Co-marketing como o nome já indica refere-se ao compartilhamento de uma campanha de marketing entre duas empresas diferentes.
Essa estratégia é bastante utilizada por muitas empresas e tem diferentes graus de sucesso dependendo de como ela é feita.
Acompanhe neste post o que é co-marketing, como funciona na prática e ainda veja exemplos incríveis dessa estratégia!
O que é co-marketing?
Co-marketing é um conceito que reúne duas ou mais empresas em um esforço conjunto de marketing.
Mais comum no marketing de conteúdo, o co-marketing é uma forma de colaboração, permitindo que várias equipes de marketing se unam para criar algo único usando dois conjuntos de recursos.
Muitas vezes o marketing é pensado como algo individual de cada empresa, mas pode acontecer de o co-marketing ser a opção ideal dependendo das circunstâncias.
Vamos ver como esse método funciona no próximo tópico. Continue lendo!
Como o co-marketing funciona na prática?
Basicamente, como o nome indica, o co-marketing envolve o compartilhamento de uma estratégia de marketing feita por uma ou mais empresas.
Essa estratégia pode ter inúmeros benefícios para ambas as empresas e ajudá-las a alcançar um público maior do que se elas estiverem trabalhando sozinhas.
A melhor maneira de exemplificar o co-marketing é apresentando casos de sucesso que esse método foi utilizado, confira estes exemplos:
McDonalds e BTS
Se tem alguém que é especialista em co-marketing é o McDonalds, existem milhares de exemplos de sucesso da rede de fast food fazendo parceria com outras marcas.
Desde McFlurry com M&M até mesmo a distribuição de brindes no McLanche Feliz que sempre envolve os personagens de um filme prestes a lançar.
Nesse caso, não foi diferente o McDonalds se juntou ao grupo coreano de sucesso BTS para criar um lanche especial, atraindo assim, milhares de fãs do grupo de cantores para o McDonalds.
Volvo e Lego
A Volvo, uma empresa de carros e a Lego, uma empresa de brinquedos, se reuniram nessa campanha muito legal para divulgar não só automóveis como aulas de autoescola para crianças na Lego Land, o parque temático da Lego.
Como o público-alvo de ambas as empresas é a família, essa parceria deu muito certo.
Veja no vídeo abaixo o comercial da campanha:
Uber e Spotify
Esses dois aplicativos modernos são muito utilizados pelas pessoas todos os dias, por isso, para uma campanha de marketing especial, a Uber e o Spotify se juntaram para alcançar o público um do outro.
Ao chamar um carro pelo aplicativo do Uber, o usuário recebia um aviso possibilitando a escolha de uma playlist do Spotify para ouvir durante a corrida.
Saiba mais: Growth Hacking: O que é e dicas de como usar essa estratégia
Como fazer co-marketing na sua empresa
Se você quer experimentar uma estratégia de co-marketing na sua empresa mas não sabe pode onde começar, veja o que você deve fazer abaixo:
- Escolha um parceiro
Um parceiro em um projeto de co-marketing deve ser um negócio complementar ao seu, que não compete diretamente, mas ainda está relacionado ao que você tem a oferecer.
Como nos exemplos em que vimos, as empresas se juntaram a outras empresas diferentes, mas que ainda poderiam ter um objetivo em comum, e fizeram campanhas criativas de marketing viral para se popularizarem entre os dois públicos.
Para fazer sua parceria, você precisará ter um meio de contato com a empresa em questão para marcar uma reunião, que tal enviar um email de apresentação para dar início a essa nova jornada?
A rede social também é outra boa maneira de fazer conexões, oferecendo um método de contato que não é muito pessoal ou intrusivo.
- Estabeleça uma meta
O co-marketing não deve ser uma empresa fazendo um favor a outra; deve ser um processo totalmente compartilhado que oferece benefícios para ambas as partes.
Antes de estabelecer um cronograma de trabalho com um parceiro que concordou em trabalhar com você, certifique-se de que seus objetivos estejam alinhados.
Se seu objetivo é expandir seu público enquanto seu parceiro de co-marketing deseja anunciar uma nova promoção, você pode ter um desafio para criar conteúdo que funcione.
Todos devem estar na mesma página antes de começar. Uma vez que uma meta é decidida, estabeleça expectativas claras e cronogramas que funcionem para todos, garantindo um processo tranquilo, fácil e livre de conflitos.
O co-marketing realmente vale a pena?
Embora os exemplos que demos acima sejam todos de grandes marcas, o co-marketing é igualmente acessível para pequenas empresas.
No entanto, você precisa fazer tudo da maneira certa e forjar as parcerias que mais se encaixam com a sua empresa. Veja algumas considerações importantes:
- Mercado-alvo: deve haver algum nível de cruzamento entre seu próprio mercado-alvo e o de seu parceiro de co-marketing. Caso contrário, você pode acabar tentando atrair um público que simplesmente não está interessado em sua oferta.
- Personalidade da marca: as personas de ambas as empresas combinam? A campanha de co-marketing funcionará sem problemas ou pode haver ideias concorrentes?
- Alcance e presença: Com o co-marketing, você está investindo no valor de outro negócio, então eles já devem ter um alcance de mercado decente. A parceria com uma nova startup, por exemplo, pode não ser a decisão mais sábia.
- Planeje em conjunto: as campanhas de co-marketing bem-sucedidas obtêm a adesão de todos. Trabalhe em conjunto, construa seus objetivos e compartilhe a carga de trabalho de marketing.
Conclusão
O co-marketing tem o potencial de expor sua empresa a uma gama totalmente nova de oportunidades e, com pesquisa e criatividade, pode ser a ferramenta necessária para fazer sua empresa se destacar da multidão.
No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher a empresa parceira, verifique se o seu público e o da outra empresa tem algum fator em comum e aposte nisso para tornar sua campanha de marketing incrível!
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!