5 dicas para usar hashtag no Instagram com facilidade

Hashtags são extremamente populares na internet. Não tem nenhuma novidade sobre elas a não ser a maneira de usá-las para promoção da marca.

Quando utilizadas da forma correta, as hashtags podem aumentar o alcance e visibilidade das publicações. E isso melhorará os resultados da marca.

usar hashtag no Instagram com facilidade

Mas não é só usar as hashtags e pronto. É necessário um planejamento e saber como funcionam as hashtags nas redes sociais.

Por isso, separamos alguns ensinamentos e vantagens do uso dessa função para você saber como usá-las. Acompanhe.

  • Como usar ?

Primeiramente, as hashtags funcionam como uma categorização de conteúdo sobre o mesmo assunto. É a contextualização do conteúdo para o usuário.

Para o usuário encontrar uma hashtag específica, é preciso ir na aba de buscas e clicar na opção “tag” e pesquisar o que deseja. Então, todos os conteúdos com irão aparecer como um feed personalizado.

Do outro lado, para usar é só clicar no símbolo # e digitar a palavra-chave. É importante que sejam frases curtas, para aumentar a usabilidade da hashtag, além da facilidade de encontrar o conteúdo.

Entre as vantagens de usar uma hashtag, está o aumento do alcance e atrair novos seguidores. Seu conteúdo ganhará mais visibilidade do público-alvo da sua conta. 

E se seguirem a hashtag, seu post usando a tag certa terá um engajamento maior, com esses followers indireto.

Além disso, suas campanhas podem ter hashtags próprias também, ou estarem associadas a alguma já existente sobre o assunto. 

É uma ótima oportunidade de promoção, por isso, passaremos algumas dicas de como usar a hashtag.

  • Não poluir a legenda

No quesito não poluir a legenda, é necessário entender que não se deve separar frases com hashtags. E existem dois pontos que precisam ser levados em consideração.

O primeiro é que o visual não fica atrativo e deixa o conteúdo mais difícil de ler. No final, o público não irá encontrar seu conteúdo. 

Use #marketingdigital, ao invés de #marketing #digital, por exemplo. O segundo ponto é que digital pode significar muitas coisas, e isso pode não entregar diretamente no seu nicho.

Além disso, não exagere na quantidade de hashtags usada. Uma pesquisa feita pela Metio, mostrou que o efeito é contrário e o engajamento cai quando muitas tags são usadas no mesmo post.

O Instagram permite 30 hashtags, mas isso não significa que você deve usar tudo. Mais que duas hashtags já diminui o engajamento na metade. 

Então, seja seletivo e escolha as hashtags certas.

  • Coerência

Para usar uma hashtag, é preciso colocar as que tem relação com o tema e a marca. Não terá efeito só as mais famosas forem usadas e não terem nada a ver com o conteúdo.

É importante usar tags que tenham alguma relação com o post. Por exemplo, qual a chance de seguidores em busca de dicas #fitness encontram conteúdo se a marca usa a hashtag #love ? Quase nenhuma.

É preciso ter coerência. Usando qualquer hashtag é promover o trabalho à toa, a marca estará gastando energia com o nicho errado.

Óbvio que se as tags populares tiverem relação com o assunto, elas podem ser usadas. As mais famosas têm entre 500 mil a um milhão de publicações, aproximadamente.

Mas não exagere, ainda não é atrativo muitas hashtags na mesma legenda.

  • Buscador do Instagram ou crie a sua própria hashtag

Antes de começar a usar, faça uma pesquisa nas buscas do Instagram, e até nos perfis concorrentes, para saber o que é usado relacionado a sua marca.

É só buscar pelo assunto, como se fosse um perfil comum, e observar o que aparece na pesquisa. Dessa forma, é possível saber quais são as melhores opções de hashtag.

Mas se quiser algo 100% original, crie sua própria hashtag.

Como o uso da hashtag também serve para organizar o conteúdo da marca, crie algumas que funcionem tais quais editorias e use em todos seus posts.

Assim, os seguidores poderão ir diretamente na hashtag na hora da busca. 

Outra dica é criar uma hashtag quando lançar uma campanha, ou então, pedir para que os seguidores compartilhem fotos usando a hashtag. Isso gera engajamento e fortalece a relação com a marca.

  • Hashtag na Bio do Instagram

Também é possível criar uma hashtag especialmente para a bio do Instagram. Dessa forma, a marca dirá logo de cara aos possíveis novos seguidores qual o segmento do perfil.

Essa tag precisa ser pensada de forma mais estratégica e estar, diretamente, relacionada ao nicho da marca, mas não sendo específica. 

Por exemplo, se a sua empresa é sobre marketing digital, tente usar #socialmedia ou #marketingdigital na bio.

  • Hashtags nos Stories

Também é possível postar hashtags nos Stories. 

Quando a tags é pesquisada na aba de busca, as publicações aparecem como um feed. Logo, os stories também, e os benefícios são os mesmos, maior alcance, visualização e engajamento.

Não tem mistério para adicionar uma hashtag ao story. É só digitar normal, como a legenda mesmo usando o #, mas se preferir destacá-la, também tem a opção de colocar como sticker. 

Para isso, deslize para cima para abrir o painel com alguns atributos disponíveis para compor o story.

Lembre-se de um detalhe importante: os stories só permitem 10 hashtags.

Use essas dicas para facilitar o trabalho na hora de criar as legendas. As hashtags irão trazer inúmeras vantagens a sua marca.

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.