Em qualquer campanha de marketing é preciso saber acompanhar os dados, descubra como analisar métricas no Facebook.
O Facebook oferece tantos dados que pode ser difícil descobrir o que é mais importante.
Pensando nisso, a Agência DUNA montou esse guia para te ajudar a saber quais métricas você deve analisar em suas campanhas de marketing na rede social. Venha conferir!
Quais as principais métricas no Facebook?
O Facebook e outras redes sociais fornecem conjuntos de dados relevantes sobre o desempenho de suas postagens, mas as principais métricas podem ser categorizadas em três categorias: visibilidade, engajamento e impacto.
Se você está fazendo uma campanha de marketing digital no Facebook e não sabe como acompanhar suas métricas para melhorá-la ainda mais, confira as dicas abaixo!
Vamos ver cada métrica por partes, dê uma olhada:
Métricas de visibilidade
As três principais métricas de visibilidade são:
- Alcance
Isso inclui tanto o alcance orgânico como o pago, e é uma das métricas mais importantes que você deve analisar em qualquer campanha nas redes sociais.
- Impressões
Essa indica o número de vezes que sua postagem foi vista. Está relacionado ao alcance, mas a mesma postagem pode ser vista por um usuário várias vezes, aumentando o número de impressões.
- Curtidas e seguidores
Define o tamanho do seu público principal, pois são usuários que se inscreveram para ver suas postagens.
Os usuários que curtiram ou seguiram sua página às vezes são chamados de fãs. Isso não significa que eles sempre verão suas postagens, pois isso será determinado pelo algoritmo do Facebook.
Isso também não significa que eles são os únicos que podem ver suas postagens, pois podem compartilhar suas postagens em suas páginas.
Saiba mais: Como Aumentar o Alcance Orgânico no Facebook em 5 passos
Qual a vantagem de analisar as métricas no Facebook?
Existem muitas vantagens em analisar as métricas no Facebook, elencamos algumas abaixo:
- Saiba o que o seu público gosta
Explorar o alcance e as impressões por postagem pode ajudá-lo a entender quais postagens ressoaram com seu público e/ou com o algoritmo do Facebook.
- Acompanhe o crescimento da sua página
Rastrear curtidas e seguidores ao longo do tempo pode falar sobre a saúde a longo prazo do seu marketing no Facebook. Em geral, você quer que seus fãs cresçam com o tempo.
- Mais engajamento
As principais métricas de engajamento são:
Engajamento (cliques, reações, comentários, compartilhamentos, etc): Mede quantas pessoas interagiram com seu conteúdo de alguma forma (cliques, reações, comentários, compartilhamentos, etc…).
Visualização de vídeo: se você estiver postando vídeos, essa métrica permitirá que você saiba quanto conteúdo seu público está assistindo.
O engajamento é fundamental porque é um dos principais fatores que influenciam no algoritmo do Facebook.
Quanto mais engajamento uma postagem tiver, maior a probabilidade de ela ser exibida para mais seguidores.
Monitorar o engajamento por postagem pode ajudar você a saber o que ressoa com seu público.
- Tenha mais impacto
Muitas vezes, o objetivo de suas postagens orgânicas não é apenas ter uma presença no Facebook, mas levar esse público do Facebook ao seu site. A principal maneira de medir o impacto real é:
Tráfego de referência do Facebook: reflete quantos usuários do Facebook você conseguiu obrigar a clicar no seu site
Taxa de conversão do tráfego: mede a porcentagem de usuários vindos do Facebook que converteram em seu site
Essas métricas de impacto não podem ser medidas pela plataforma do Facebook, mas você pode medi-las facilmente no Google Analytics.
Em qualquer campanha de marketing digital será preciso mais de um meio de analisar as métricas para saber o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
Infelizmente, você não poderá analisar o desempenho de cada postagem no Google Analytics, mas poderá monitorar a tendência das métricas ao longo do tempo.
Você pode então consultar as postagens que estavam ativas durante esse período para saber quais postagens funcionaram melhor.
Quais métricas no Facebook medir em anúncios pagos?
Se você faz campanhas de tráfego pago no Facebook, além das métricas acima, também deve monitorar de perto essas métricas de desempenho de anúncios:
Taxa de cliques: mede a porcentagem de usuários que viram seu anúncio e clicaram nele
Custo por clique (CPC): dependendo de qual opção de preço você definiu, rastreia o custo de cliques ou impressões
Custo por ação (CPA): mede o custo por ação das ações que você definiu no Facebook. Podem ser assistir a um vídeo, visitar seu site, fazer uma compra, etc.
Frequência do anúncio: mede o número médio de vezes que seu público viu um anúncio (impressões/alcance). Em geral, você quer que seu anúncio seja visto o suficiente para ressoar com os usuários, mas não tanto que seja considerado SPAM.
Você deve monitorar essas métricas com cuidado e em todos os anúncios para saber o que funciona com seu público e como otimizar suas campanhas de marketing digital.
Saiba mais: Confira se os Anúncios no Facebook valem a pena aqui
Conclusão
O Facebook pode ser uma fonte muito importante de tráfego para seu site, mas para aproveitá-lo ao máximo você precisa monitorar cuidadosamente o desempenho de suas postagens e anúncios.
Por esse motivo, ter alguém que te ajuda a gerenciar suas redes sociais e o tráfego pago é ideal, conheça os serviços da Agência de Marketing Digital DUNA visitando os links abaixo agora mesmo!
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!