtos consolidados e que já fazem parte da rotina das pessoas exigem estratégias diferentes dos produtos disruptivos, com novas ideias e funcionalidades.
Saiba mais: Mídia Paga nas Redes Sociais: O que é e como funciona?
O que um gestor de tráfego faz?
O gestor de tráfego é responsável por gerar tráfego para sites na Internet. Esse profissional deve ter habilidades analíticas e utilizar uma abordagem data-driven para analisar os dados encontrados e escolher os melhores canais.
Também é papel do profissional avaliar as possibilidades de otimização nas campanhas e entender quais métricas são importantes em cada canal.
Entender bem o Marketing Digital também é importante para que o profissional consiga fazê-lo bem adquirindo tráfego pago, junto com a equipe de produção de conteúdo para tráfego orgânico.
Quais são as funções de um gestor de tráfego
Agora que entendemos o que faz um gestor de tráfego em geral, é hora de rever as principais atribuições e funções desse profissional.
- Cria relatórios para medir resultados.
- Analisa o desempenho das campanhas e seu impacto nas estratégias de marketing.
- Cria contas e perfis em gerenciadores de campanha e ferramentas dos clientes.
- Monitora e analisa campanhas em diferentes mídias.
- Gerencia o orçamento das contas publicitárias em busca de melhorias.
- Distribui o dinheiro entre canais de tráfego pago.
- Desenvolve planos, cria e otimiza campanhas de tráfego pago.
- Estuda palavras-chave e público-alvo.
Você já aprendeu o que é gestão de tráfego?
Esperamos que nosso artigo tenha explicado de forma simples e fácil de entender o que é gestão de tráfego e como ela influencia nos resultados de um negócio.
Visite o site da agência de marketing digital e saiba mais sobre a gestão de tráfego pago e como ela pode ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes.