A mídia programática é uma maneira de comprar e otimizar automaticamente campanhas digitais. Aprenda tudo sobre esse recurso neste post!
Ao invés de ter que negociar um espaço de publicidade, você pode usar um software de mídia programática para alocar seus anúncios na internet.
Isso é feito por meio de leilões em tempo real, onde os anúncios são comprados ao mesmo tempo em que um visitante carrega um site.
Se você estiver interessado em aprender um pouco mais sobre mídia programática e como ela funciona – este é o post para você!
O que é mídia programática?
A mídia programática é uma maneira diferente de anúncio em que é usado um software para comprar publicidade digital.
Enquanto o método tradicional inclui solicitações de propostas, licitações, cotações e negociação, a compra programática usa software algorítmico para comprar e vender um espaço de exibição online.
Esse tipo de mídia usa dados de tráfego e faz a segmentação do seu público-alvo para gerar mais impressões, o que resulta em um ROI melhor em termos de marketing.
Quem usa a mídia programática?
A mídia programática é uma forma de as empresas anunciarem em telas digitais. Antes da compra de anúncios programáticos, os anúncios digitais eram comprados e vendidos manualmente, tornando o processo caro e pouco confiável.
A publicidade programática agora está alcançando novos patamares, graças aos sites que habilitam anúncios nativos.
A principal razão para a mídia programática ser relevante é que esse espaço de anúncio pode ser menos afetado por bloqueadores de anúncios.
Isso junto com a publicidade nativa são duas das melhores formas de alcançar o consumidor.
O processo de compra de anúncios programáticos está longe de ser simples. Envolve automação e tecnologia complexas com as quais a maioria dos compradores de mídia não está familiarizada. No entanto, com um pouco de esclarecimento, você pode entender melhor como funciona o processo e começar a adaptar sua estratégia.
Como a mídia programática funciona?
A mídia programática utiliza inteligência artificial que possui algoritmos que analisam o comportamento de um visitante, permitindo a otimização de campanhas em tempo real para um público com maior probabilidade de conversão.
A compra de mídia programática inclui o uso de DSPs, SSPs e DMPs. Todas essas siglas representam um software onde é possível participar de uma espécie de leilão para conseguir o espaço em um site.
Os DSPs facilitam o processo de compra de inventário de anúncios no mercado aberto, fornecem a capacidade de atingir seu público-alvo devido à integração de DMPs (plataformas de gerenciamento de dados).
Os DMPs coletam e analisam uma quantidade substancial de dados de cookies para permitir que o profissional de marketing tome decisões mais informadas sobre quem pode ser seu público-alvo.
Já os publishers (donos de site) gerenciam seu inventário de anúncios não vendidos por meio de um SSP..
Um SSP relata dados, como por quanto tempo um visitante esteve em um site específico ou quantas páginas foram visualizadas por visita.
Os SSPs serão responsáveis por escolher o lance vencedor e veicularão o anúncio de banner vencedor no site do publisher.
Saiba mais: Confira 5 Vantagens do Marketing Digital para Empresas hoje
Como incluir a mídia programática na sua estratégia de marketing
- Escolha os tipos de anúncios
Quando você dá início ao uso da mídia programática pode ficar facilmente sobrecarregado.
Inúmeros DSPs e SSPs estão competindo pela atenção de compradores e vendedores, portanto, é importante ter seus objetivos em mente antes de anunciar dessa forma.
Explore os diferentes tipos de anúncios como: vídeo, native ads e display e escolha o que mais se encaixa com seus objetivos.
Depois disso, também é preciso escolher como será efetuado o pagamento dos anúncios, confira nosso post sobre CPC, CPM, CPA, para saber mais sobre isso!
- Escolha a plataforma
Ao explorar as diferentes plataformas de mídia programática tente encontrar a que mais se encaixa com a sua estratégia.
Aqui, vale ressaltar que o Google Ads de certa forma faz parte da mídia programática e pode ser um grande aliado nesse tipo de publicidade.
Outra solução para fazer mídia programática para sua empresa é contratar um serviço de gestão de tráfego pago, a Agência de Marketing Digital DUNA oferece esse serviço e pode te ajudar em suas campanhas de marketing digital!
- Fique de olho no seu desempenho
Embora a mídia programática dependa de software e tecnologia, não subestime a importância do olho humano.
Você ainda precisará estar ativo em suas campanhas publicitárias e revisar as análises para garantir que seus esforços estejam dando certo.
Você pode alocar alguns membros da equipe (ou procurar um profissional experiente) para rastrear suas principais métricas de publicidade e planejar e otimizar sua compra de anúncios.
Se você estiver usando uma plataforma que oferece apenas serviços parcialmente gerenciados, precisará de uma abordagem mais prática.
- Procure a ajuda de um profissional
Pode ser fácil para os empresários se perderem no mundo da mídia programática, por isso pode ser benéfico contratar um especialista.
Considere trabalhar com uma agência de marketing digital que possa te ajudar a criar campanhas mais eficientes.
Confira os links abaixo e veja como a Agência de Marketing Digital DUNA pode te ajudar!
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!