Provavelmente você já viu os termos B2C e B2B, ambos remetem a diferentes segmentos de público-alvo para empresas, mas você sabia que existem diferenças até no marketing B2B e B2C?
O marketing B2B e B2C é um recurso que ajuda todos os tipos de negócios a criar reconhecimento de marca.
No entanto, dependendo se você trabalha para uma empresa B2B ou B2C, o marketing pode parecer um pouco diferente para você.
Neste post, vamos explorar as diferenças entre o marketing B2B e B2C. Venha conferir!
5 principais diferenças no marketing B2B e B2C
As empresas B2B e B2C são dois modelos de negócios muito diferentes que atendem a dois tipos muito diferentes de clientes.
Portanto, também há um monte de discrepâncias entre como cada um deles deve abordar o marketing.
Para fazer o marketing B2B ou B2C funcionar de forma eficaz para o seu negócio, você deve estar ciente das cinco diferenças a seguir:
- Objetivos Diferentes
A diferença fundamental e abrangente entre o marketing B2B e B2C é que cada uma de suas estratégias de marketing digital é criada com um objetivo diferente em mente.
- Objetivos B2B
Se você trabalha para uma empresa B2B, o objetivo da sua estratégia de marketing de é conectar outras empresas com seus produtos ou serviços.
Suas prioridades são, e provavelmente sempre serão, geração de leads e nutrição de leads.
- Objetivos B2C
Se você trabalha para uma empresa B2C, o objetivo de sua estratégia de marketing é identificar uma necessidade do consumidor e demonstrar como seu produto ou serviço a atende.
Você se concentra principalmente em aumentar o reconhecimento e o envolvimento da marca para promover o que você tem a oferecer às pessoas singulares.
- Diferentes Personas do Comprador
Uma das razões pelas quais o marketing é tão importante é que ele cria confiança ao responder às perguntas de seu público ideal ou personas de compradores.
Mas quando se trata de marketing B2B e B2C, essas personas de comprador não são as mesmas, e suas perguntas também não são as mesmas.
- Buyer Personas B2B
Uma buyer persona B2B geralmente é um funcionário.
Esse funcionário pode estar trabalhando individualmente ou em uma equipe de funcionários, mas, de qualquer forma, ele é responsável por tomar uma decisão para ajudar a empresa a crescer.
Eles estão procurando um relacionamento pessoal e confiável com uma empresa que tenha conhecimento, experiência e resultados comprovados no setor, então é provável que façam perguntas como:
- Que tipo de projetos essa empresa fez no passado?
- Quais foram os resultados desses projetos?
- Quanto custará esse produto ou serviço e esse custo vale o valor que ele traz?
- Como esse produto ou serviço maximizará o ROI da minha empresa?
- A recomendação deste produto ou serviço me ajudará ou me prejudicará em minha carreira?
Como as empresas B2B necessitam de mais informações para tomarem decisões sobre campanhas de marketing, é preciso saber o tipo de persona que você quer atingir.
- Buyer Personas B2C
Uma persona de comprador B2C geralmente é um cliente individual, procurando atender a uma necessidade ou desejo pessoal.
Eles estão comprando principalmente para si mesmos, então eles têm um pouco menos na linha em termos de dados de resultados comprovados, comparações de custos e fazer uma equipe inteira de pessoas felizes.
Assim, suas decisões de relacionamento e compra se baseiam um pouco mais em vínculos emocionais com o produto, serviço ou empresa:
- Como este produto/serviço me ajudará a resolver minha necessidade?
- Como este produto/serviço me faz sentir?
- Gosto desta marca e o que ela representa?
- O que eu ouvi sobre esta marca/produto/serviço?
Essas perguntas podem facilmente ser respondidas através do marketing B2C.
- Diferentes Jornadas de Compradores
Todos os consumidores seguem as mesmas três etapas da jornada do comprador: conscientização, consideração e decisão.
No entanto, com o marketing B2B e B2C, a jornada desse comprador progride em velocidades diferentes.
