O marketing de performance envolve anúncios eficaz que trazem mais reconhecimento para sua marca, e portanto, mais resultados.
Converter os visitantes do seu site ou redes sociais em clientes não é uma tarefa fácil, mas utilizando técnicas de marketing digital eficazes, é possível aumentar o reconhecimento da sua empresa.
O marketing de performance é um desses métodos. Conheça mais sobre essa estratégia neste post!
O que é Marketing de Performance?
O Marketing de performance é uma estratégia no marketing digital, em que os anunciantes têm que pagar pela realização da ação feita no anúncio pelos usuários.
Essa ação pode ser o número de cliques ou impressões ou compartilhamentos ou vendas.
Isso implica que a reação do usuário ao conteúdo do anúncio é o critério para avaliar a medida de desempenho do anúncio e, assim, efetuar o pagamento posteriormente.
Pode-se dizer também que o marketing de performance é uma abordagem de marketing e publicidade online em que os anunciantes pagam apenas e somente pela ação resultante de uma determinada campanha de marketing.
Como funciona o marketing de performance?
As redes sociais e outros meios de comunicação estão interessados nas questões de licitação do anunciante, qualidade dos anúncios e sua relevância, juntamente com a conversão que ocorrerá.
Portanto, se o anúncio criado for bom e relevante, funcionará e terá mais exposição.
Por isso, eles criaram essa opção de anúncios que envolve um lance em uma palavra-chave ou outro critério específico relacionado ao anúncio.
Ao criar um anúncio eficaz que consegue bastante cliques, você paga por cada usuário que clica no seu anúncio.
Nem sempre, essa é a melhor opção para as empresas, mas quando é, pode ser bastante eficaz, caso a maioria dos usuários que cliquem no anúncio, convertam.
Quais os tipos de anúncio no marketing de performance?
CPC é o custo por clique ou o custo pago pelo anunciante pelo clique no anúncio.
Essa métrica indica engajamento e, portanto, um KPI melhor que o CPM. CPC também é conhecido como PPC(pay-per-click). É uma das melhores maneiras de obter tráfego para sua página da web.
O CPS é a métrica utilizada para o valor pago pelos anunciantes pelas vendas geradas diretamente por causa de um determinado anúncio. Essa métrica é usada principalmente no marketing de afiliados.
CPL é a métrica em que o anunciante paga pelo lead gerado diretamente do anúncio. Por exemplo – Quando alguém se inscreve no webinar, boletim informativo por email, um lead é gerado. Esse lead pode então ser contatado para impulsionar as vendas.
A métrica de CPA é o custo por ação para a ação de geração de vendas, preenchimento de formulário, download de um e-book ou visita à página do blog, que é resultado direto do anúncio.
É uma métrica importante para avaliar o sucesso da campanha de marketing.
As ações acima ajudam a medir a eficiência do marketing de performance. Pode-se ainda fazer alterações e avaliar com configurações variadas.
Saiba mais: O que é CPC, CPA e CPM? Entenda como funciona cada um deles
Em quais plataformas fazer marketing de performance?
O marketing de performance pode ser implementado em vários canais de marketing digital, como:
- Publicidade nativa
- Marketing de busca
- Marketing de afiliados
- Anúncio de exibição
- Marketing de conteúdo
- Redes sociais
Vamos ver cada um deles com mais detalhes abaixo:
Publicidade nativa
É a melhor opção para obter os cliques, pois o material publicitário nativo é mostrado na seção de artigos recomendados no conteúdo da publicação online com um botão para levar os leitores a uma página separada.
Esses artigos são artigos pagos e oferecem mais ROI porque esses artigos são envolventes, levando a mais leads, vendas e cliques, aumentando o reconhecimento da marca.
SEM ou Search Engine Marketing
É o tráfego pago no mecanismo de busca. O anúncio CPC ou Pay-Per-Click através de anúncios do Google é a forma mais popular de Search Engine Marketing.
Nesta plataforma de marketing de performance, o usuário clica no anúncio pago que aparece no mecanismo de busca, pois corresponde às palavras-chave que o usuário digitou.
Há uma chance de geração de leads quando alguém clica em seu anúncio e visita seu site. Além disso, desenvolve-se uma oportunidade para uma conversão.
Marketing de Afiliados
Esse é um bom exemplo de marketing de performance. Nessa forma de marketing, outros sites exibem anúncios para anunciantes e são pagos pelos resultados.
Anúncio de exibição
Esse é um dos canais em que os anúncios são vistos na parte superior ou inferior da página de notícias ou na lateral do feed de notícias do Facebook.
Por meio de anúncios gráficos, esse anúncio apresenta conteúdo interativo e vídeo com design envolvente e atraente criado para chamar a atenção.
Marketing de Conteúdo
É um tipo de marketing de performance que cria conteúdo valioso e relevante que leva o cliente a realizar uma ação.
O conteúdo deve ser educativo e fornecer informações. Conteúdo fresco e relevante é imperativo para que o usuário execute a ação.
Deve engajar o usuário e convertê-lo em seguidores e divulgar as informações sobre seus produtos e serviços.
O marketing de conteúdo pode ser implementado em blogs, conteúdo de imagem e conteúdo de vídeo.
Redes Sociais
Essas plataformas são as melhores opções para marketing de performance. Facebook e Instagram são as melhores plataformas para se conectar com usuários para divulgar produtos e serviços de marketing.
E o melhor é que é possível contratar serviços como a gestão de redes sociais, que fornece todo o conteúdo, incluindo anúncios, personalizado e de qualidade para sua empresa.
Visite o site da DUNA e aprenda mais sobre a gestão de redes sociais e seus benefícios!
Conclusão
O marketing de performance é uma maneira de escalar suas campanhas e torná-las mais eficientes através de anúncios.
Sejam eles anúncios nas redes sociais, em campanhas no Google Ads, ou qualquer outra opção, se bem-feitos eles trarão resultados.
Conheça a Agência DUNA hoje mesmo e veja como podemos ajudá-lo a melhorar sua estratégia de marketing digital!
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!