Os links internos são a maneira com que você ajuda o Google reconhecer o seu conteúdo e ranqueá-lo nos resultados de pesquisa.
Esse recurso é muito importante, pois além de fornecer direções para um visitante de seu site, ele também ajuda a tornar a sua página da web rastreável.
Usar a estratégia certa de linkagem interna o ajuda a otimizar seu site conforme as práticas de SEO.
Conheça mais sobre os links internos nesse post e veja como utilizá-los em sua estratégia de marketing digital!
O que são links internos?
Um link interno é qualquer link de uma página do seu site para outra página do seu site.
Tanto seus usuários quanto os mecanismos de pesquisa usam links para encontrar conteúdo em seu site.
Seus usuários usam links para navegar pelo seu site e encontrar outros conteúdos.
Os mecanismos de pesquisa também usam links para navegar em seu site. Eles não verão uma página se não houver links para ela.
Existem vários tipos de links internos. Além de links em sua página inicial, menu, feed de postagem, etc, você também pode adicionar links em seu conteúdo.
Chamamos esses de links contextuais. Links contextuais direcionam seus usuários para conteúdo interessante e relacionado ao assunto do post.
Além disso, eles permitem que os mecanismos de pesquisa descubram qual conteúdo do seu site está relacionado, melhorando o SEO.
Quanto mais links uma página significativa receber, mais importante ela parecerá para os mecanismos de pesquisa. Portanto, bons links internos são cruciais para o seu SEO.
Saiba mais: Google AdWords: Como funciona, Preços e Planos?
Links internos x links externos
Todo site — até mesmo ecommerce — consiste em links internos e externos. Links internos conectam páginas e posts em seu site, e links externos conectam suas páginas a outros sites.
Neste post, focamos nos links internos e no que eles significam para o SEO. Veja também nosso post sobre link building para saber mais!
Como os links internos afetam o SEO?
Os links afetam o SEO na medida que você vai criando mais conteúdo e fazendo a linkagem interna.
Esse processo ajuda os mecanismos a identificarem o seu site como útil e relevante.
Quando uma página é vinculada a outra, ela passa um pouco de sua credibilidade para essa página, aumentando a probabilidade de que a segunda página seja classificada na página de resultados de pesquisa (SERP).
Links de outros sites para o seu site (backlinks) aumentam a autoridade (e o potencial de classificação) de todas as páginas do seu site. Links internos não fazem isso.
Saiba mais: SEO On Page: Como otimizar seu conteúdo de maneira fácil
Como otimizar seus links internos em 5 passos
- Segmente o seu conteúdo
Ao adicionar links internos em seu conteúdo novo, pense no que precisa ser segmentado, por exemplo, no caso da DUNA, links para posts de redes sociais e marketing digital são muito importantes.
Isso acontece porque esses são os tipos de serviço que prestamos para nossos clientes.
Pensa da mesma forma para todo conteúdo, segmentando os links que tem a ver com o tema principal, e se possível, adicionando links que envolvam o seu principal serviço ou produto.
- Relacione os artigos
Quando você está escrevendo um novo conteúdo, você provavelmente pode consultar outras páginas que estão relacionadas ao conteúdo que você está escrevendo.
A marcação de artigos relevantes para o tópico pode ajudar os usuários a encontrar artigos relacionados e aprender mais. Além é claro, de se manterem no seu site por mais tempo.
- Faça a linkagem interna como a Wikipedia
Os mecanismos de pesquisa estão tentando entender todo o conteúdo fornecido. O texto âncora e o conteúdo próximo aos seus links internos têm um impacto enorme.
Quando for possível, em descrições de produtos ou posts de blogs, tente usar palavras-chave que façam sentido com os textos linkados.
Isto é, se você estiver escrevendo sobre marketing jurídico digital e explicar como funcionam as campanhas do Google Ads para esse caso, você pode linkar um post mais detalhado sobre o assunto.
Dessa maneira, o leitor pode aprofundar seu conhecimento e valorizar ainda mais o seu conteúdo.
- Não se esqueça das páginas mais antigas
Seu site está crescendo continuamente. Portanto, algumas de suas páginas podem acabe ficando de lado e não serem mais usadas para linkagem interna.
Não deixe que isso ocorra, utilize essas páginas se elas ainda são relevantes, pois dessa maneira, você faz com que todo o conteúdo do seu blog receba tráfego.
Isso também ajudará o Google e outros mecanismos de pesquisa a encontrar essas páginas e reclassificá-las.
- Use links no-follow com sabedoria
A opção no-follow é um ótimo recurso que permite que o seu link não seja aberto pelos usuários.
Isso é particularmente importante quando em seu site existem links que não fornecem nenhum valor em termos de SEO e por isso não precisam ser seguidos.
Conclusão
Os links internos são importantes em uma estratégia de SEO com foco no marketing digital.
Da mesma forma, as campanhas no Google são essenciais para que seu negócio crescça e aumente seu ROI.
Conheça os serviços da Agência de Marketing Digital DUNA visitando os links abaixo e vendo nossos planos e preços hoje!
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!