- Jornada do comprador B2B
A jornada do comprador B2B é longa. Demora um pouco para um consumidor B2B reconhecer suas necessidades de negócios.
identificar produtos/serviços para atender a essas necessidades, avaliar todas as suas opções, comparar todos os seus preços, consultar suas equipes e assim por diante – até que finalmente tome uma decisão.
Portanto, se você estiver fazendo marketing, precisará trabalhar mais para manter um relacionamento e nutrir esses leads para se destacar entre os demais.
- Jornada do comprador B2C
A jornada do comprador B2C é muito mais rápida. Opera em decisões curtas, impulsivas e emocionais.
Os consumidores identificarão sua necessidade ou desejo, encontrarão um produto/serviço de que precisam para atendê-lo e farão uma compra.
Há muito menos consideração e deliberação, e é por isso que as marcas B2C se concentram tanto no reconhecimento e no posicionamento da marca.
Se sua marca é a primeira em que os consumidores pensam quando precisam atender a uma determinada necessidade ou desejo, você está em um lugar muito, muito bom.
- Diferentes Táticas
De blogs a estudos de caso e boas e velhas postagens de rede social, uma boa estratégia de marketing inclui muitas táticas diferentes.
Embora as empresas B2B e B2C possam usar todas elas, algumas são particularmente úteis quando atendidas por cada uma.
- Táticas de marketing B2B
O marketing B2B deve se concentrar principalmente no que é o produto/serviço, como ele pode funcionar para uma empresa e por que você é uma fonte confiável.
A melhor maneira de comunicar todas essas coisas é por meio de conteúdo que fornece recursos úteis, dados concretos e resultados comprovados. Tente táticas como:
- Blogs
- Ofertas de conteúdo
- Estudos de caso
- Campanhas de e-mail marketing
Essas e muitas outras maneiras de fazer marketing podem te ajudar a melhorar suas campanhas para o consumidor B2B.
- Táticas de marketing B2C
O marketing B2C deve se concentrar principalmente no que sua marca é, como ela faz os consumidores se sentirem e por que é melhor que os concorrentes.
Você precisa de conteúdo emocional que conte histórias para comunicar as maneiras pelas quais seu produto/serviço pode resolver suas necessidades. Tente táticas como:
- Conteúdo em vídeo
- Depoimentos de clientes
O marketing para o comprador B2C não difere muito do B2B, uma vez que ambos podem usar as mesmas táticas.
O que muda de verdade é a maneira com que a campanha de marketing digital é criada, essa é uma das muitas vantagens desse tipo de marketing — a flexibilidade e adaptabilidade.
- Linguagem Diferente
O marketing envolve muita escrita — mas você não pode simplesmente escrever à toa.
Em vez disso, seu vocabulário, estilo e tom devem estar alinhados com o público com o qual você está tentando se comunicar.
E como esses públicos são diferentes para empresas B2B e B2C, sua linguagem também deve ser.
- Linguagem B2B
quando você está falando com profissionais, você tem que se encaixar com os profissionais.
Você deve entender toda a linguagem do setor, incluindo a terminologia e os processos que seu público-alvo experimenta diariamente.
Você também costuma usar um tom mais formal para demonstrar sua experiência e profissionalismo.
- Linguagem B2C
Com o marketing B2C, você precisará usar uma linguagem mais direta e simples.
Seus clientes ideais provavelmente variam um pouco em idade, educação e formação, então você precisa garantir que todos eles possam entender a mensagem da sua marca.
Você também vai querer capitalizar a linguagem emocional que prende sua atenção porque, como mencionamos antes, essa é a chave para o sucesso quando as decisões de compra geralmente são impulsivas.
Conclusão
O marketing é uma ferramenta incrivelmente eficaz para empresas B2B e B2C – mas pode exigir um pouco de trabalho.
Se você precisar de ajuda para criar e executar uma ótima estratégia de marketing para sua empresa, entre em contato com a Agência de Marketing Digital DUNA.
Estamos felizes em recomendar, produzir e promover táticas de marketing que ajudarão você a atrair leads mais qualificados.
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!